A conquista da humildade

O autoconhecimento é a chave para equilibrar o orgulho e encontrar alternativas para desenvolver a humildade - virtude elementar para viver melhor e mais feliz.

3,948 views   |   9 shares
  • O significado da palavra humildade segundo o dicionário Houaiss é “virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade”. A origem da palavra que vem do latim “húmile” e etimologicamente quer dizer “baixo, rente com a terra”.

  • Autoconhecimento

  • Uma das mais difíceis virtudes a ser conquistada é, sem dúvida, a humildade; afinal, para alcançá-la precisamos nos despir do orgulho exacerbado e aceitar que não somos infalíveis e, tampouco, estamos sempre certos. O autoconhecimento é fundamental nesse processo de consciência das nossas limitações. A humildade é, assim, a aceitação plena dos próprios defeitos e qualidades sem a necessidade de invocar a vaidade. É ter em mente a igualdade dos seres humanos, independente de sua aparência, status social ou bens materiais. É aceitar a realidade que possuímos sentimentos como qualquer outra pessoa, que vivemos e morremos como todos os demais seres humanos.

  • A prática

  • Algumas atitudes básicas demonstram humildade e podem ser cultivadas no nosso dia a dia, tais como evitar o engodo de ser “o dono da verdade”, ou seja, ter a convicção que nem sempre sabemos tudo; pedir conselhos às pessoas com experiência e não considerar humilhante ser corrigido. Ouvir os outros com atenção, na certeza de que qualquer pessoa pode nos ensinar alguma coisa. Além disso, é sempre recomendável tirar por experiência os próprios atos, reconhecendo as falhas e retificando-as.

  • Humilhação

  • O significado da humildade tem sido distorcido, sendo, muitas vezes, confundida com pobreza de espírito, ignorância e fraqueza. Entretanto, esses sentidos nada têm a ver com a essência da verdadeira humildade. É importante não confundir humildade com humilhação. Humildade pressupõe coragem, enquanto que a humilhação se apregoa aos fracos, subservientes e covardes. Pela humildade reconhecemos os defeitos, mas também enxergamos as qualidades próprias e dos outros.

  • A conquista

  • Roberto Rossellini afirmou que “A busca da humildade é o mais importante, especialmente se você quiser construir uma ética, se você quiser chegar a uma certa moral”. É grande a importância de conquistar essa virtude; dedicar-se a esse trabalho é, pois, sapiência. Os benefícios de deixar a arrogância de lado são ilimitados e possibilitam, ainda, a sensibilidade para auxiliar outras pessoas a se desenvolverem também.

  • A humildade é essencial nos relacionamentos sadios, pois possibilita a afabilidade que enriquece a empatia. A pessoa humilde respeita o próximo e tem comiseração com os que erram; a única satisfação que procura é a da própria consciência.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

A conquista da humildade

O autoconhecimento é a chave para equilibrar o orgulho e encontrar alternativas para desenvolver a humildade - virtude elementar para viver melhor e mais feliz.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr