Infertilidade: Acalmando o coração e encontrando alternativas
Lutar contra a infertilidade requer coragem e principalmente entender que temos muitos desejos em nossa vida. Porém, nem sempre todos serão alcançados, por isso devemos aprender a lidar com as limitações.
Jacira Silva dos Santos Araujo
Um dos maiores desejos como forma de solidificar e unir cada vez mais o casal é a vinda dos filhos. É interessante como muitas vezes imaginamos com quem serão parecidos, como administraremos sua educação secular, familiar e os conduziremos a um caminho de bondade, respeito e amor. Infelizmente não estamos preparados no caso de não poder ter filhos.
A infertilidade para alguns casais pode ser a destruição de um sonho. Geralmente, esse tipo de problema só é descoberto após muitas tentativas, e então recorrer a um especialista para encontrar a fonte do problema. Entretanto, precisamos aprender como lidar com essa situação e não fazer disso uma dependência para que uma relação possa ser feliz.
Assim sendo, é necessário, em meio a algumas frustrações, extrair algum tipo de aprendizagem. E não existe uma forma melhor para aprendermos a lidar com esse tipo de dificuldade do que com nossa própria família.
Não encare a infertilidade como o fim de um sonho
Os nossos sonhos não podem ser desconstruídos, mesmo que ter filhos seja um forte desejo do casal. Ao saber a fonte do problema, é necessário trabalhar para que isso seja solucionado, existem muitos meios de se tornar pai e mãe mesmo que não possa ser concebido.
A família e os amigos precisam incentivar, apoiar, aconselhar e, principalmente, não deixar com que as esperanças morram. O sentimento de tristeza, em alguns momentos, pode se tornar o perturbador da paz, mas procure incentivá-los a não desistir, estabeleça sempre um bom diálogo para que quando esses tipos de pensamento vierem à mente pelo menos terão uma palavra de conforto.
Para algumas pessoas a adoção pode ser uma solução, para outros pode até existir determinadas técnicas para ajudar a realizar seu sonho como, por exemplo, a fertilização in vitro ou até mesmo inseminação artificial. É importante saber o porquê da infertilidade e seguir o tratamento indicado pelos especialistas, tudo depende do desejo do casal.
“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.” (Johann Goethe)
Nossa realização profissional, educacional e até mesmo familiar depende do quanto despendemos esforço e tempo, por isso, ajude-os a estabelecer o que é realmente prioridade. Se ter um filho é importante e isso não é possível acontecer, às vezes precisamos adaptar esse sonho.
Lutar contra infertilidade requer entender que nem sempre na vida teremos tudo que desejamos, mas podemos ser felizes da mesma forma, portanto, a melhor forma de lidar com a infertilidade ou ajudar alguém que luta com esse problema é sendo sempre um fiel companheiro, um excelente amigo e um ótimo consolador.
Quando estamos dispostos a ajudar alguém que passa por um problema desse tipo, precisamos nos colocar no lugar deles, ou seja, do casal. E basicamente estar disposto a entender seus sentimos e frustrações; é difícil até de imaginar, mas ter um ombro amigo para desabafar pode aliviar e muito toda a dor.
O amor quando é verdadeiro
Suporta toda a aflição e dor
Os problemas podem ser fortes
Mas terá um consolador
Ter filhos é uma bênção
E o Senhor conhece seu coração
Mesmo que não seja possível tê-los
Meios para ter essa benção encontrarão
O desejo parte do casal
Mesmo que a mãe não possa conceber
Adotar e cuidar dos sobrinhos
É uma forma de abençoada ser
A infertilidade não deve ser barreira
Para seu sonho realizar
Tudo nesta vida é passageiro
Não deixe o desespero te desencorajar
Ame a vida como ela é
Cuide de seu amor e de seu coração
Cultive a paciência e a esperança
E todas as suas metas alcançarão.
Jacira Silva dos Santos