Como ser um bom ouvinte

Como melhorar a qualidade da comunicação dentro da família

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  • A primeira ordem de um comandante que planeja uma invasão militar é a interferência nos canais de comunicação do inimigo. Quando a comunicação é prejudicada, desencadeia-se uma reação semelhante a de uma grande fileira de dominós, quando o primeiro é empurrado e vai derrubando os próximos, até todos caírem. Dentro das famílias a boa comunicação também é vital para manter os relacionamentos em sincronia, quando há falhas nessa área todas as outras correm o risco de serem afetadas.

  • A comunicação é constituída basicamente de duas partes - ouvir e falar, e as duas são importantes, no entanto, a maioria das pessoas tem mais dificuldade na primeira parte do que na segunda. Para saber se você tem sido um bom ouvinte para seus familiares, responda as seguintes perguntas:

  • 1. Em sua última conversa com seu cônjuge:

  • A) Ambos sentiram-se mais próximos e compreendidos

  • B) Você se sentiu bem após desabafar

  • C) Ambos se interromperam e não acabou bem

  • 2. Quando foi a última vez em que você recebeu notícias de seus filhos(as) sobre sua vida na escola, sobre seus amigos, interesses ou dificuldades:

  • A) Há menos de uma semana

  • B) Há mais de uma semana

  • C) Não me lembro bem

  • 3. Quando alguém de sua família começa a falar com você, em sua mente:

  • A) Você se prepara para prestar atenção

  • B) Você já vai pensando no que vai responder

  • C) Você continua o que estava fazendo ou pensando

  • É evidente que as respostas de letra A são as ideais, as de letra B medianas, e as de letra C as que despertam os alertas de problemas! Mas independente desse pequeno teste, se você sente que precisa ser um ouvinte melhor, concentre-se no seguinte:

    • Reserve um tempo separado dos afazeres para conversar com seus familiares regularmente;

    • Para ouvir de verdade é preciso prestar atenção, procurando captar o máximo possível, para facilitar, procure se livrar de possíveis distrações;

    • Ao manter-se atento, poderá captar mais do que o que foi dito, assimilando as ideias por trás das palavras pois as entrelinhas também transmitem sentimentos;

    • Não fique pensando no que quer dizer enquanto está ouvindo, isso atrapalha;

    • Procure não interromper;

    • Aprenda a diferenciar quando a pessoa quer apenas desabafar e quando espera respostas, posições ou conselhos;

    • Ao conversar com crianças, tome cuidado para não inibí-las. Faça perguntas para ter certeza que entendeu o que foi dito;

    • Quando for sua vez de falar, faça um resumo do que captou para certificar-se que entendeu corretamente;

    • Tenha paciência, às vezes a conversa pode demorar mais do que você gostaria ou você pode receber mais críticas do que esperava, mantenha a calma;

    • Cuide para não alterar o tom/volume da voz;

    • Trate como gostaria de ser tratado, essa iniciativa pode ser difícil, mas dá ótimos resultados;

    • E lembre-se: o principal erro do ouvinte é não ouvir!

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  • Suzana A. Ribeiro é casada, mãe de duas garotinhas adoráveis e atualmente está esperando sua terceira filha. Dona de casa, estudante de Letras e escritora nas horas livres. http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/

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Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.

Website: http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/

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