Como fazer seu animal perder peso

A obesidade é um grave problema da sociedade atualmente. Os animais não estão livres dela. Saiba como ajudar seu bichinho a chegar ao peso ideal.

324 views   |   shares
  • Por definição, obesidade é a presença de gordura corpórea em excesso suficiente para comprometer a função fisiológica normal ou predispor a problemas metabólicos, cirúrgicos e/ou mecânicos. Somos martelados o tempo todo com informações sobre os males que a obesidade nos causa. Sabemos que devemos manter uma vida sadia se queremos ter uma vida longa. Mas será que pensamos o mesmo quando se trata de nossos animais? Quando ouvimos que nosso cão ou gato é “fofinho” ou “parece uma bolinha”, acreditamos estar no caminho certo. Mas isso não é nada bom, no fim das contas.

  • Peso também é importante para o animal

  • Animal magro não é sinônimo de animal doente. Mas, tem gente que não pensa assim e oferece ao seu companheiro mais ração do que deveria, além de dar bifinhos, biscoitos, frutas, doces e pizza, entre outros petiscos. O resultado é um bichinho gordo e propenso a desenvolver graves doenças. Dentre as principais consequências estão problemas ortopédicos, articulares, respiratórios, cardíacos e o diabete. Como se pode ver, não são poucos os motivos para que você auxilie seu companheiro a emagrecer.

  • Alimentação equilibrada e correta

  • Nosso cão ou gatinho não precisa passar fome para chegar ao peso ideal e mantê-lo. Existem rações comerciais, com teor de gordura reduzida, que são muito boas e gostosas. Elas devem ser oferecidas várias vezes ao dia e em pequenas quantidades para que a sensação de saciedade seja maior. Só que os petiscos precisam virar coisa do passado. Toda a família deve se envolver no processo, não oferecendo comidinhas quando o cão ou gato pedir.

  • Exercícios saudáveis

  • Além disso, exercício físico é importantíssimo. Para os cães, passeios na rua são o melhor, porque além de auxiliar no processo, desestressam o animal (e o dono!). Já para os gatinhos, brincadeiras que envolvam correr atrás de um cadarço de tênis ou um ratinho de tecido podem ser bem eficazes.

  • Temos que cuidar dos nossos animais como cuidamos de nossa família. Afinal, eles nos doam amor incondicional. Temos que retribuir da melhor forma possível!

  • Para mais informações, leia também o artigo Alimento de bicho x Alimento de gente.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.

Como fazer seu animal perder peso

A obesidade é um grave problema da sociedade atualmente. Os animais não estão livres dela. Saiba como ajudar seu bichinho a chegar ao peso ideal.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr