Como manter um casamento saudável

Cuidar como uma planta. Com diálogo franco, programando o lazer a dois. Manter a individualidade e a chama acesa.

7,895 views   |   26 shares
  • Cuidar como uma planta

  • O casamento é como uma planta que precisa a cada tanto de um adubo, ser regada, ser podada na época correta; ou seja, necessita de carinho e cuidados constantes. É importante para o casal a manutenção de rotinas saudáveis como o lazer, mas o diálogo e uma conversa franca devem ser o ponto chave do relacionamento.

  • Programar o lazer a dois

  • Programar viagens, saídas para jantar em algum restaurante novo ou bem cotado para os amantes da boa gastronomia, ir ao cinema ou ao teatro e até combinar alguma saída com algum casal amigo são hábitos que fazem muito bem ao espírito, a alma e aos dois. A frequência para essas atividades fica a consenso dos dois, em função de seus compromissos e disponibilidades, mas devem ser agendados mensalmente como qualquer outro compromisso profissional ou pessoal.

  • Diálogo franco

  • O diálogo franco a dois amadurece a ambos e ao próprio relacionamento. Todos nós temos dois lados, um lado luz e um lado sombra. Eu sugiro um exercício simples para ser feito a dois. Cada um divide uma folha de papel em duas colunas, uma com o lado luz e outra com o lado sombra, e escreve no lado luz tudo que admira no seu companheiro e no lado sombra aquelas coisas que podem gerar problemas ou que incomodam. Feito isso, cada um lê para o outro primeiro o lado luz, entrando em detalhes de como estas qualidades são importantes para os dois e depois cada um lê o lado sombra do outro. Neste momento é importante que os dois encontrem uma solução para que este lado sombra seja trabalhado e não se torne ou que deixe de ser um problema. E assim decidem com que frequência vão avaliar como cada um vai trabalhando o que ficou combinado,em busca de uma melhoria contínua.

  • Manter a individualidade

  • Um relacionamento saudável deve também ser mantido com a individualidade de cada um. Temos necessidade de fazer determinadas atividades sozinhos, ou melhor, sem a companhia do cônjuge. Por exemplo: Uma saída semanal com os amigos, ou amigas, afinal nem sempre programas de homens são agradáveis para mulheres e vice-versa. Ir a um jogo de futebol com amigos, ir ver um filme romântico com final bem previsível com as amigas, ir tomar um chá com as amigas ou combinar com os amigos aquela saída esportiva para uma corrida, um pedal, um jogo de golfe e assim por diante.

  • Manter a chama acesa

  • É claro que não podemos esquecer de nutrir uma boa relação sexual, que também é muito importante para manter a chama sempre acesa. Buscar novas formas de afeto, lugares diferentes, algo que os dois estejam de acordo. Tudo isso é divertido, significa pensar no outro com carinho, querer estar bem juntos. São poucos minutos por dia: um "Bom dia" com um bilhetinho, mandar uma mensagem carinhosa no meio da tarde, comprar flores, chocolates; enfim, surpreender o outro, pensar no outro! E ser feliz!

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Márcia Diniz é Wellness, Professional & Mental Fitness Coach.

Proprietária da MD Coaching em São Paulo. Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro do The Inner Game School of Coaching e da ICF.

Como manter um casamento saudável

Cuidar como uma planta. Com diálogo franco, programando o lazer a dois. Manter a individualidade e a chama acesa.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr