3 passos para um pedido genuíno de desculpas

Pedir desculpas é mais que dizer “me desculpe”, deve trazer junto o sentimento e atitude adequados. Veja como fazer.

Nicole Burkholder

Este artigo foi originalmente publicado no blog “365 days of Pinterest” e republicado aqui com permissão da autora Nicole Burkholder, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.

Acabamos de voltar de um retiro de casais em Aliso Viejo no condado de Orange, organizado pela nossa igreja. Foi um deleite ficar longe de nosso trabalho, das crianças e da vida em geral por 24 horas e se concentrar em nosso relacionamento! Eu costumo postar sobre o casamento no primeiro dia do mês, mas como eu sabia que este retiro estava chegando, eu queria compartilhar um pouco do que aprendi com todos vocês! A última sessão desta manhã foi sobre aprender a arte de se desculpar. Por que aprender como pedir desculpas corretamente?

  • Porque você vai precisar fazê-lo.

  • Desculpar-se é a ponte para a reconciliação.

  • Haverá consequências se não o fizer.

    Advertisement

Admito de bom grado e prontamente que no nosso casamento, eu sou quem mais precisava desta sessão. Sou péssima em pedir desculpas. Ou eu não peço, simplesmente, ou eu ofereço as palavras sem a sinceridade que deveria ir com elas. Se eu puder me lembrar destes três passos para um verdadeiro pedido de desculpas, eu sei que quando eu ferir alguém posso ter a certeza de curar corretamente essa relação.

1. Remorso e arrependimento

Simplificando, esta é a parte “Sinto muito” de pedir desculpas. Isso precisa ser combinado com a atitude de coração correta. Todos já instruímos os nossos filhos a dizer a alguém que sentem muito e isso foi feito com palavras não muito sinceras.

Um pedido de desculpas duro nada mais é que um segundo insulto.

Ele também precisa ser mais do que apenas: “Eu sinto muito.” Um pedido de desculpas deve incluir o reconhecimento do que foi feito para prejudicar a outra parte. Ele precisa ser específico e não vago. Por exemplo, “Me desculpe, eu falei com você naquele tom de voz rude e desrespeitoso e eu não deveria ter reagido daquela maneira.” Por último, o seu pedido de desculpas oferecido deve ser dado sem nada esperar em troca. Esperar que a outra pessoa siga o seu pedido de desculpas com seu próprio pedido, não é um verdadeiro pedido de desculpas.

2. Responsabilidade

O próximo passo é provavelmente o mais difícil. Aceitar a responsabilidade por uma injustiça significa que você tem que se humilhar e dizer essas três pequenas palavras: “Eu estava errado.” Ui! É preciso coragem para dizer essas palavras! Isso não significa que você é fraco! É necessário confiança e maturidade. Uma pessoa imatura vai fazer o que puder para passar a culpa ao outro. Além disso, ninguém jamais morreu sufocado por engolir seu orgulho.

Advertisement

3. Reconciliação

Depois de expressar remorso (me desculpe) e aceitar a responsabilidade (eu estava errado), o último passo é conciliar. Isto é expresso ao dizer: “Você me perdoa?” É o próximo passo na restauração da confiança quebrada em um relacionamento. Você não está apenas dizendo as palavras “você vai me perdoar?”, você está dizendo: “Você é importante para mim. Eu me importo com o nosso relacionamento. Eu me importo em remendar o que está quebrado mais do que eu me preocupo com o meu orgulho.” Com o tempo você chega ao ponto de, na verdade, pedir perdão, se você tiver feito os passos um e dois da maneira correta, o perdão provavelmente será rápido e prontamente dado.

E você? Você é bom na arte de desculpar-se? Ou você tende a deixar as coisas como estão e ignorar a situação até que você ache que o problema se foi?

Toma un momento para compartir ...

Nicole Burkholder

Nicole é esposa, mãe de 3 garotos, cristã, professora de piano. Possui um filho autista e ensina seus filhos em casa através de homeschooling.