3 ideias para decorar a mesa para a ceia de Natal

Decoração não tem segredo, somente requer bom gosto, harmonia e criatividade. Esses três elementos são facilmente adquiridos com pesquisa e seguindo algumas sugestões práticas.

Beth Proenca Bonilha

Natal é a época para liberar a criatividade na decoração das portas, janelas, fachadas das casas, jardins, lareiras, etc. E claro, na mesa da ceia natalina.

Compor a decoração pode parecer complicado, mas na verdade é bem simples.

Dicas importantes

  • Não deixe para preparar seu projeto de decoração natalina para a última semana.

  • Defina em seu projeto as cores que serão predominantes na decoração.

    Advertisement
  • Pesquise preços e certifique-se que encontrará a quantidade necessária para finalizar seu projeto.

Definido o projeto de decoração, comece a montagem por partes. Sugestão

  1. Parte interna da casa, paredes, portas e móveis.

  2. Montagem da árvore e guirlandas.

  3. Fachadas e jardins.

  4. Mesa da ceia.

    Advertisement

Nessa ordem, você poderá começar com certa antecedência e quando finalizar com a parte externa, já estará próximo das festas.

A mesa será a última a ser preparada, pois será utilizada para a ceia, o momento em que a família se reúne para degustar deliciosas comidas e doces típicos da época. Porém, alguns itens devem ser preparados com antecedência para serem usados no dia da ceia.

Algumas ideias de decoração para a mesa da ceia de natal

1. Decoração com frutas

Algumas frutas são típicas da época do natal, como morango, ameixa, abacaxi, manga, uva, melancia, maçã (vermelha e verde), cereja.

Para uma mesa decorada com frutas, você pode montar uma bandeja ou pirex de vidro, ou inox para ficar no centro da mesa. Metade de uma melancia cortada em “v” ao redor também pode ser usada como base. Nesse caso, para que não fique pendendo de um lado para o outro, corte da base redonda da melancia o suficiente para que fique reta, somente retirando a parte verde e a parte branca, retire um pouco da polpa para fixar as frutas.

Se a mesa for retangular e comprida, use uma base oval, se for quadrada ou redonda, o melhor é uma base redonda.

Advertisement

Decore as laterais com folhas de uva ou folhagem “Hera” (tipo de trepadeira), disponha as frutas misturando formatos, tamanhos e cores para que fique harmonioso o arranjo. Nesse mesmo arranjo, podem ser acrescentadas algumas flores como a “bico de papagaio” que são encontradas nas cores vermelho ou branco, velas altas, castanhas e nozes.

Procure colocar uma tolha neutra e lisa para que a decoração, que já contém muitas cores, destaque-se.

Disponha os pratos e talheres, e entre os espaços ficará bonito espalhar folhas de Hera, cerejas, nozes e uvas.

Para esse tipo de arranjo, preparar um ponche de frutas em uma poncheira de vidro ajudará a compor a decoração. Caso não tenha uma poncheira, essa pode facilmente ser feita com uma tigela funda de vidro e copos pequenos também de vidro e uma concha de acrílico transparente, itens baratos e fáceis de serem encontrados.

2. Decoração com velas e água

Esse tipo de decoração é fácil e de baixo custo.

Advertisement

Escolha as cores que irão predominar na decoração, concentre-se nelas, e o restante como toalha, aparelho de jantar e copos devem ser neutros ou que acompanhem uma das cores. Exemplo:

Use uma toalha lisa vermelha, pratos brancos ou transparentes. Se a mesa for comprida, você pode usar um arranjo maior no centro, dois ou três menores para serem distribuídos ao longo da mesa. No caso de mesa quadrada ou redonda, um único arranjo central resolve a questão.

3. Decoração com flores e outros materiais

Arranjo 1: o ideal é um vaso de vidro alto com a base bojuda, um reto redondo ou quadrado, encha-o com água até a metade, coloque maçãs vermelhas e verdes, e entre elas, galhos de Hera que podem sair caindo pela lateral do lado de fora do vaso. Outra flor que pode ficar bem nesse tipo de vaso é o lírio branco, também conhecido como lírio da paz ou orquídeas, por terem caules longos.

Arranjo 2: com o mesmo tipo de vaso, coloque bolas de natal grandes no fundo, de preferência com brilho, como prata ou dourado. Para que fiquem fixas, coloque um pouco de pedras brancas no fundo do vaso, passe um fio nas pontas das bolas e prenda-as nas pedras. Encha de água até quatro dedos antes da borda do vaso e solte na água velas flutuantes perfumadas ou não, facilmente encontradas no mercado de artesanato em diversos formatos e cores. A luz fará reflexo no brilho das bolas dando leveza ao arranjo. Você pode variar o objeto que ficará no fundo usando flores, frutas. E até mesmo num vaso mais baixo pode ser montado o arranjo, só com água e velas flutuantes.

Arranjo 3: pinhas e flores secas podem compor um belo arranjo de centro de mesa. O arranjo pode ser feito utilizando um pequeno prato como base e nele dispor uma vela alta no centro, lembre-se de fixá-la com cola quente ou com gotas de outra vela acesa para fixar na cera derretida. Ao redor, coloque pinhas, castanhas e flores secas, como bico de papagaio, cravos, lírios, orquídeas ou rosas. Finalize, com um belo laço dourado e um ramo de Hera dando a volta entre os objetos do arranjo.

Advertisement

Decoração não tem segredo, somente requer bom gosto, harmonia e criatividade. Esses três elementos são facilmente adquiridos com pesquisa e seguindo algumas sugestões práticas.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu