6 soluções para os pais para motivar um filho adolescente

A adolescência é um período maravilhoso onde se pode desenvolver muitos talentos e determinar o futuro de uma pessoa, os jovens precisam de um bom direcionamento e motivação.

10,780 views   |   59 shares
  • A adolescência é uma fase de diversão, aprendizado, escolhas e rebeldia. É quando os jovens pensam que já sabem se cuidar sozinhos e que não dependem dos pais, por isso é tão importante um direcionamento correto nessa etapa da vida. Vejamos algumas coisas que podem ser feitas para motivá-los e assim fazer com que tomem rumos corretos nesse período, evitando sofrimento e arrependimentos.

  • 1. Seja um amigo

  • Muitos adolescentes preferem conversar com os amigos do que com os pais, para solucionar esse problema seja mais que um pai ou mãe, seja um amigo também. Por isso, ouça atentamente e respeite as opiniões. Respeitar não é o mesmo que concordar, mas, tome cuidado quando discordar de algo, se for muito duro ou enfático num determinado assunto, pode ser que o jovem se assuste e não se abra novamente, aproveite os momentos em que ele se expõe.

  • 2. Ajude-o a fazer metas

  • A juventude é feita de sonhos sem planos. Eles anseiam muitas coisas para o futuro, imaginam-se casados com o amor da vida, numa casa espaçosa, um belo carro e muito felizes, porém, na maior parte dos casos, não sabem como alcançar isso. Ajude-os a fazer metas, vendo o que é necessário para atingirem o que desejam; incentive-os a escrever essas metas em um local onde revejam constantemente para não perderem o foco do objetivo.

  • 3. Seja positivo

  • Sendo o jovem muito ganancioso ou audacioso em seu desejo para o futuro, não o menospreze, mesmo pensando que tais aspirações estão acima de sua capacidade de alcance. Nem o desmotive dizendo-lhe que não será capaz ou que está sonhando alto demais, deixe-o sonhar e diga que ao estudar e esforçar-se realmente não haverá limites para seu sucesso.

  • 4. Elogie ao invés de criticar

  • Elogie seu filho sempre que possível. Quando ele mostrar algo que fez, mostre o quanto está orgulhoso por aquele feito. Caso veja algo que ele precisa melhorar, antes de dizer-lho, faça um elogio. Por exemplo, sua filha está aprendendo a tocar piano e faz uma apresentação na qual erra algumas notas; antes de mencionar o seu erro, diga-lhe que começou muito bem. Se nem o começo foi bom, elogie a determinação dela em continuar mesmo com percalços. Sempre há algo que podemos elogiar.

  • 5. Faça-o ter visão

  • Como já foi dito, a juventude é feita de sonhos, todavia, não pode ser feita só disso. Os jovens precisam ganhar a visão de futuro ou a perspectiva de vida que muitos deles não tem, isto é, saber onde se quer chegar e o que deve ser feito até lá. Mostre que esse caminho é longo, cheio de desafios e desânimo; seja franco ao dizer que não será fácil, entretanto, incentivador ao mostrar que é possível, assim ele não desistirá nas primeiras barreiras que surgirem.

  • Advertisement
  • 6. Direcione

  • Tente conduzi-lo e incentivá-lo a algo que será bom para ele no futuro. Faça-o entender que nem todos os bons guitarristas são bem-sucedidos e felizes. Eles acham que já sabem o que é melhor para si, porém, raramente isso está correto. Ao direcionar um jovem, procure contar suas próprias experiências e como você aprendeu com elas.O adolescente precisa de limites assim como uma criança. É importante ser amigável mas saber fazê-lo entender onde o papel de pais entram em sua vida, e observar o devido respeito.

  • O período da adolescência é maravilhoso. Esses mancebos têm uma facilidade de aprendizado muito grande, conhecem as novas tecnologias e têm acesso a muita informação, contudo, é um período de muito cuidado, pois uma escolha errada nessa fase pode mudar completamente os planos futuros e acabar com muitos sonhos.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Moroni Ataide nasceu em São Paulo é Redator e Publicitário. Já trabalhou com revisão e edição de textos, monitoria de qualidade e com treinamenos de desenvolvimento pessoal.

6 soluções para os pais para motivar um filho adolescente

A adolescência é um período maravilhoso onde se pode desenvolver muitos talentos e determinar o futuro de uma pessoa, os jovens precisam de um bom direcionamento e motivação.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr