3 formas essenciais de ajudar seus filhos a escolherem bons heróis

Cada vez que você faz algo bom para outra pessoa, você está sendo um herói. A melhor coisa que você pode fazer para ajudar seus filhos a escolher bons heróis é ser um você mesmo.

Dustin Wiggins

O que é um herói? Nós conhecemos o Homem-Aranha, Batman, Super-homem, Thor e Professor X – heróis fictícios conhecidos por seu forte senso de moralidade, justiça e propósito, sempre lutando para fazer o que é certo. Podemos voltar aos tempos antigos e aprender sobre Hércules, Aquiles, Teseu ou Perseu todos os que lutaram bravamente para o benefício da humanidade. O que faz essas histórias continuarem vivas através das gerações? Quem são os heróis da vida real?

Você não precisa ser o filho de um deus grego, nascido em outro planeta ou ser jogado em um tanque de resíduos tóxicos para se tornar um herói. Tudo o que você tem que fazer é o que esses heróis fizeram para servir outras pessoas. O cientista, erudito e líder religioso, Henry Eyring, explica: “Tenho observado três características comuns de meus heróis. Um deles é um padrão de oração, o segundo é o hábito de servir, e a terceira é uma grande decisão de ser honesto.” Aqui estão algumas ideias que irão lhe auxiliar ao ensinar seus filhos a escolher bons heróis.

1. Oração, como conseguir superpoderes reais

A oração sincera é um trabalho árduo. É uma oportunidade para nos achegarmos a Deus. A Bíblia promete que “(…) E tudo o que pedirem em oração, se crerem, receberão” (Mateus 21:22). Através da oração, você pode perguntar como servir aos outros. Você logo irá notar as impressões que entram em sua mente que levam você a oportunidade de ser heróico. Quando seus filhos o ouvem orar por uma chance de ser um herói, e vêem você agir nessas oportunidades, você se torna para eles muito mais legal do que o Homem de Ferro.

2. Serviço, sacrificando para o benefício dos outros

Todos os heróis agem para o benefício dos outros. Eles colocam os outros acima de si mesmos. Eles reconhecem que a verdadeira felicidade vem quando você dá o seu tempo e energia em serviço. Desde doar sangue até lutar pela liberdade, ensine seus filhos que os verdadeiros heróis são trabalhadores, pessoas altruístas que simplesmente colocam os outros acima de si mesmos.

Ensine seus filhos a reconhecerem os vilões. Quando os seus filhos decidem escolher um modelo, ajude-os a ver que algumas das pessoas mais populares no mundo do entretenimento, os viciados em drogas e alcóol, aqueles que colocam em primeiro lugar conseguir bens para si mesmos, são na verdade os vilões do mundo. Procure exemplos de retidão, e aqueles que incentivam e inspiram você a se tornar uma pessoa melhor ao selecionar um herói para seguir. Popularidade e vaidade em breve irão desaparecer, mas um herói será sempre lembrado.

Advertisement

3. Apresente-os a verdadeiros heróis

Crie oportunidades para os seus filhos conhecerem heróis mais vezes. Isso poderia ser algo simples, como conhecer os bombeiros locais, policiais ou paramédicos. Diga-lhes sobre as pessoas que foram heróis em sua vida, como membros da família, colegas de trabalho, líderes religiosos ou líderes comunitários locais. Escreva uma lista dos nomes de pessoas que você sabe que são verdadeiros heróis. Analise e discuta esta lista com seus filhos. Explique-lhes o que faz com que essas pessoas sejam boas.

Cada vez que você faz algo de bom para alguém, você está sendo um herói. Toda vez que você coloca os outros acima de si mesmo, você está sendo um herói. Cada vez que você agradece alguém por sua bondade você está incentivando um herói. A melhor coisa que você pode fazer para ajudar seus filhos a escolherem bons heróis é você mesmo ser um. Ore por oportunidades para servir aos outros. Tenha atitudes altruístas nessas oportunidades. Apresente seus filhos a heróis mais vezes e eles irão lhe amar por isso.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original How to help your children pick good heroes.

Toma un momento para compartir ...

Dustin Wiggins

Dustin Wiggins is an optimist and entrepreneur.