3 dicas mágicas para introduzir religião na vida dos filhos
Cuidar do bem-estar espiritual dos filhos é tão importante quanto preocupar-se com seu futuro profissional. Saiba como guiá-los a fim de encontrar a verdadeira felicidade.
Evelise Toporoski
Muitas vezes, a fonte de fé e espiritualidade dos filhos encontra-se na família, no que os pais ensinam, e isso os influencia na vida adulta. No Brasil, 79% da população afirma seguir uma religião, segundo pesquisa do Ibope e um instituto internacional, mas nem todos seguem a crença à risca, segundo o IBGE, que constatou um crescimento nos últimos anos de evangélicos não praticantes. No Brasil, são cerca de 4 milhões de pessoas nessa condição.
Já parou para pensar como está a qualidade de sua vida espiritual e como isso pode estar afetando seus filhos? Ensinar o equilíbrio entre a vida pessoal, profissional e espiritual é muito importante para torná-los adultos felizes e mais fiéis à sua própria crença.
Seguem algumas ideias de como introduzir de maneira eficaz a religião na vida dos filhos.
1. Seja um exemplo do que você vive
Independente da religião, se você realmente seguir o que fala, se tiver um casamento baseado em princípios cristãos e se esforçar por vivê-los da melhor forma possível, seus filhos vão perceber como ter a vida centrada em uma fé faz bem.
Mostre que a religião e os princípios que vocês vivem trazem a verdadeira felicidade. Torne o lar literalmente um pedaço do céu, onde no fim de um dia turbulento na escola ou no trabalho todos queiram voltar, encontrar a família e sentir-se em paz.
2. Vivam o evangelho juntos
É importante que toda a família se reúna para orar e ler as escrituras todos os dias. Este hábito trará muitas respostas, os tornará mais unidos e fortes contra as provações que terão em outras áreas da vida.
Contudo, alguns filhos podem parecer mais resistentes do que outros a participar desse momento em família, mas não desista.
Jesus Cristo não desistiu de fazer o bem e perdoar quem parecia que não merecia perdão, como a prostituta ou o ladrão que estava em seu lado na cruz. Independente de nossas dificuldades, sempre podemos ter esperança Nele.
3. Eles buscarem e saberem por si mesmos
Uma das maiores alegrias dos pais é ver que os filhos estão felizes e buscam fazer escolhas certas e que sabem por si mesmos a importância de sua fé e religião em sua vida.
Viver o evangelho, seja qual for sua religião, é uma escolha extremamente individual, tem a ver com a sua própria relação com Deus. Por isso, é importante desde cedo mostrar aos filhos que eles precisam buscar individualmente por Jesus Cristo, por meio da oração, estudo das escrituras e frequência à igreja.
E então, por vontade própria, os filhos vão buscar seguir o exemplo de Jesus Cristo, fazer o bem, servir e terem alegria verdadeira.