3 declarações verbais que vão mudar sua vida

São afirmações fundamentais para se viver uma vida plena. Use-as com frequência, sem economizá-las.

Marta Martínez Aguirre

Em um artigo intitulado Aprenda a mudar sua vida pela forma como se expressa, falei sobre a importância de ter uma linguagem que gere ações positivas em sua vida, de forma a provocar mudanças nela. 

Declarações de gratidão, amor e perdão às pessoas podem ser atributos que se refletem na face do Senhor, e que talvez você também possa refletir.

Compartilho a seguir algumas maneiras de fazer isso em sua vida diária e em seu relacionamento com os outros, gerando mudanças positivas não apenas em sua vida, mas também em seu entorno:

1. Declaração de Gratidão

Uma palavra simples como “obrigado(a)” é necessária em sua vida diária. Agradeça a Deus pela comida e a quem preparou-a para você. Sinta-se grata pelo trabalho que tem e demonstre gratidão a seus filhos, ao cônjuge e até mesmo aos seus animais de estimação. 

Uma simples declaração de gratidão pode transformar o mundo ao seu redor, pois é uma forma de reconhecer e honrar os outros pelo que eles fazem por você.

Advertisement

Estudos mostram que pessoas gratas têm níveis mais baixos de ansiedade e depressão, isso porque existe uma ligação muito próxima entre gratidão e felicidade.

Quando você é grato por algo que outra pessoa fez por você, você não está apenas mostrando sua gratidão pelo que ela fez, mas também criando um vínculo mais próximo com ela. 

Tenho visto casamentos transformados com o uso dessa frase no dia a dia: “obrigado por me abraçar, me senti amado”, “obrigado por manter a casa arrumada”, “obrigada por sair para trabalhar, faça chuva ou faça sol, isso nos mostra o seu amor e proteção.” Declarações desse tipo geram união e alegria em todos os lares.

2. Declaração de Perdão

É muito comum acreditar que quando você diz a alguém “Eu te perdoo”, você está beneficiando essa pessoa. Mas isso não é totalmente verdadeiro. Quando perdoa, você se liberta de sentimentos que perturbam sua paz. 

Declarar o perdão implica que você passou por um processo em que curou suas feridas internas e está disposto a se libertar delas. Quando não faz isso, você deixa o ressentimento entrar em você, permite que ele percorra sua alma à vontade e o deixe atolado em amargura. 

Advertisement

Como pode ver, perdoar não é libertar o outro, mas libertar a si mesmo.

Uma sugestão para realizar esse processo de perdão é fazer uma lista das pessoas que o magoaram, escrevendo o nome de cada uma delas e o que fizeram em um canto. Com os olhos fechados, converse com eles e expresse seus sentimentos, e então declare: “Eu te perdoo, te liberto e me liberto.” Siga esse processo com cada pessoa da lista. 

Não deixe passar muito tempo. Se possível, faça pessoalmente ou por carta.

3. Declaração de amor

Essa é a afirmação mais poderosa que você pode expressar, mas primeiro você deve encontrá-la dentro de si. Dizer “eu te amo” permite construir uma relação com o outro e criar um novo mundo acompanhado dessa pessoa. 

Como mencionei no artigo que citei no início, a linguagem gera uma realidade diferente, pois depois de ter dito algo, o mundo não é mais o mesmo. Por exemplo, você se lembra de quantas vezes não quis dizer à sua filha “estou farta de você!”, mas acabou dizendo? Ou quando se arrependeu de ter dito ao seu marido “é melhor ir embora”, sabendo que você o havia machucado?

Advertisement

Da mesma forma, declarar “eu te amo” gera uma nova realidade para você e para a pessoa que ouve essa declaração de seus lábios. O amor inunda o local onde aquela declaração é ouvida e o ambiente torna-se outro, onde entram em cena a empatia, a confiança, a ternura e a aceitação.

Reflita: você declara seu amor com o corpo? Em seus relacionamentos diários, você expressa afeto com abraços e carícias? Você sorri? Lembre-se de que as emoções nos levam à ação, portanto, certifique-se de que não se limite a palavras ao dizer “eu te amo”. Também aja

Dizer “eu te amo, mãe”, acompanhado da ação de visitá-la, é muito mais poderoso do que enviar uma mensagem de texto. Da mesma forma, expressar “eu te amo” é importante, mas dizer “eu te amo” e viver fielmente é uma ação inestimável.

Gratidão, perdão e amor são três afirmações fundamentais para se viver uma vida plena. Use-as com frequência, sem economizá-las.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Tres actos del lenguaje que cambiarán tu vida

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Marta Martínez Aguirre

Marta Martínez é do Uruguai. Ela é formada em psicologia e tem pós-graduação em logoterapia. Ela ama o que faz e adora servir ao próximo.