Economizando tempo na cozinha: Mais 7 dicas para o preparo rápido de refeições

Dicas de como economizar tempo no preparo, para poder desfrutar mais tranquilamente as refeições.

6,176 views   |   4 shares
  • Para você que tem um dia a dia corrido, mas faz questão de uma comidinha caseira, preparamos algumas sugestões para ajudá-lo a ganhar tempo no preparo das refeições e, assim, poder desfrutar esse momento com mais tranquilidade e sabor.

    1. Cebola e alho podem ser triturados no liquidificador, ou processador, com um pouquinho de óleo (ou azeite) e congelados em forminhas de gelo. Reserve uma ou duas forminhas especificamente para esse fim, pois a cebola e o alho vão impregnar o plástico – e ninguém vai ficar feliz em ter um gelo com gosto de cebola no suco. Depois de congelado, desenforme e armazene as “pedrinhas” em sacos plásticos próprios para alimentos, no freezer ou congelador. Quando precisar, é só tirar uma dessas “pedrinhas” e colocar direito na panela para refogar, sem precisar descongelar previamente. Com o calor do fogo, ela irá descongelar e refogar. Se necessário, acrescente um pouquinho mais de óleo. Você terá o sabor do alho e da cebola recém-cortados!

    2. Quando comprar salsinha e cebolinha, aproveite e já pique tudo de uma vez. Acomode em um pote plástico com tampa e leve ao congelador. Quando for utilizar em preparações, basta tirar com uma colher a quantidade desejada e adicionar ao preparo, sem necessidade de descongelar. Além de ganhar tempo, você aproveitará todo o maço, evitando desperdício.

    3. Se você não gosta muito do sabor do feijão quando congelado, experimente congelar somente o feijão cozido, sem tempero nenhum. Cozinhe apenas o suficiente para o grão ficar macio, mas não deixe o caldo engrossar. Congele em potes plásticos e, depois de congelado, desenforme e acomode em sacos plásticos próprios para freezer (assim você ganha espaço no congelador). Quando for utilizar, em uma panela refogue os temperos de sua preferência, adicione o feijão cozido já descongelado e deixe o caldo engrossar. O sabor será como se você o tivesse cozido no dia!

    4. Peito de frango cozido e desfiado também é ótima opção para fazer e congelar, pois serve de recheio para tortas, pizzas e salgados. Pode ser feita a mesma coisa com carne seca. Depois é só descongelar e utilizar!

    5. A água que você utilizou para cozinhar o peito de frango utilize para cozinhar alguns vegetais como chuchu, cenoura, mandioquinha, abóbora. Bata no liquidificador e você terá uma excelente base para sopas. Depois, basta descongelar e acrescentar uma carne ou macarrãozinho e sua sopinha estará pronta em um instante.

    6. Carne moída refogada pode ser congelada também e utilizada como recheio de panquecas, molhos ou simplesmente refogada com os temperos de sua preferência. Aqui vale a mesma dica do feijão – congele sem temperar.

    7. Quando fizer molho de tomate ou molho branco, faça um pouco a mais e congele. O molho branco congelado fica com uma textura perfeita quando preparado com farinha de trigo no lugar do amido de milho. Seguindo essas dicas, o preparo de suas refeições ficará muito fácil e rápido. E, com certeza, agradará até os paladares mais exigentes!

  • Advertisement
  • Gostou dessas ideias? Então, compartilhe com seus amigos!

  • Neste outro artigo você encontrará mais algumas dicas de como economizar tempo no preparo das refeições.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.

Website: http://lar-umpedacinhodoceu.blogspot.com.br/

Economizando tempo na cozinha: Mais 7 dicas para o preparo rápido de refeições

Dicas de como economizar tempo no preparo, para poder desfrutar mais tranquilamente as refeições.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr