3 princípios para lidar com os problemas no casamento
Se há algo certeiro em qualquer casamento são os problemas. Eles fazem parte do nosso cotidiano. A Bíblia destaca três princípios para se ter em mente quando esses momentos desagradáveis chegarem.
Arelly Vela Catzín
Sejam grandes ou pequenos, os problemas estão aí, esperando pacientemente o melhor ou, por que não, o pior momento de nossas vidas para entrarem em cena. Eles são uma parte quase diária de nossas vidas como cônjuges. Que casais nunca discutiram sobre suas diferenças? Que marido e pai de família não tem preocupações com o trabalho? Que esposa e mãe de família não precisa lidar com as tarefas domésticas ou com um filho doente? Que filho não passa por diferentes fases de desenvolvimento que, se não souber enfrentá-las, podem se transformar em caos?
Pense, então, o que você fará para que seu casamento dê certo em meio a esses problemas? Como manter a harmonia familiar apesar das circunstâncias adversas?
Talvez você tenha uma estratégia, talvez não. Talvez você nunca tenha pensado nisso, ou talvez tenha. Talvez você sinta que tudo está sob controle, ou talvez sinta que tudo já está fora de controle. Seja qual for a sua perspectiva, a Bíblia nos dá três princípios para manter em mente e praticar para sair vitorioso desses momentos desagradáveis. Se meditar em cada uma delas, você perceberá que não são tão difíceis de serem colocadas em prática. Você também descobrirá que lhe podem trazer resultados diferentes e agradáveis, diferentes dos que você obteve até agora. Confira:
1. Aprender a ver Deus mesmo nos momentos mais difíceis
O salmista Davi disse: “Eu sempre via o Senhor diante de mim, porque Ele está à minha direita para que eu não caia” (Atos 2:25). Davi era um personagem com muitos problemas, como qualquer um de nós, mas ele seguiu adiante apesar deles, porque sabia que Deus está sempre lá, está perto de você e de mim. É você que não percebe isso, deixando-se dominar pelos problemas.
Manter Deus sempre presente fará com que você mantenha a fé acima de todas as coisas que machucam seu coração e oprimem sua alma. Naturalmente, a fé não torna fácil as coisas difíceis; em vez disso, ela torna possível as coisas difíceis.
2. Aprender a ficar contente e a pensar em tudo o que há de bom
Um provérbio muito sábio diz: “O coração alegre é um grande remédio, mas o espírito abatido seca os ossos” (Provérbios 17:22). E Filipenses 4:8 também diz: “Considerai bem tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, enfim, tudo o que for excelente ou digno de louvor”.
O tipo de pensamentos que você nutre determina o que você diz e faz. Se seus problemas o deixam angustiado e com pensamentos negativos, você não conseguirá ver a solução, mesmo que esteja na sua frente e os problemas sejam de fácil solução. Os pensamentos negativos ensurdecem e cegam você, e se deixá-los ganhar força, eles irão afogá-lo no desespero e na ruína.
Por outro lado, os pensamentos positivos reduzem a frustração e o desânimo. Seus sentimentos alinhados com esse tipo de pensamento produzem um coração feliz, mesmo que as circunstâncias queiram afligi-lo e roubar-lhe a paz. Um coração feliz faz você enxergar os problemas menores e mais fáceis de resolver, e são como trampolins para superar obstáculos e alcançar mais prontamente os seus objetivos.
3. Aprender a se despojar das preocupações e colocá-las nas mãos de Deus
“Por nada estejais ansiosos; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela coração e súplicas, com ação de graças.” (Filipenses 4:6), disse o Apóstolo Paulo a um povo aflito.
Há coisas que você não consegue entender e que saem do controle em algum momento, tanto no trabalho quanto em casa, ou no relacionamento com seu cônjuge ou seus filhos. Todos nós podemos sentir ansiedade em algum momento, e isso não é ruim, mas também podemos ter a paz que Deus nos dá e descansarmos nEle.
O que você precisa fazer é ter um momento do dia para meditar e descarregar a ansiedade pelos seus problemas diante de Sua presença. Assim se sentirá melhor e mais confiante para encontrar uma solução eficaz.
Por fim, aprenda que todo problema, se lutar de maneira justa e correta, é uma oportunidade para você se tornar melhor, crescer, amadurecer e ter a confiança de que nada pode vencê-lo. Não tenha medo dos problemas, enfrente-os seguindo esses princípios.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 3 principios para evitar problemas en tu matrimonio