3 segredos que fazem um casamento mais feliz

LEIA e assista a este vídeo lindo! É preciso refletir sobre a possibilidade de construir um casamento feliz através do posicionamento de cada cônjuge em favor da união.

Suely Buriasco

O vídeo que acompanha este artigo é muito rico em reflexões e acredito que podemos tirar muitos ensinamentos dele. Alguns podem pensar que a animação remete a ideia de não ser uma história verdadeira, assim como a felicidade no casamento possa ser possível apenas na ficção. Eu não penso assim e espero que você também não, pois, apenas somos capazes de construir algo se, inicialmente, acreditamos nele.

Alguns itens nos chamam atenção no vídeo:

1- Origens diferentes

Pelo casamento é feita a união de duas pessoas com famílias de origem diferentes o que inclui cultura, costumes e comportamentos. Respeito e tolerância são fundamental no bom relacionamento do casal.

2- Edificação

Construir um lar não é tarefa fácil porque engloba muitos fatores complexos e contínuos, mas podemos resumir em três:

  • Edificação material

A vida a dois corresponde a uma luta em conjunto para alcançar bens materiais importantes na construção da nova família. “Quem casa quer casa”, diz o ditado popular e abrange não só a casa em si, mas todas as despesas da família. Para haver harmonia é importante que os planejamentos e ações sejam feitos em conjunto e que os dois se dividam no trabalho de manutenção financeira da família, bem como nas tarefas domésticas.

Advertisement
  • Edificação pessoal

Viver a dois é um desafio ao egocentrismo, assim o trabalho individual de crescimento é relevante e urgente. Quanto antes cada cônjuge perceba a necessidade de desenvolver atributos que facilitem o convívio, melhor para os dois. Respeito, amizade e companheirismo promovem o amadurecimento de cada um e, consequentemente, da relação. Para tanto é necessário que os cônjuges transformem a vida do modo “eu” para o modo “nós”. Despir-se do egoísmo e da prepotência garante a construção de um casamento feliz, além de representar grande ganho pessoal.

  • Edificação espiritual

A construção de uma família é a edificação de laços superiores que envolvem a presença de Deus. Quando um lar se forma sob a égide Divina, as situações difíceis são enfrentadas com mais força e disposição, porque a fé, independente da religião, é o alicerce que sustenta uma construção segura. Desenvolvendo o lado espiritual na relação o entendimento do famoso versículo de Marcos 10:9: “Portanto, o que Deus uniu o homem não separe” passa a ser natural, pois essa é a manifestação da vontade dos cônjuges que se amam e desejam estar juntos.

3- Estar junto

Casamento é uma sociedade e deve ser visto dessa forma em todos os sentidos, assim o casal realmente se mantém junto sempre. Isso inevitavelmente pressupõe diálogo, pois não há como se entender sem falar e ouvir eficazmente. Criar momentos agradáveis juntos, viver alegrias e tristezas ombro a ombro e ser um pelo outro sempre, são situações que fazem parte de um casamento feliz.

Claro que nem sempre isso é possível, até porque um casamento feliz é sempre uma construção a dois. Então você pode estar concluindo que isso não acontece em seu casamento por culpa do seu cônjuge, mas penso que o grande intuito desse vídeo é fazer com que cada um de nós pense no que está faltando em nós mesmos, nas nossas próprias ações para alcançar esse estágio. O casamento é uma grande aventura que pode ser muito feliz quando cada um assume a própria responsabilidade nessa edificação.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.