3 passos para criar filhos felizes, independentes e responsáveis
Nunca antes foi mais difícil criar filhos capazes de enfrentar o mundo moderno.
Erika Otero Romero
Você acredita que as crianças e jovens da atualidade são felizes, independentes e responsáveis? Vamos um pouco para o lado pessoal, você acredita que seus filhos são felizes, independentes e responsáveis?
Se assim for, deixe-me dizer que, como pais, vocês têm feito um bom trabalho. No entanto, criar um filho não apenas consiste em fazer dele ou dela uma pessoa feliz, mas que, além disso, você deve adicionar como cota adicional as ferramentas para que seja uma pessoa capaz de seguir em frente por si mesma, com valores e responsabilidade por seus atos. Tremenda tarefa!
Então, o que devo fazer para que meu filho seja feliz, independente e também responsável?
Posso dizer-lhe que dentro de você estão as ferramentas necessárias para criar filhos com essas três qualidades básicas. E por quê? Bom, seguramente você é uma pessoa que possui essas características e isso graças ao fato de que seus pais o criaram assim, de outra maneira você não poderia ter conseguido nem sustentado um casamento e educar filhos de bem. A seguir, você encontrará três passos para criar bem os seus filhos.
Não satisfaça todos seus caprichos
Se o que deseja é dar a seus filhos a oportunidade de uma vida plena, o que você deve fazer é não dar a eles tudo o que pedem. Que há de mal nisso? O ruim é que vão se acostumar a ter tudo o que desejam de maneira fácil, quer mereçam ou não. A vida não é assim, a vida é feita de circunstâncias que obrigam a lutar para se sair triunfante ou ao menos com algum conhecimento que o torne melhor ser humano. Se uma pessoa se acostuma a ter tudo o que deseja, com certeza estará disposta a fazer qualquer coisa para alcançar seus objetivos, sejam coisas boas ou más, não lhes importará como, somente farão.
Ensine-o e delegue tarefas para fazer em casa
Não tem nada de mal que um menino ou menina aprendam a estender as camas, arrumar o quarto, varrer, colocar a roupa na máquina de lavar e que de vez em quando, cumpram essas tarefas em casa. Não é nada contraproducente. São labores básicos que os ajudarão quando saírem de casa para estudar ou trabalhar longe de casa, quando estiver de férias na casa de parentes, etc.
Quando estiverem maiores, é justo que saibam preparar refeições e cuidar dos afazeres completos de um lar, sejam homens ou mulheres, de forma igual. O mundo está mudando e isso demanda pessoas que sejam capazes de fazer desde os trabalhos mais simples até os mais elaboradores, para que sejam seres humanos de bem. Um homem ou uma mulher aos quais são dados grandes responsabilidades já desde o lar, serão pessoas com grandes possibilidades de êxito.
Ensine-os a serem agradecidos e otimistas
Sim, de novo o mesmo, por quê? Bem, uma pessoa agradecida aprecia o que seus seres amados podem lhe dar, vê a vida com alegria e não com sofrimento; além disso, suas tristezas durarão pouco e se frustrará menos por aquilo que não pode conseguir. Ou seja, são pessoas que vão trazer ao mundo essa cota especial de gente a quem encanta “ver o vaso meio cheio, em lugar de vê-lo meio vazio”.
Como você pode ver, são só três ensinamentos simples que colocam sobre a mesa do lar todas as possibilidades que seus filhos precisam para se tornarem adultos capazes de alcançar suas metas, respeitar o próximo e viver uma vida com longos períodos de plenitude e satisfação. Nunca esqueça que a melhor e mais grata herança que você pode deixar a seus filhos é a educação que lhes dá. Não apenas aquela que vem da escola, mas a que se presenteia com o exemplo e criação.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 3 pasos para criar hijos felices, independientes y responsables