4 passos para evitar atritos nos feriados de fim de ano

Quando a família se reúne para as festas, podem surgir atritos. Não deixe que eles estraguem a festa! Veja algumas maneiras de evitá-los.

1,357 views   |   shares
  • Os meses se seguem, mais um ano se passou e chegam as festas. As pessoas saem às compras, decoram a casa, planejam receitas especiais e reveem familiares e amigos que, muitas vezes, só se encontram nessa época. E aí é aquela alegria: matar as saudades, colocar os assuntos em dia, desfrutar momentos felizes e harmoniosos juntos. É ótimo, não é? Pena que nem sempre é tudo assim tão perfeito...

  • O reencontro com familiares distantes frequentemente é sinônimo de discussões. É quando antigas mágoas voltam à tona, incompatibilidades se fazem relembrar, dívidas são cobradas, comentários desagradáveis escapam, e a alegria das festas pode ficar comprometida. Ou será que você, leitor, nunca passou por um episódio desagradável com parentes nas festas de fim de ano? Provavelmente sim.

  • 1. Planeje os preparativos para suas festas com certa antecedência

  • Organize-se e distribua tarefas, para não ficar sobrecarregado e estressado no dia do jantar em família. A preocupação em deixar tudo perfeito para o encontro com os entes queridos pode deixá-lo nervoso e propenso a reações exageradas. Delegue parte dos preparativos a outros membros da família, para que o dia do reencontro lhe seja mais leve.

  • 2. Tome cuidado com suas próprias palavras

  • Comentários desavisados podem causar constrangimento, irritação ou magoar alguém. Isso não é nada fácil: medir e controlar o que dizemos é um exercício de autocontrole, mas vale a pena. Por mais problemática que seja nossa relação com um determinado parente, certamente não desejamos criar um mal-estar iniciando uma discussão com ele depois de meses sem vê-lo.

  • 3. Releve pequenas irritações ou indiretas

  • Se a iniciativa para o desentendimento parte do outro, cabe a você decidir se haverá uma discussão ou não, afinal, ninguém briga sozinho. Se ouvir algo provocativo, controle suas palavras, pare e avalie se vale a pena dar continuidade ao clima criado pelo comentário negativo que lhe lançaram. Decida fazer sua parte para manter a harmonia.

  • 4. Preocupe-se menos com detalhes

  • Como a mancha na toalha, a falta de um ingrediente na última hora, o atraso de alguém ou o mau-humor do filho adolescente. Mantenha o foco na razão de estarem reunindo a família – e possivelmente os amigos; lembre-se de que essas oportunidades são raras ao longo do ano, e seja positivo ao aproveitar os momentos com os familiares.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Patrícia Andrade Baialuna é professora, mestre e doutoranda em Estudos Literários.

4 passos para evitar atritos nos feriados de fim de ano

Quando a família se reúne para as festas, podem surgir atritos. Não deixe que eles estraguem a festa! Veja algumas maneiras de evitá-los.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr