3 frases para entender a velhice
Conheça três frases do psicólogo Carl Jung para compreender a fase da vida humana conhecida como velhice.
Arturo Leonardo
Falar de velhice não é nada fácil. Pense bem, como assimilar uma fase que ainda não conhecemos? No entanto, a vida em si é sábia e sabemos muito bem disso. Portanto, ela coloca pessoas mais velhas à nossa volta para entendermos ou, pelo menos, para nos relacionar com o processo. Se não formos inteligentes o suficiente para entendermos a mensagem, é outra história.
Quando somos crianças, ou talvez jovens, a conversa mais próxima que temos sobre velhice é quando nossos pais nos dizem: “Lembre-se de que como eu vejo você, eu já me vi; e como você me vê, você se verá.” Toma! É uma lição e tanto para o nosso crescimento. Também pela proximidade que temos com avós, parentes idosos ou vizinhos idosos.
Conforme os anos vão passando, começamos a pensar se chegaremos mesmo à velhice. “Como será que vou ficar? Vou continuar sendo boa pinta? Será que vou ser bonito(a)? No meu caso, esta última resposta é um retumbante sim, então não devo me preocupar.
Aliás, nesse sentido, seria um exercício interessante analisar três frases do psicólogo Carl Gustav Jung a respeito da velhice, talvez uma delas possa nos ajudar a remover as teias de aranha que o crepúsculo da vida pode gerar:
1. Dar um sentido ao envelhecimento
“Um ser humano não envelhecerá até os 70 ou 80 anos se sua longevidade não tiver qualquer significado para a espécie a que pertence. O entardecer da vida também deve ter seu próprio significado e não pode ser apenas um apêndice miserável da manhã da vida.”
Vamos lá, se está acontecendo é porque tem que acontecer, não é de graça nem porque queira nos incomodar, o difícil mesmo é encontrar um sentido pessoal, um ponto para o qual devemos aproveitar o nosso tempo.
Leia: Como demonstrar mais paciência com os idosos
2. Aceitar que o tempo passou
“Não há nada mais ridículo e inadequado do que as pessoas mais velhas que vivem como se fossem jovens, pois perdem toda a sua dignidade. O único privilégio da idade deve ser a oportunidade de fazer uma introspecção. Tudo se revela no autoconhecimento, o que você é, o que pretende e por que vive”.
Esta foi forte e talvez um pouco rude! Mas Jung fala sobre a importância de se aceitar plenamente. Quantos você conhece que parecem ter ficado presos à determinada idade ou época da vida?
Leia: 4 lições valiosas para lidar com o medo de envelhecer
3. A bênção de envelhecer
“O privilégio da vida é se tornar quem você realmente é.”
E isso leva tempo, muito tempo. Muitos dos grandes homens não haviam feito nada de notável antes dos 50, e ao fazerem uma retrospectiva da vida, perceberam que toda a sua juventude e maturidade não passavam de fases de preparação.
A terceira idade não é uma época para se ficar obsoleto, mas para colher os frutos de uma vida inteira de prevenção, elaboração e planejamento. A maneira como você gasta seu tempo hoje determinará como será seu futuro e como será amanhã.
Leia: Chaves para envelhecer com sucesso
Qualquer dessas frases lhe deixou alguma reflexão? Você chegou a parar para pensar em como enfrentará essa fase da vida? Acho que a única coisa que você pode esperar é ter tempo suficiente para descobrir.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 3 frases para entender la vejez