3 formas de incentivar seu filho a se tornar um atleta através das atividades em família
Brincar é fazer exercícios, é fazer exercícios sem regras, é divertimento e alegre.
Helia Maria Morozini de Campos
Tanto adultos como crianças devem se exercitar. O exercício é ótimo para que tenhamos uma vida saudável. Desde pequenos, nossos filhos devem ser ensinados a fazer exercícios. Mas, os pais devem escolher atividades compatíveis com a idade de seus filhos, com o seu desenvolvimento psicológico, motor e fisiológico.
Para uma criança o exercício é brincar! Então, escolha a brincadeira que seu filho mais gosta, pois o exercício não deve ser maçante e chato. Quando as crianças são motivadas a se exercitarem, ficam mais alegres e felizes.
É brincando que a criança se expressa. E se você escolher atividades lúdicas, vai ajudar seu filho a desenvolver as suas qualidades físicas, sem forçá-lo a fazer exercícios. Quando as crianças são forçadas a fazerem atividades que exigem muito delas, isso pode criar problemas graves.
Na idade de 2(dois) a 4(quatro) anos, a criança está na época da invenção e fantasia. As brincadeiras devem ser sem regras e bem simples. Nessa idade, as crianças gostam de representar e serem estimuladas.
Já dos 4(quatro) aos 6(seis) anos, começam a compreender as regras das brincadeiras ou jogos e a aceitá-las, conseguem também se concentrar mais. As brincadeiras podem ser com ou sem regras e com muita movimentação.
“A criança gosta e precisa brincar, jogar, pular, mexer, subir, descer, dar cambalhotas, abrir, fechar, encher, esvaziar, enfim, desenvolver todas as suas habilidades corporais, experimentar e experimentar-se, resguardando os seus limites.” (DANTAS,1998, pág.160).
Pode-se praticar esportes com as crianças, isso é saudável, desde que esse esporte não seja competitivo. A criança não deve ser obrigada, nem pressionada, a praticar esportes e deve brincar durante a prática de exercícios. As crianças devem gostar do esporte que estão praticando, porque brincando as crianças desenvolvem a sua autoestima, inteligência, criatividade e ainda ficam fortes, rápidas e com mais coordenação motora, sem contar que perdem peso corporal. O esporte para as crianças deve ser uma atividade prazerosa. E é claro que a mãe deve aproveitar para brincar com seu filho e com isso fazer exercícios, também.
1. Algumas sugestões de brincadeiras para você e seu filho exercitarem-se
-
Túnel (a partir de 1 ano).
-
Caminhada no parque.
-
Jogar bola.
Advertisement -
Brincar na piscina.
-
Pega-pega.
-
Brincar de roda.
-
Pular amarelinha.
-
Esconde-esconde.
Advertisement -
Fazer trilha.
-
Vivo ou morto.
-
Caça ao tesouro.
-
Corrida do saco.
-
O mestre mandou.
Advertisement -
Cabra-cega ou cobra-cega.
-
Pular corda.
-
Corre-cutia.
-
Dança livre.
-
Dança da cadeira.
Advertisement -
Jogar peteca.
-
Andar de bicicleta.
2. Alguns esportes que crianças até 5(cinco) anos podem fazer, após avaliação médica. As atividades físicas devem ser moderadas e com duração de 60 minutos.
-
Atletismo.
-
Balé.
-
Judô.
Advertisement -
Tae Kwon Do.
-
Ginástica rítmica.
-
Natação.
3. Já dos 6 (seis) aos 11(onze) anos, elas podem praticar esportes com bola, entre outros, como por exemplo:
-
Futebol.
-
Futsal.
Advertisement -
Vôlei.
-
Basquete etc.
Sendo assim, entre na brincadeira e aproveite para fazer exercícios com seu filho. Sem contar que seu filho vai amar brincar com você.
“A felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade”. Aristóteles