30 maneiras de amar a si mesma
Aprenda hoje a exercer seu potencial e a adquirir autossuficiência.
Cibele Carvalho
Que mulher nunca se sentiu desanimada, feia e sem graça algum dia? Talvez não com seus 16 anos e toda aquela juventude e hormônios aflorados, mas os anos se passam; porém, as cobranças que impomos a nós mesmas e a própria sociedade também coloca, parecem aumentar, então nem sempre damos conta de tudo isso.
Aí nos sentimos abatidas, tristes, sem ânimo e passamos a depender de alguém a nossa volta que diga que estamos bem, bonitas e coisas do tipo; todavia, precisamos e necessitamos nos tornar mulheres autossuficientes no amor-próprio, aprender a nos estimar todos os dias.
Veja a seguir alguns passos para conseguir isso:
Sobre você mesma
Para que possamos atingir nossa meta em ser autossuficientes no amor-próprio, precisamos começar a doar tempo e atenção a nós mesmas. Uma dica importantíssima trazida pela Psicóloga e Escritora Cláudia Sintra Vieira fala sobre a autocompaixão, ou seja, “uma aceitação e atitude bondosa com nós mesmos”.
1. Aceite-se
Reconheça que você é um ser humano normal como todos os outros, e, portanto, com falhas e qualidades. Esteja aberto ao seu próprio sofrimento.
2. Conheça-se
Aprofunde-se dentro de você mesma, conheça seu eu mais íntimo, descubra o que verdadeiramente causa angústia, dor e sofrimento para você. Pode ser bem diferente do que pensa que é.
3. Perdoe seus próprios erros
Não se torture à toa, apenas busque as soluções dos problemas. Se não há solução perdoe-se e busque uma reconstituição, aja.
4. Seja flexível
Compreenda seu próprio eu, busque uma segunda alternativa para si mesma.
5. Seja otimista
Além da autocompaixão, torne-se uma pessoa auto motivada, escolha ser feliz todas as manhas que acordar, comece o dia sendo otimista, assim funciona a lei da atração, chame por coisas boas.
6. Seja grata
Perceba todas as suas conquistas já alcançadas até aqui. Agradeça por poder andar, ouvir, falar, sentir, pelo dom de ser mãe, esposa, filha. Passe a dar valor inestimável às coisas que já possui, que são muitas.
7. Seja educada
Gentileza gera gentileza, que gera um sentimento bom, de paz e tranquilidade. Seja educada com todos, sem exceção. Isso a transformará em uma pessoa melhor de quem você gostará mais.
8. Cuide do seu corpo
Aceite suas falhas, afinal, você não é uma modelo, nem precisa ser. Cuide-se o máximo que puder, conhecendo suas imperfeições genéticas também.
9. Cuide do seu bem-estar
Não apenas do seu corpo, mas também do seu espírito, seu psicológico, suas emoções, conheça-as e aprenda por que e como chegaram ali.
10. Seja simpática com todos
Assim como a educação, a simpatia pode tornar você uma pessoa melhor, e consecutivamente mais bonita.
Sobre as suas decisões
Você não precisa nem deve sentir-se obrigada a fazer nada em sua vida. As circunstâncias e o meio em que vive hoje são completamente escolhas feitas por você mesma, da mesma forma isso pode mudar, comece a mudança da sua vida por si mesma.
1. Faça tratamentos de beleza
Use máscaras faciais. Pode ser essas naturais mesmo: faça depilação, faça coisas por você e pela sua aparência.
2. Leia muito sobre o que gosta
A leitura ativa sempre boas sensações em nosso cérebro, especialmente uma leitura que goste muito. Encontre um tempo para ler um livro que goste, isso lhe ajudará a sentir-se bem melhor.
3. Vista-se com seu estilo
Não importa o que dizem, afinal, convenhamos, existem algumas peças e roupas que dizem estar na moda que jamais eu usaria, acho que nem você. Encontre seu próprio visual e look.
