Como dar mamadeira para um bebê

Maneiras simples e práticas de como dar mamadeira para um bebê.

3,857 views   |   shares
  • O melhor alimento para o bebê é o leite materno. No entanto, após os seis meses de idade, o bebê precisa (frise bem), PRECISA, ser alimentado com outros alimentos para o seu melhor desenvolvimento, como afirma Monica Brandão neste artigo: “ Após os 6 meses de aleitamento exclusivo, chega a hora de seu filho experimentar outros alimentos. E eles são essenciais para garantir seu desenvolvimento”. A mamadeira é uma forte aliada nisso tudo, porém, muitas mamães ao darem apenas o peito, sofrem com o bebê que não quer largar o peito. Muitas vezes, fazem-no até de chupeta e há uma verdadeira luta de sentimentos, de um lado, a mãe que quer estar ao lado do filho e, do outro, o sentimento que ele precisa crescer e se desenvolver, ter a sua independência. Isso deve ser estimulado e encarado com naturalidade, faz parte dessa independência a transição para a mamadeira. Por isso, preparamos algumas dicas para uma transição tranquila.

  • 1º)

    Entenda os seus sentimentos, tenha certeza que essa transição é melhor para o seu bebê, converse com ele, perceba se ele está preparado. Uma dica é, mesmo passando para a mamadeira, a mãe tirar o bebê do peito aos poucos, conforme a sua necessidade de estar com o bebê e o bebê com a mãe.

  • 2º)

    A escolha da mamadeira deve ser bem feita. Escolha três tipos de bicos, como por exemplo, de silicone normal, ortodôntico e imitando o peito da mãe. Ofereça-os ao bebê e escolha o que ele mais gostar ou aceitar.

    Prefira mamadeiras de silicone livres de Bisfenol A. Segundo estudos da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo (SBEM-SP), o Bisfenol age como um hormônio sintético e sua ingestão pode provocar câncer, diabete, obesidade, infertilidade e outras doenças. São os bebês os mais vulneráveis aos efeitos do produto.

  • 3º)

    A introdução da mamadeira é mais fácil de ser aceita pelo bebê quando ele é apenas um recém-nascido. Aproveite essa fase, no entanto, coloque o leite materno na mamadeira e somente em algumas mamadas para que seu bebê aproveite todos os benefícios do aleitamento materno.

    Se o seu bebê já tem mais de seis meses, pode ser mais difícil a introdução. Uma dica é colocar um suco de que o bebê goste, aos poucos ele aceitará.

  • Seja firme

    É verdade que alguns bebês têm certa resistência à mamadeira. Ofereça várias vezes ao dia e procure alternar os alimentos para encontrar aquele que o bebê mais aceita. Pode ser trabalhoso, mas traz muitos benefícios, um bebê alimentado, satisfeito, saudável com crescimento, bom peso e dormindo uma noite toda. A recompensa é essa, e suas noites agora serão mais tranquilas e bem dormidas.

    Depois de se conscientizar de que o bebê precisa crescer, é hora de ir para a mamadeira, escolhas as livres de bisfenol A, ofereça ao bebê a mamadeira ao nascer, claro que com leite materno. Já depois dos seis meses, introduza outros alimentos, como sucos. Seja firme e tudo dará certo.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.

Como dar mamadeira para um bebê

Maneiras simples e práticas de como dar mamadeira para um bebê.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr