5 ótimas dicas para fazer seu bebê dormir

Algumas dicas para ajudar seu bebê dormir melhor e mais facilmente.

11,868 views   |   7 shares
  • Bebês são a alegria da nossa vida. Eles ficam lá, olhando tudo ao seu redor... E mesmo sem fazer nada espetacular ou impressinante, são capazes de deixar os pais babando por eles. Incrível, não? Nosso amor (e quase adoração) incondicional chega a tal ponto que não apenas damos (com a maior alegria) nossos dias por eles, mas muitas vezes sem perceber, nossas noites também. O tempo vai passando e quando vemos, dormir 2 ou 3 horas direto, uma coisa tão básica, parece uma realidade distante. Mas tudo bem, sem desespero! A notíca boa é que hora ou outra isso passa SIM e seu bebê vai, EM ALGUM MOMENTO, dormir a noite inteira (e você também). Agora, isso não significa que você não possa fazer o possível para acelerar o processo.

  • Depois de 3 filhos (e inúmeras noites muito, mas muito mal dormidas), eu cheguei a conclusão que criança “difícil” de se colocar pra dormir – e mais importante, que permanece dormindo por um bom tempo – existe sim, mas que 80% dos problemas vêm de erros e inexperiênca dos pais (e eu que o diga). Depois de ler, no desespero, vários livros que iam do extremo de colocar para dormir sem o bebê derramar uma lágrima (The No-Cry Sleep Solution: William Sears) ao deixá-lo chorar até dormir (o famoso método Ferber), segue uma pequena lista de dicas que de fato funcionaram e que ajudam o bebê a dormir melhor:

  • 1- Cuide da sua alimentação

  • Até os 3 meses de idade, o que você come se reflete no comportamento do bebê aumentando a quantidade de cólicas, e bebês com cólicas dormem mal e acordam muito. Simples assim. Corte durante esse período refrigerante, café, álcool, embutidos, cítricos, alimentos com muito ferro ou açúcar e muita carne. (Se você ficou com a impressão que vai ficar 3 meses comendo batata e arroz... Aviso que talvez isso não esteja muito longe da verdade).

  • 2- Crie uma rotina

  • Bebês PRECISAM de rotina (assim como todas as crianças pequenas). A partir das 18 horas, por exemplo, crie uma rotina e a siga sempre: brincadeiras calmas, jantinha, banho quentinho e dormir. Tudo sempre no mesmo horário.

  • 3- Coloque seu bebê na cama cedo

  • Deixar o bebê acordado até mais tarde com o intuito dele dormir mais tempo, ou “direto” normalmente não dá certo. É o contrário. Depois de muitas (!) tentativas, descobri que se colocadas na cama entre 8 e 8:30h da noite as crianças dormem mais rápido e mais tranquilamente.

  • 4- Coloque o bebê na cama acordado

  • Importantíssimo. Quando o bebê aprende a dormir sozinho (ou sem ser carregado, balançado, mamando em você ou o que seja), isso significa que nas vezes que ele acordar durante a madrugada, também vai saber voltar a dormir sozinho. Para incentivar isso, um truque que eu aprendi foi o de dar o último leitinho da noite na mamadeira. Como eu sempre amamentei com leite materno, a maneira era tirar um pouco de leite (seja com uma bombinha ou manualmente) e colocar na mamadeira. Assim, antes de dormir, eu amamentava um pouco e enquanto o bebê ainda estava acordado o deitava no bercinho e dava a mamadeira. A criança fica com a barriguinha bem cheia, fica com soninho e dorme por mais tempo. Além disso, com pouca idade (algo como a partir de 4 ou 5 meses) o bebê já consegue segurar a mamadeira sozinho. Isso significa que você pode tranquilamente colocar seu bebê no bercinho com sua mamadeira completamente acordado e que ele vai mamar e dormir sem sua ajuda.

  • Advertisement
  • 5- Não entre correndo no quarto no primeiro sinal

  • Bebês acordam muito durante a noite, mas muitas dessas vezes eles apenas “resmungam” um tempinho e voltam a dormir. Normal. Não corra e o acuda por qualquer coisinha. Deixe passar um tempinho para ver se ele está de fato acordado, chorando e precisando de você. Isso também vai ajudá-lo a aprender a dormir sozinho.

  • Como tudo na vida, seu bebezinho precisa ser ensinado a dormir. Ao mesmo tempo que alguns (a minoria, acredito) parecem nascer “dorminhocos” naturalmente, outros precisam de um pouco de esforço e dedicação para encontrarem seu ritmo (e se adequarem ao ritmo dos pais). Com paciência e amor você também pode ajudar seu filho a dormir melhor.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Simony é casada, mãe de 3 filhos e optou ser mãe em tempo integral. É formada em Adm. Publica pela UDESC tem um MPA pela Brigham Young University.

5 ótimas dicas para fazer seu bebê dormir

Algumas dicas para ajudar seu bebê dormir melhor e mais facilmente.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr