3 grandes razões pelas quais seus filhos podem colaborar no lar
Ensinar e deixar as crianças se envolverem nas tarefas domésticas permitirá que elas desenvolvam habilidades para a vida toda.
Emma E. Sánchez
Quando somos jovens mães e estamos criando uma família, uma das nossas grandes prioridades é educar corretamente, ou o melhor possível, os nossos pequenos. Por isso, ensinamos-lhes tudo o que lhes permita ser independentes, produtivos e felizes; e é aqui que entra a grande necessidade de lhes ensinar e de os envolver nas tarefas familiares.
Na minha experiência pessoal e profissional, encontrei-me com pais de família que evitam e não permitem que seus filhos aprendam ou se envolvam nos trabalhos do lar, principalmente por três motivos:
- Consideram que os filhos devem dedicar-se apenas a estudar
- Consideram as tarefas domésticas como inferiores e até mesmo degradantes
- Pagam pessoas para fazer o serviço da casa
Ao longo dos anos, eles acabam percebendo que criaram filhos adolescentes dependentes, irresponsáveis e carentes de interesse pelo seu futuro ou pela vida produtiva.
Abaixo estão as três melhores razões pelas quais você precisa ensinar aos seus filhos as tarefas domésticas e incluí-los nas responsabilidades familiares:
1. Dá-lhes independência e permite-lhes aprender habilidades para toda a sua vida
Eu sei que é muito mais fácil e mais rápido fazer pessoalmente as coisas, do que ensinar e supervisionar uma criança fazendo o trabalho. Mas, da mesma forma, os anos mostraram-me que é um milhão de vezes mais valioso tomar o tempo necessário para ensinar uma tarefa a uma criança, pois, com isso, gera-se um ser humano independente.
Quando ensinamos uma tarefa a uma criança e a deixamos fazê-la incontáveis vezes, ou tantas quantas forem necessárias, estamos oferecendo-lhe um futuro melhor.
2. Tornam-se responsáveis e aprendem o valor das coisas
Cada um de nós aprende a valorizar as coisas quando elas são difíceis. Se elas apenas aparecessem, como por ato de magia, cada vez que as desejássemos, jamais compreenderíamos tudo o que é requerido para obtê-las.
Hoje em dia, muitas crianças e jovens não desenvolveram a responsabilidade simplesmente porque seus pais não as encorajaram. As crianças precisam aprender a cuidar de uma planta, de um animal de estimação, de seus brinquedos e de itens pessoais, cuidar dos bens da família e experimentar sua perda, e nunca a substituição imediata. Valorizamos as coisas quando nos custaram trabalho e cuidado, ou quando as perdemos.
Convido-o a ler: Pais comportamentalistas: os danos que causam aos seus filhos
3. Aprendem sobre o esforço e alcançam maior confiança em si mesmos
Hoje, mais do que em qualquer outro tempo, é preciso ensinar aos nossos filhos a cultura do esforço. Vivemos em dias onde tudo se satisfaz quase de maneira imediata e sem maior esforço; tudo é descartável, rápido e automático.
As crianças se tornaram pequenos tiranos que exigem de seus pais mais e melhores presentes como pagamento ou recompensa pelo mínimo esforço que fazem. Não é incomum um pai dar ao seu filho um tablet para motivá-lo a fazer as tarefas. Eu, quando vejo isso, penso: o que terá que dar para que chegue ao ensino médio?
Quando uma pessoa se esforça e alcança seus objetivos, ela torna mais forte, mais segura de si mesma e, portanto, difícil de corromper, ferir e fazer sentir-se menos. Uma criança confiante mantém-se afastada dos abusadores, dos vícios e de tudo aquilo que a distraia dos seus objetivos. E e isso se aprende em casa.
Você também pode ler: Seu filho é malcriado: 7 sinais de alerta que você não deve ignorar
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 3 grandes razones por las que tus hijos pueden colaborar en el hogar