A conquista da humildade

O autoconhecimento é a chave para equilibrar o orgulho e encontrar alternativas para desenvolver a humildade - virtude elementar para viver melhor e mais feliz.

3,876 views   |   9 shares
  • O significado da palavra humildade segundo o dicionário Houaiss é “virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade”. A origem da palavra que vem do latim “húmile” e etimologicamente quer dizer “baixo, rente com a terra”.

  • Autoconhecimento

  • Uma das mais difíceis virtudes a ser conquistada é, sem dúvida, a humildade; afinal, para alcançá-la precisamos nos despir do orgulho exacerbado e aceitar que não somos infalíveis e, tampouco, estamos sempre certos. O autoconhecimento é fundamental nesse processo de consciência das nossas limitações. A humildade é, assim, a aceitação plena dos próprios defeitos e qualidades sem a necessidade de invocar a vaidade. É ter em mente a igualdade dos seres humanos, independente de sua aparência, status social ou bens materiais. É aceitar a realidade que possuímos sentimentos como qualquer outra pessoa, que vivemos e morremos como todos os demais seres humanos.

  • A prática

  • Algumas atitudes básicas demonstram humildade e podem ser cultivadas no nosso dia a dia, tais como evitar o engodo de ser “o dono da verdade”, ou seja, ter a convicção que nem sempre sabemos tudo; pedir conselhos às pessoas com experiência e não considerar humilhante ser corrigido. Ouvir os outros com atenção, na certeza de que qualquer pessoa pode nos ensinar alguma coisa. Além disso, é sempre recomendável tirar por experiência os próprios atos, reconhecendo as falhas e retificando-as.

  • Humilhação

  • O significado da humildade tem sido distorcido, sendo, muitas vezes, confundida com pobreza de espírito, ignorância e fraqueza. Entretanto, esses sentidos nada têm a ver com a essência da verdadeira humildade. É importante não confundir humildade com humilhação. Humildade pressupõe coragem, enquanto que a humilhação se apregoa aos fracos, subservientes e covardes. Pela humildade reconhecemos os defeitos, mas também enxergamos as qualidades próprias e dos outros.

  • A conquista

  • Roberto Rossellini afirmou que “A busca da humildade é o mais importante, especialmente se você quiser construir uma ética, se você quiser chegar a uma certa moral”. É grande a importância de conquistar essa virtude; dedicar-se a esse trabalho é, pois, sapiência. Os benefícios de deixar a arrogância de lado são ilimitados e possibilitam, ainda, a sensibilidade para auxiliar outras pessoas a se desenvolverem também.

  • A humildade é essencial nos relacionamentos sadios, pois possibilita a afabilidade que enriquece a empatia. A pessoa humilde respeita o próximo e tem comiseração com os que erram; a única satisfação que procura é a da própria consciência.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

A conquista da humildade

O autoconhecimento é a chave para equilibrar o orgulho e encontrar alternativas para desenvolver a humildade - virtude elementar para viver melhor e mais feliz.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr