3 dicas importantes para quem começou a dieta: para uma perda de peso mais eficaz

Dietas malucas com várias restrições alimentares, contagem severa de calorias, horas de jejum, exercícios físicos radicais e até passar fome estão entre algumas técnicas usadas para perder alguns qui

Renata Finholdt

O ano começou e junto com ele as promessas de mudança de hábitos, dentre eles, hábitos alimentares com a esperança de emagrecimento rápido. Só que emagrecer não é algo muito fácil, e para aquelas pessoas que acreditam que em poucas semanas podem alcançar seus objetivos tudo se torna ainda mais difícil.

Dietas malucas com várias restrições alimentares, contagem severa de calorias, horas de jejum, exercícios físicos radicais e até passar fome estão entre algumas técnicas usadas para perder alguns quilos rapidamente.

Só que tudo isso pode se tornar um grande problema com efeitos adversos que podem prejudicar a saúde e comprometer o bem-estar físico.

Especialistas na área indicam que dieta para emagrecimento não é sinônimo de sofrimento, e passar fome não é a melhor técnica para eliminar alguns quilos. Apostar em uma reeducação alimentar e exercícios físicos prazerosos levarão pouco a pouco a um emagrecimento natural e sadio.

Se você tem intenção de tentar uma dieta para emagrecimento, esteja certa de não cometer alguns erros:

Advertisement
  1. Doses radicais de exercícios físicos podem comprometer seu corpo e prejudicá-lo. Para que o exercício possa servir de apoio a qualquer dieta é preciso que ele se adeque a seu corpo e seu estilo de vida. Desta forma, é importante respeitar suas limitações e iniciar sempre com a ajuda de um profissional da área, só assim você estará garantindo que os exercícios recomendados não lhe prejudicarão ao invés de trazer benefícios.

  2. O mau hábito de pular refeições também pode comprometer a dieta ao invés de colaborar para a perda de peso. Isso acontece porque o organismo passa por um pico de insulina ao receber a alimentação seguinte e passa a acumular gordura, o que causa justamente o efeito contrário ao esperado.

  3. Passar fome também não é uma boa ideia para quem pensa em perder alguns quilos, esse hábito com intuito de emagrecer pode desacelerar o metabolismo e dificultar ainda mais a perda de peso. Se alimentar apenas com líquidos também é desaconselhado, uma vez que nosso organismo precisa de nutrientes para se manter sadio e essa técnica não colabora para esse fim.

Nada substitui uma alimentação adequada, sem exageros e com alimentos saudáveis, a prática adequada de exercícios físicos e o bom consumo de água. Acreditar em dietas malucas pode criar o temido efeito sanfona que é tudo que você não espera para atingir seus objetivos de emagrecimento.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.