3 dicas para sair do comodismo e transformar o seu casamento

O importante não é manter o casamento, mas manter a harmonia que fortifica o amor entre os cônjuges.

Suely Buriasco

Muitos casais permanecem juntos, mas se sentem infinitamente insatisfeitos no relacionamento. Vivem brigando, reclamando e se lamentando um do outro, ou ainda pior, passam a ignorar o outro conversando apenas sobre o trivial e necessário. Dessa forma, mesmo vivendo juntos, distanciam-se tanto um do outro que muitas vezes se perdem. Falta de compreensão, de companheirismo, de diálogo, de respeito e de confiança são fatores preponderantes para que uma relação se esvazie totalmente.

8 atitudes terríveis que podem esgotar o amor de seu casamento

Comodismo

A acomodação em rotinas nefastas corrói o relacionamento, provoca desilusões e infelicidade não só nos cônjuges, como em toda família. A insegurança, o medo de ficar só e enfrentar a vida nessa condição faz com que muitos cônjuges optem por viver relações desgastadas, nas quais a vivência do amor e do prazer não existe. São casais que carregam nas costas o peso do comodismo e não vislumbram novas oportunidades.

No livro Mediando conflitos no relacionamento a dois ponderei: Quando o casal não assume as suas dificuldades, preferindo a postura de expectadores da própria vida, a vida conjugal pode se arrastar por muitos anos, alastrando-se e tomando proporções espantosas.

Situações mal resolvidas são realmente muito difíceis de se lidar, mas costumo dizer sempre: onde há comprometimento e disposição tudo é possível.

Advertisement

Assim, se você sente que se acomodou no casamento e nem sabe porque ainda está nele, vale observar estas dicas:

1. Reinvente a relação

O que não está bom, precisa ser transformado e, acredite, enfrentar o seu medo de mudança é fundamental nesse momento. Preste atenção: se não está bom para você, tampouco estará para o seu cônjuge. Comece por quebrar algumas rotinas enfadonhas e se disponha a agir de forma mais divertida quando estão juntos. Pare de culpar o outro e assuma as suas próprias dificuldades, dessa forma o amor terá grande chance de reviver.

10 soluções para acabar com a rotina e resgatar a atração física no casamento

2. Olhe para você mesmo

Lembre-se: você não pode mudar o outro, mas pode mudar a si mesmo e, por consequência, a sua relação com o outro. Procure nas suas atitudes a mudança necessária, o que você precisa fazer para operar essa transformação. Não se trata de estar certo ou errado, mas de procurar novas alternativas no sentido de favorecer o entendimento e a harmonia que, certamente, farão muito bem a você. É um olhar de carinho para a vida juntos, pensando em um recomeço.

3. Dê uma nova chance

Considerar só o lado negativo da relação vai fazer parecê-la pior do que já está, então liste o que é bom no relacionamento e o que você gosta no seu cônjuge e pense em como incentivar esse sentimento em você mesmo. A mudança de ótica é um diferencial importante que pode surpreender muito. Deixe o orgulho de lado e se permita lembrar das coisas boas que viveram juntos e no que ainda você gostaria de viver. Claro que não é fácil, muito longe disso; reconhecer nossas fraquezas é muitas vezes dolorido, mas o importante é que vale muito a pena.

Advertisement

Não se permita mais acomodar-se em situações infelizes, a vida passa rápido e não há tempo para isso. Nada é mais intenso do que a própria determinação em buscar a felicidade… Faça acontecer essa transformação no seu casamento e seja feliz!

10 maneiras rápidas de recuperar um relacionamento amoroso

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.