3 receitas deliciosas de suflê
Leve, saboroso e versátil o suflê é um prato que conquistou o Brasil, e essas deliciosas receitas vão conquistar você também. Confira e surpreenda a família neste final de semana!
Sônia Penha
O suflê é um prato da cozinha francesa que virou sucesso no Brasil. Versátil, leve e saboroso. Com a receita base, podemos criar diversos recheios com legumes, peixe, queijo, chocolate e outros. Certamente, essas receitas irão fazer parte do seu livro.
Use a receita base para suflê, mude o recheio e crie seus suflês “favoris“. Hou La La!
Receita base para suflê
Ingredientes
-
3 ovos (gema e claras separadas)
-
1 lata de creme de leite sem soro
-
1 1/2 colher (chá) de margarina
Advertisement -
1 1/2 copo de leite
-
2 colheres (chá) de farinha
-
2 colheres (sopa) de queijo ralado
-
Sal e pimenta a gosto
Modo de fazer
Derreta a margarina numa panela, adicione um copo de leite, sal, pimenta a gosto e as gemas. Separadamente, dissolva a farinha em meio copo de leite e acrescente na panela. Mexa, em fogo brando, até endurecer um pouco. Apague o fogo e adicione o creme de leite, o recheio que desejar e o queijo ralado. Misture bem. Junte as claras em neve e misture delicadamente para não perder volume. Despeje numa forma refratária untada e leve para assar em forno preaquecido (180°) até que esteja moreninho. Sirva em seguida. Essa receita rende seis porções.
1. Suflê de batata-baroa com iogurte
Ingredientes
-
2 xícaras (chá) de batata-baroa cozidas e espremidas
-
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
-
1 copo de iogurte natural
-
Sal e pimenta a gosto
-
3 gemas batidas
Advertisement -
3 claras em neve
Modo de fazer
Em uma tigela, coloque a mandioquinha espremida, a manteiga, o iogurte, o sal com a pimenta e mexa bem. Acrescente as gemas batidas e misture, depois coloque as claras em neve, mexendo com cuidado para não perder volume. Numa forma refratária untada, coloque a massa e leve ao forno preaquecido (170°) por 20 minutos. Sirva quentinho. Rendimento: seis porções.
2. Suflê três legumes
Ingredientes
-
1 cenoura ralada
-
1 abobrinha ralada
-
1 xícara (chá) de ervilha
Advertisement -
1 cebola ralada
-
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
-
2 colheres (sopa) de manteiga
-
300 ml de leite
-
4 ovos (gema e clara separadas)
Advertisement -
3 colheres (sopa) queijo ralado
-
Cheiro verde picado a gosto
-
Sal a gosto
Modo de fazer
Refogue numa panela, com um fio de azeite, sal e temperos, a cenoura e a abobrinha. Escorra o líquido deixando somente os legumes e reserve. Se as ervilhas forem congeladas, cozinhe em água fervente por três minutos, escorra e reserve também. Derreta a manteiga numa panela e, mexendo sempre, adicione a cebola ralada, a farinha e 300 ml de leite. Misture bem para que não empelote. Retire do fogo, esfrie rapidamente e em seguida adicione as gemas batidas e o sal, mexa bem e agregue o queijo ralado e os legumes cozidos. Bata as claras em neve e adicione aos poucos à mistura, mexendo delicadamente. Por último, coloque as ervilhas e mexa com cuidado para não perder volume. Coloque num refratário untado e leve ao forno preaquecido (180°) por 30 minutos ou até dourar. Sirva a seguir. Rendimento: oito porções.
3. Míni suflê de chocolate
Ingredientes
-
100 ml de creme de leite
Advertisement -
100 g de chocolate para cobertura
-
2 gemas
-
15 g de açúcar de confeiteiro
-
Clara de 1 ovo
-
15 g de açúcar cristal
Advertisement -
Geleia de frutas vermelhas
Modo de fazer
Numa vasilha coloque o chocolate para cobertura. Aqueça o creme de leite e jogue sobre o chocolate misturando bem. Bata as gemas com o açúcar de confeiteiro e junte à mistura do chocolate. Reserve. Na batedeira em velocidade baixa, bata as claras em neve com o açúcar cristal. Junte delicadamente à mistura do chocolate. Unte com manteiga quatro formas pequenas para suflê e coloque a massa dentro. Asse em forno preaquecido (200°) por aproximadamente 12 a 15 minutos. Se desejar, passe geleia de frutas vermelhas sobre o suflê ou polvilhe com açúcar de confeiteiro para servir. Rendimento: quatro porções.
Dicas
Cuidado ao colocar o suflê para não encher a travessa totalmente, pois no forno a receita cresce e poderá transbordar. Bon Appétit!.