4. Faça metas atingíveis
Comece com o pouco, desenvolva metas de curto prazo e estabeleça algumas a longo prazo, mas primeiro foque nas de curto prazo. Faça com que estejam interligadas.
5. Faça compras
Essa é uma tarefa muito fácil, não é mesmo? Mesmo em crise, compre apenas um brinco ou algo que lhe faça bem.
6. Faça e planeje viagens
Assim como as metas, planeje viagens, escolha e limite suas prioridades, economize um pouco e guarde dinheiro, é possível, lute e conseguirá.
7. Estude algo novo
Nunca devemos estacionar nos estudos, mesmo que sejamos mães, podemos e conseguimos realizar algum estudo novo, ou apenas continuar algo que um dia começamos.
8. Ouça novos estilos de música
Descubra que você mudou com o tempo, que agora esse estilo novo parece ser muito interessante, baixe aplicativos para escutar músicas, e divirta-se!
9. Acredite em você
Nunca permita que alguém diga que você é incapaz de realizar alguma coisa, você pode todas as coisas que decidir que pode.
10. Descubra o que gosta
Se não está satisfeita com seu emprego atual, com seus estudos atuais, com sua vida, mude agora mesmo, pesquise sobre o que gosta, realize testes de proficiência profissional e pessoal.
Sobre as coisas a sua volta
Muitas vezes estamos tão ocupados com nossos afazeres e a rotina do nosso dia a dia que facilmente podemos deixar de perceber as coisas ao nosso redor, as pessoas ao nosso lado, a saúde, a paz, os pássaros, os sorrisos, os beijos e abraços que deixamos de dar e receber. Acalente mais a sua vida com um pouco mais de paz interior, isso é possível e lhe faz muito bem.
1. Esqueça as comparações
Você não é sua amiga, ou sua vizinha, ou seja lá quem for, você é você e suas circunstâncias; ninguém é igual a ninguém, por isso apenas você mesma pode realizar tudo que realiza. Ignore as vozes negativas a sua volta, ditas por pessoas medrosas e desumanas, corra atrás de sua felicidade.
2. Ame suas escolhas
Aprecie seu casamento, aprecie suas tarefas domésticas, aprenda a sentir alegria nas escolhas que já fez. Veja como elas transformaram sua vida em algo muito bom.
3. Ame sua família
Eles sabem que você os ama, mas procure demonstrar mais esse amor por eles, beije, abrace e também receberá muito amor em troca.
4. Comemore as pequenas vitórias
Seu dia pode ser muito feliz, depende apenas e exclusivamente de você mesma. Comemore os acontecimentos mais simples da sua vida, faça festa das suas conquistas.
5. Não dependa de ninguém
Essa é uma das principais atitudes que você precisa fazer para amar-se muito mais. Elogie-se no espelho, ame seu corpo, ame sua vida, ame você mesmo que ninguém mais ame.
6. Valorize o que tem de bom
Exalte suas qualidades, potencialize o que você já sabe fazer bem e torne isso melhor ainda.
7. Admire a natureza a sua volta
Perceba as flores e o ar puro da natureza, perceba os bichos e sua incrível beleza, passe a observar as pequenas e delicadas perfeições que a natureza possui assim como você.
8. Não permita ofender-se
As pessoas a sua volta podem até tentar, mas a escolha mais uma vez é sua em ofender-se ou apenas entender as circunstâncias que levaram àquela ação do outro, deixe todo aquele negativismo, fique apenas do outro lado.
9. Não leve a vida tão a sério
Se alguma coisa não aconteceu exatamente como você pensou ou programou, não fique se lamentando, rapidamente busque o plano B. Se não sabe como resolver, aceite e vá fazer outra coisa. Ria dos seus erros, todos erram.
10. Aprenda a ser resiliente
Resiliência é a capacidade que o indivíduo tem de adaptar-se a novas circunstâncias, alguém que após passar por uma situação difícil é capaz de ser ou fazer o que fazia antes.
Encontre dentro de você essa capacidade de superar limites, seu poder é ilimitado, sua força é maior do que você pode imaginar, acredite!