3 razões por que os casais ficam juntos, mesmo não sendo felizes
Recupere a magia em seu relacionamento para evitar ser infeliz com seu cônjuge.
Adriana Acosta Bujan
Várias vezes me deparei com casais que brigavam o tempo todo, que traíam e mentiam um para o outro, e você poderia dizer, à primeira vista, que eles deixaram de se amar. Então eu me pergunto, por que eles ainda estão juntos apesar de não serem felizes? Talvez seja porque, para algumas pessoas, o casamento é o mais importante e elas mantêm a expectativa de que um dia tudo voltará a ser como era antes.
Cada relacionamento é diferente, então pode haver “n” razões diferentes pelas quais, apesar de sofrer pela falta de amor por parte do cônjuge, ou de si mesmo, o casal decide ficar junto “até que a morte os separe”.
No entanto, como você sabe, não é saudável que ambos continuem com esse relacionamento, a menos que estejam cientes do problema que existe entre eles e façam algo a respeito, caso contrário, é provável que um dos dois acabe tendo sua saúde seriamente afetada, ou pior ainda, atente contra a própria vida (ou a vida do outro).
Portanto, se você conhece alguém que está nessa situação ou talvez você esteja passando por isso, convido-o a refletir sobre isso e tomar uma decisão. Lembre-se de que o mais importante é a sua felicidade e a própria vida. Você é o dono do próprio destino, então analise e lute para encontrar seu bem-estar e felicidade.
“Ruim com você, pior sem você”
Um estudo nomeia casais que não conseguem se manter unidos, mas não querem se separar completamente, como “irrompíveis”. Ou seja, esses casais carregam sentimentos de instabilidade, incerteza e insatisfação em sua vida amorosa, por isso tentam esconder sua infelicidade diante da forte necessidade de idealização em seu próprio conceito de amor, afirmando e acreditando que “todo relacionamento dever ser assim”.
No entanto, eles não perceberam que seus paradigmas e concepções sobre “amor de casal” e “felicidade” podem mudar e que são dois termos muito diferentes. A dependência emocional ou o apego ao parceiro não é compatível com o sentimento de felicidade.
Então, quais são as razões pelas quais os casais decidem ser irrompíveis?
1. Aparente comodismo
Alguns casais decidem ficar juntos porque não querem sair da zona de conforto, pois a separação implicaria em muitas mudanças de vida, como a “financeira”, pois pode acontecer de ambos ou apenas um estar contribuindo para as finanças domésticas.
Esse é um acordo que talvez não possa ser pauta de conversa entre o casal, pois existe o medo da reação do cônjuge; por isso é simplesmente tolerado e é para sua própria conveniência.
Assim sendo, é importante analisar o que lhe causa medo e, acima de tudo, se perguntar o que você tem que fazer para ser feliz sem que seja necessário ficar com seu cônjuge por conveniência.
2. Os filhos
É claro! Sabemos que muitos casais decidem ficar juntos, apesar de não estarem felizes, para garantir o bem-estar dos filhos. Os filhos sofrem emocionalmente e passam a acreditar que são culpados por verem seus pais divorciados, portanto, acabam optando por manter o casamento.
Mas a realidade é que as crianças muitas vezes ficam infelizes quando veem que seus pais têm conflitos e discussões frequentes, como se estivessem em um campo de batalha.
Tenha em mente que as crianças não ficam felizes quando estão envolvidas em discussões e violência familiar. Portanto, é importante refletir e analisar cuidadosamente a situação e tomar uma decisão. Lembre-se de que, para isso, existem especialistas que podem orientá-lo, apoiá-lo e ajudar você e seus filhos em qualquer que seja sua decisão.
3. Por hábito
Este ponto anda de mãos dadas com o primeiro, porque as mudanças implicam sentir medo, sim, medo de tudo, da incerteza do que vai acontecer no futuro, de uma mudança de casa, de uma mudança de estilo de vida, e assim por diante. Por isso se decide ficar com o cônjuge sem ser feliz; isto é, apenas por hábito.
Então, algumas pessoas vão pensar que é melhor continuar com alguém que conhecem do que ficar com alguém que não sabem como será, como diz o ditado mexicano “Mais vale um mal conhecido do que um bom por conhecer”. É por isso que alguns casais decidem suportar, sacrificar e sofrer, em vez de se aventurar em busca da felicidade.
Tenha em mente que os casais podem mudar seu estado de infelicidade amorosa, desde que ambos concordem em fazer algo pelo relacionamento. Por exemplo, podem buscar ajuda de um especialista ou simplesmente mudar a comunicação com o parceiro para estabelecer acordos e limites de convivência.
Desde que ambos se comprometam a trabalhar e se esforcem para reacender seu amor, nada está perdido. Ainda há tempo de voltar a ser feliz com seu cônjuge!
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 3 razones que tienen las parejas para seguir juntos, aunque no sean felices