3 razões para você NUNCA humilhar seu marido
É fácil encontrar o lado negativo em seu marido, mas ter o foco em seus bons atributos é necessário para um casamento saudável e feliz.
Wendy Jensen
Às vezes parece que é da natureza humana encontrar falhas e defeitos nos outros e transmiti-los a quem quiser ouvir. Esta é uma prática inútil e prejudicial que precisa parar – especialmente dentro de um casamento. O marido e a esposa devem estar na mesma equipe. Assim, uma mulher nunca deve falar mal de seu marido – seja na sua frente ou pelas costas.
1. Falar de maneira negativa atrai mais negatividade
Talvez vocês tiveram uma briga ou existem alguns traços de personalidade, hábitos nele que realmente a irritam. Você fica tentada a chamar sua melhor amiga ou um membro da família para “desabafar”. Logo começa a acrescentar mais e mais coisas que você não gosta em seu marido. Não só isso, mas o seu parceiro de desabafo começa a pensar essas mesmas coisas negativas sobre ele. Na medida em que você diminui seu marido, a negatividade cresce rapidamente. É como jogar gasolina sobre um incêndio. Em última análise, cria uma maior animosidade contra ele, e os resultados além de não melhorarem nada, ainda pioram. Em vez disso, tente falar sobre características positivas dele ou simplesmente não fale nada dele.
Encontre coisas que você gosta em seu cônjuge e foque nisso.
Se alguma coisa realmente a incomoda, ao invés de discutir o assunto com alguém (a menos que seja o seu marido e falar sobre isso será produtivo) tente apenas escrever seus sentimentos e em seguida jogar fora. Ninguém gosta de ser criticado ou ter erros ampliados. Há sempre algo de bom em seu marido – e é por isso que você se casou com ele! Você pode se surpreender de como o seu relacionamento pode mudar para o bem se você edificar seu marido em vez de agredi-lo.
Quer você fale dele negativamente, seja diretamente com ele ou pelas costas, suas palavras podem causar danos.
É um processo doloroso aprender, crescer e tentar mudar e melhorar. É ainda mais difícil quando a pessoa mais próxima de você não permite essa mudança, sempre remoendo suas falhas passadas. Ter quem deveria ser seu melhor amigo e parceiro derrubando-o com referências dolorosas às suas falhas é contraprodutivo. Ao se concentrar em todas as coisas erradas que ele faz você pode potencialmente prejudicá-lo mentalmente, emocionalmente e fisicamente.
2. Tente erguê-lo, apoiá-lo tantas vezes quanto for possível
Os maridos sempre tentam fazer o melhor. Elogie as coisas que ele faz. Agradeça-lhe por trabalhar para sustentar a família. Deixe-o saber que ele é um ótimo pai. Diga a ele que você o aprecia. Lembre-o de seu amor por ele. Certifique-se de que ele sabe que bom marido ele é para você. Há sempre algo positivo para ver. Se for difícil comece pelo pouco, pelos pequenos gestos, por exemplo, elogie sua aparência. Olhe para o bem que ele faz e elogie. Você verá que – assim como a negatividade pode crescer, a positividade também pode!
3. Um casamento precisa de trabalho em equipe e de estar do mesmo lado
Se vocês estão constantemente agindo um contra o outro com brigas, insultos ou outros atos negativos, seu casamento provavelmente será infeliz e potencialmente acabar. Em um time de futebol, se os companheiros de equipe se tratam constantemente a cotoveladas, chutes nas canelas ou outras agressões físicas a equipe irá desmoronar. Da mesma forma, vocês começarão a criar ressentimentos um contra o outro, a não agirem mais como equipe e acabarão por tornarem-se inimigos. Concentrar-se em más qualidades, só faz, em última análise, prejudicar o seu relacionamento.
Esforcem-se juntos.
Ter uma boa e eficaz comunicação, criar vínculos como casal e edificar, fortalecer um ao outro, são atitudes necessárias para um casamento saudável. Sua atitude para com o seu marido pode fazer toda a diferença. Concentrar-se em suas boas qualidades pode fazer toda a diferença. Quando os problemas surgem – e eles surgem – encontrar juntos a solução é muito mais fácil se você fala com respeito e amor ao seu amado.
A bondade, o amor e o respeito são o caminho para melhorar o comportamento dele, atenuar a negatividade e aprenderem a ser uma equipe. Evite diminuir seu marido. Busque nele as coisas maravilhosas pelas quais você se apaixonou e concentre-se nelas. Seu casamento e relacionamento dependem disso.
_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 3 reasons you should never tear down your husband.