3 tipos de casamento que são completamente livres de conflitos (e você não gostaria de qualquer um deles)
Quer um casamento sem brigas? Existem 3 tipos de casamento assim que este cientista observou durante anos. Agora, duvido você querer algum deles.
Linda and Richard Eyre
Este artigo foi adaptado de uma coluna publicada originalmente por Linda and Richard Eyre no Deseret News.
Eu estava em um avião e viajava sentado ao lado de um sujeito de aparência distinta que me disse ter sido um conselheiro matrimonial na Inglaterra por mais de 40 anos. Em nossa conversa, ele mencionou que durante todo esse tempo havia descoberto três tipos de casamento que eram completamente livres de conflitos.
Interessado, peguei meu lápis e caderno e perguntei-lhe quais eram.
“Bem”, disse ele. primeiro tipo de casamento sem conflitos é aquele onde o marido ou a mulher está morta.” Ele obviamente tinha um divertido senso de humor britânico, porque ele disse isso com uma cara séria.
Ainda assim, eu tinha esperanças de alguma dica do outros dois tipos, e ele continuou.
Dominador versus capacho
“O segundo tipo de casamento sem conflitos é aquele em que um dos dois é totalmente dominante e controlador e o outro é tão capacho que nunca há qualquer discordância. Um apenas toma todas as decisões e o outro só vai junto.”
A essa altura, eu não podia esperar para ouvir o que o terceiro tipo poderia ser.
Casamento de conveniência
“O terceiro tipo de casamento sem conflitos está ficando muito mais comum hoje em dia”, disse ele. “É onde duas pessoas, basicamente, têm um casamento de conveniência, mas vivem vidas tão distintas, têm carreiras e horários tão distintos, que eles realmente não têm nada em comum para discordar ou acabar em conflito.”
Eu não sabia o que dizer. Então, eu só olhava para ele, e ele insistia em seu ponto.
“Eu quero dizer com isso”, disse ele, que em todos os meus anos de aconselhamento matrimonial, foram os únicos tipos de casamento onde nunca há um conflito ou uma discussão. Então, a menos que você queira ter um casamento desses, é melhor ter alguma outra forma de medir o seu casamento do que algum tipo de noção idealista de sempre concordar com o outro.”
Temos pensado muito sobre essa pequena conversa e chegamos à conclusão de que o homem estava certo. Na verdade, chegamos à conclusão de que a melhor maneira de medir um casamento não é como ou com que frequência há discordância, mas sim como essas diferenças são resolvidas e o quanto se aprende com elas.
Como alguns bons amigos nossos dizem: “Problemas de comunicação podem trazer uma revolução” – É claro, “pode” é a palavra operativa. É preciso muito esforço para transformar as diferenças em sinergia.
Mas seja qual for sua idade, e seja qual for a idade de seu casamento, não desanime com suas divergências ocasionais. Muitas vezes pensamos em um grande e sábio vizinho nosso que tinha 95 anos de idade quando lhe pedimos o segredo para sua longevidade. Ele pensou por um momento e depois disse: “Bem, lá atrás, 65 anos atrás, quando minha esposa e eu nos casamos, nós prometemos um ao outro que nunca brigaríamos ou discutiríamos dentro das paredes de nossa casa.”
Bem, isso foi interessante. Nós pensamos que ele não tinha entendido a nossa pergunta. Mas só depois, piscando um olho, ele continuou: “Foi assim que eu vivi tanto tempo – passando horas ao ar livre!”
Então, qual é a mensagem? Basta que, em vez de se preocupar com discordar, deveríamos nos preocupar com a resolução de diferenças de forma positiva. E, em vez de nos preocuparmos se os nossos filhos nos veem discordando (esperemos que não violentamente ou com raiva), devemos apenas ter certeza de que eles nos veem resolver as coisas e fazer as pazes.
É realmente um problema quando as crianças pensam que seus pais nunca discutem ou não diferem em nada, porque lhes dá expectativas irreais para seus próprios casamentos. É muito melhor para eles saber que seus pais são indivíduos e às vezes eles são diferentes, mas sempre resolvem as coisas e aprendem juntos.
_Traduzido e adaptado por Stael F. pedrosa Metzger do original 3 types of marriage that are completely conflict-free (and you wouldn’t want any of them).