3 receitas saborosas para o aniversário dos alérgicos a glúten e lactose
Ajudar as mamães com filhos alérgicos a preparar uma festinha de aniversário deliciosa para os convidados e que os pequenos também possam degustar.
Isabella Araujo
Só quem tem filhos alérgicos a produtos alimentícios compreende o real sofrimento de se cuidar da alimentação dos pequenos e mantê-los a salvo nas festas e eventos sociais. Para ajudar estas mamães com a organização da festa de aniversário dos filhos com alergia a glúten e a lactose, selecionamos receitas saudáveis e gostosas.
O glúten e a lactose estão entre os campeões das restrições alimentares de milhares de crianças e até mesmo de adultos. A intolerância ao glúten, proteína encontrada no trigo, cevada e centeio, denomina-se doença celíaca. Segundo o médico Drauzio Varella, ainda não há cura para esse problema. O tratamento indicado até o momento é a total retirada de produtos que contenham glúten da alimentação.
Ainda de acordo com o médico, 70% da população adulta brasileira também sofre alguma restrição em relação ao leite ou à lactose – açúcar do leite. Os níveis de intolerância ao leite podem ser leves, moderados ou graves, e o processo pode ser desencadeado com o consumo do produto ou de algum derivado como, por exemplo, queijo, iogurte, manteiga, biscoito ou pão. O tratamento mais indicado para a sensibilidade ao leite ou à lactose é também a total exclusão do item da dieta.
Para ajudá-la a preparar uma festinha caprichada e sem riscos para o seu filhote com restrições à lactose e ao glúten, a chef de cozinha Ana Montanaro* elaborou estas receitas fantásticas. Confira abaixo:
1. Bolo de cenoura sem glúten e lactose
Ingredientes da massa:
-
2 cenouras grandes cortadas em rodela.
-
3/4 de xícara (de chá) de óleo de girassol ou azeite de oliva.
-
1 xícara (de chá) de açúcar mascavo ou demerara,
-
4 ovos caipira,
-
1 xícara (de chá) de farinha de arroz.
Advertisement -
1/2 xícara (de chá) de farinha de soja.
-
1/2 xícara (de chá) de flocos de quinoa.
-
1/2 xícara (de chá) de polvilho doce ou fécula de batata.
-
1/2 xícara (de chá) de nozes picadas.
-
1/2 xícara (de chá) de passas ou ameixas secas.
Advertisement -
1 colher (de sopa) de canela em pó.
-
1 colher (de sopa) de raspas de limão siciliano.
-
1 colher (de sopa) de fermento em pó.
Ingredientes do recheio:
-
2 xícaras (de chá) de ameixas pretas sem caroços.
Advertisement -
1 xícara (de chá) de água.
-
1 colher (de sobremesa) de canela em pó.
-
Morangos, uvas, amoras e pêssegos a gosto.
Ingredientes da cobertura:
-
1 caixinha de creme de leite de soja ou de arroz (opção que não contém glúten nem lactose).
Advertisement -
1/2 xícara (de chá) de açúcar mascavo ou demerara.
-
3 colheres (de sopa) de cacau em pó.
-
Raspas de chocolate preto e branco sem lactose e sem glúten, coco ralado, flocos de arroz, nozes ou amêndoas picadas a gosto.
Preparo da massa:
Bata no liquidificador por três minutos as cenouras, o óleo, o açúcar e os ovos. Despeje a massa em uma tigela e adicione as farinhas de arroz, de soja, de quinoa e o polvilho, e misture bem. Em seguida, adicione as nozes, as passas, as raspas de limão e o fermento à massa. Unte uma assadeira redonda 25×25 ou uma retangular 25×30 cm com manteiga ou azeite e flocos de quinoa. Despeje a massa do bolo na forma untada e leve para assar em forno preaquecido a 180° por aproximadamente 40 minutos.
Preparo do recheio:
Bata no liquidificador as ameixas, a água e a canela em pó até formar um creme grosso.
Preparo da cobertura:
Coloque o creme de leite de soja, o açúcar e o cacau em pó em uma panela e leve ao fogo baixo mexendo constantemente até ver o fundo da panela.
