3 maneiras de confiar em Deus em tempos difíceis

Por trás da dor, há um propósito e por trás do propósito está Deus.

Ada de Hoyos

Às vezes tudo parece estar bem e, de um momento para o outro, nos vemos em uma situação que nunca pensamos que aconteceria. Eu sei que cada um de vocês se lembra daquele momento inesquecível em que a vida mudou para sempre, e sem aviso prévio, algo devastador e difícil de processar surgiu e transformou tudo.

Essas experiências inesperadas fazem parte da nossa vida, vêm quebrar a rotina normal que vivemos e trazer uma surpreendente mudança de planos. Essa maneira tão inesperada cria mudanças drásticas que muitas vezes conseguem nos desequilibrar completamente.

Preparado ou não, sob a tempestade, você terá que mostrar seu potencial. Teoricamente, sabemos de todas essas dicas. Presumimos que outras pessoas já passaram por isso e que, quando acontecer conosco, saberemos o que fazer. A verdade é que a lacuna entre teoria e prática pode parecer abismal. Parece que, de repente, Deus considera você pronto para aprender e colocar seu potencial em ação.

Claro, se você pensar sobre isso, é o plano de Deus, mas e você? Vendo o desafio diante de si, você entra em pânico e começa a pensar “Por que eu? Por que eu? Não tenho sido boa pessoa? Deus deve estar meio distraído ultimamente, Ele não vê que eu mal dou conta dos meus próprios problemas?”.

Há sempre um propósito por trás da dor (e por trás do propósito se encontra Deus). Todos nós passamos por provações, todos nós temos momentos tempestuosos. Ninguém escapa disso na vida. Deus não ignora o que acontece e sabe como nos colocar à prova. E, tendo experimentado mudanças dolorosas e drásticas em minha vida, posso dizer que Deus definitivamente sabe até onde nos testar.

Advertisement

Eu também sei que se Ele permitir, não nos deixará sós, e nos livrará se tão somente confiarmos Nele. A chave é tiramos o melhor proveito dos tempos difíceis que Deus nos permite viver.

Há sempre um propósito por trás da dor. Para começar a fazer com que a lacuna entre teoria e prática deixe de ser um abismo, podemos aprender 3 formas de ação. E embora às vezes seja doloroso, Deus quer que você pare por um momento, observe, aprenda e cresça.

1. Agradeça – como um exercício diário

Devemos praticar o dom da gratidão. Estudos recentes fornecem evidências de que o poder de ser constantemente gratos em nossas vidas gera uma força incrível. Essa força gera mudanças importantes em nosso cérebro – basta contar nossas bênçãos. O cérebro interpreta essa prática proporcionando mais felicidade à vida, menos depressão e libertando-nos das emoções tóxicas em nossas vidas.

Se nos acostumarmos a aumentar a dopamina com a prática da gratidão, o cérebro vai querer estar constantemente procurando mais da mesma. E provavelmente a mensagem dele seja: por favor, me dê mais disso! Ao iniciar essa prática, isso desencadeará muito mais gratidão em sua vida e trará bem-estar integral ao seu corpo.

Acredite, eu testei e funciona, mesmo nos momentos mais difíceis que tive que enfrentar. Quando você sentir que não pode fazer mais, lembre-se dessa prática de dar graças e colocar esse princípio à prova. Se você fizer isso, logo notará a diferença.

Advertisement

2. Esteja disposto a crescer com as provas da vida

A segunda maneira de agir para confiar em Deus em tempos de provação é estar disposto a crescer, mesmo que doa. Eu me lembro de momentos da minha vida em que tive que aprender algo novo. Foi difícil, porque eu tinha dislexia e por isso sempre fui criticada e não valorizada. Mas eu me esforçava muito, dia após dia, para ler bem e aprender a estudar, criando técnicas que ajudavam meu cérebro a reter informações de maneira mais adequada e permanente.

Não foi fácil, mas eu fiz, sempre me lembrando da escritura bíblica do livro de provérbios que diz: “Confia [em Deus] de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento”.

E depois vieram testes mais difíceis e sabe? Coloquei em prática tudo o que aprendi no processo da minha vida, desde confiar em Deus, até fazer as perguntas certas. Em vez de dizer “Por que eu?”, comecei a analisar o que eu poderia aprender com isso.

De repente, tudo fez sentido, toda a minha preparação anterior tomou forma. Eu pude ver como o quebra-cabeça começou a ser montado e a encaixar cada peça para o bem. Todas essas experiências foram de grande benefício.

3. Confie no processo

Conseguir confiar em todo o processo, quando você tem as maiores provações acompanhadas de intensa dor em sua vida, é algo maravilhoso. Eu sei que pode soar como uma antítese de ideias. Mas não é. Confiar é ter firme esperança em você, em Deus e que todas as suas experiências são, ao final, para o seu bem-estar pessoal. Confie no incrível processo em que você está. Na Bíblia, encontramos uma escritura no Salmo 62, que diz: “Confia em [Deus] em todos os momentos e derrama teu coração diante dele”.

Advertisement

Eu amo essas palavras sábias escritas por Davi. Olhe para trás e veja até onde você já chegou e tudo que você teve que passar para chegar aqui. Isso mostra a grandeza de Deus e a grande confiança que você depositou em cada passo, por vezes, incapaz de ver claramente, mas confiando que a visão de Deus penetra nuvens de dor.

A confiança lhe dará um propósito

Devemos nos refugiar em Deus em tempos difíceis, porque isso nos dará alívio, paz e esperança. Confie no processo, ele abre os olhos e ajuda você a enxergar além do que seus olhos veem. Confiança no processo lhe dá poder, força, felicidade, alegria, compreensão, esperança e acima de tudo, um propósito para a dor que o acompanhou nesta jornada.

Lembre-se de se abrigar das tempestades, dos tempos difíceis, em Deus. Confie Nele, pois Ele o conhece, conhece suas habilidades, e conhece o princípio e o fim, por isso lhe brindará com o que você precisar para o seu sucesso e crescimento pessoal. A confiança é a chave, mesmo que seja doloroso no começo. No final do dia, lembre-se que por trás da dor há um propósito e por trás do propósito está Deus.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original: 3 formas de confiar en Dios en tiempos difíciles

Toma un momento para compartir ...

Ada de Hoyos

Licenciada en Ciencias, graduada de la Universidad de Brigham Young, Utah, Estados Unidos. Magíster en Coaching y Psicología, con certificación especial en ayuda a víctimas de abuso. Madre de dos, y avocada a brindar bienestar personal integral.