Montagem do bolo:
Com uma faca, corte o bolo horizontalmente ao meio e recheie uma das partes com o creme de ameixas. Se desejar, acrescente as frutas vermelhas ou os pêssegos em fatias ao recheio. Coloque a outra metade do bolo sobre o creme. Com o auxílio de uma espátula, distribua a cobertura ainda quente sobre o bolo. Aguarde a cobertura esfriar e polvilhe raspas de chocolate preto e branco, coco ralado, flocos de arroz, nozes ou amêndoas picadas em cima.
Dica: se desejar, cubra o bolo com o mesmo creme do recheio e decore com as frutas vermelhas, ou ainda, com claras batidas em neve com açúcar e gotinhas de limão.
2. Brigadeiro de extrato de soja
Ingredientes:
-
1 xícara (de chá) de extrato de soja em pó (ou leite de soja em pó).
-
1/2 xícara (de chá) de açúcar demerara ou mascavo.
Advertisement -
2 colheres (de sopa) de cacau em pó.
-
2 colheres (de sopa) de manteiga extra.
-
1/2 xícara (de chá) de água fervente.
-
Frutas secas ou uvas e cerejas a gosto.
Cacau em pó, açúcar cristal colorido, coco ralado, flocos de quinoa ou arroz, nozes, amêndoas e pistaches picados ou raspas de chocolate a gosto para decorar
Preparo:
Coloque e bata no liquidificador o extrato em pó, o açúcar, o cacau em pó e a manteiga e vá adicionado aos poucos a água fervente até obter o ponto de leite condensado. Despeje a mistura em uma panela e leve ao fogo branco, mexendo constantemente com uma colher, até ver o fundo da panela. Retire a panela do fogo e deixe esfriar na geladeira. Quando a massa estiver fria, faça bolinhas com as mãos. Se desejar, recheie a massa com frutas secas ou uvas e cerejas. Para finalizar, passe os brigadeiros no cacau em pó, no açúcar cristal colorido, no coco ralado, nos flocos de quinoa ou arroz, nas nozes, amêndoas e pistaches picados ou raspas de chocolate. Coloque os docinhos em caixinhas ou forminhas com toalhinhas.
Dica: se desejar, acrescente coco ralado ou frutas secas na massa e faça beijinhos ou camafeus.
3. Torta salgada de ricota e ervilhas sem glúten e lactose
Ingredientes da massa:
-
3 ovos caipira.
Advertisement -
1/4 xícara (de chá) de azeite de oliva.
-
2 colheres (de sopa) de manteiga extra.
-
1 xícara (de chá) de farinha de arroz.
-
4 colheres (de sopa) cheias de flocos de quinoa.
-
2 colheres (de sopa) polvilho doce ou azedo.
Advertisement -
Sal e orégano a gosto.
-
3 colheres (de sopa) de queijo parmesão ralado.
-
1 colher (de sobremesa) cheia de fermento em pó.
Ingredientes do recheio:
-
1 cebola picada.
Advertisement -
1 xícara (de chá) de ervilhas frescas ou congeladas.
-
3 colheres (de sopa) de azeite de oliva.
-
300g de ricota sem lactose ou tofu.
-
Sal, salsa, orégano, hortelã, tomilho, alecrim e sálvia a gosto
-
4 colheres (de sopa) de queijo ricota defumada sem lactose ou outro queijo sem lactose.
Advertisement -
15 azeitonas pretas ou verdes picadas.
-
Azeite e flocos de quinoa para untar.
-
Tomates cereja, azeitonas e queijo ralado sem lactose para decorar.
Preparo da massa:
Bata todos os ingredientes, exceto o fermento, no liquidificador. Adicione o fermento e misture a massa levemente.
Preparo do recheio:
Coloque a cebola, as ervilhas e o azeite em uma frigideira e leve ao fogo para refogar. Retire a frigideira do fogo e junte as ricotas esfareladas, as azeitonas, o sal, a salsa, o orégano e os demais temperos a gosto.
Unte e enfarinhe uma assadeira com azeite e flocos de quinoa. Espalhe metade da massa na assadeira, distribua o recheio em cima e finalize com a metade restante de massa. Se preferir, monte a receita em forminhas individuais forradas com papel amanteigado. Decore a torta com os tomatinhos cereja, as azeitonas e o queijo ralado a gosto. Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Corte-a em quadradinhos para servir em forminhas de papel.
*Ana Montanaro é chef de cozinha, realiza eventos para empresa Pão de Açúcar e ministra aulas para redes de mercado e para a Secretaria da Mulher da cidade de Barueri.