Como celebrar a Páscoa com foco na ressurreição de Jesus Cristo
Qual a origem da Páscoa? O que podemos fazer para comemorar esta data com o foco principal: A Ressurreição.
Fernanda Ferraz
A Páscoa é uma ocasião muito especial. Muita gente pensa, principalmente as crianças, que esta data está somente ligada ao coelhinho da Páscoa e os ovos de chocolate; mas na verdade, o verdadeiro significado desta data tão importante e única é a ressurreição de Jesus Cristo, um fato que marcou o mundo e todas as gerações.
A Páscoa é um dia de alegria e confraternização familiar, nesse dia as famílias podem se reunir e aprender mais sobre o verdadeiro simbolismo da Páscoa. Na antiguidade, a festa da Páscoa era festejada com representação na libertação do povo de Israel, que ficou em cativeiro sob domínio egípcio.
A refeição pascal era realizada com ervas amargas, pães asmos e cordeiro assado. A família comia a refeição com muita rapidez, porque representava a perseguição dos egípcios sobre o povo. As ervas amargas representavam todo o sofrimento, fome e perdas que tiveram durante sua jornada de cativeiro à libertação, mas o ponto principal era o libertador do povo: Jesus Cristo.
1- E o que a Páscoa representa hoje em nossos dias?
Representa a ressurreição de Cristo, a vitória sobre a morte e a alegria da vida pós-mortalidade. Como as escrituras falam a vida não acaba com a morte, como diz em João 14:19: “Porque eu vivo, e vós vivereis”. Todo o mundo cristão celebra com alegria esta data, que deve estar viva constantemente em nossos corações.
2- Que alimentos podemos preparar neste dia?
Para celebrar a data de forma sagrada, qualquer alimento desde que feito com humildade e reunião da família. Algumas religiões não comem carne e somente peixe, outras fazem o pão ázimo sem fermento. Cabe a família saborear o que mais lhes agradar.
3- O que podemos fazer neste dia?
Este é um dia inspirador para sentarmos em família. Para relembrarmos que Cristo vive podemos:
Contar a história da ressurreição do Salvador do mundo.
Se houver gravuras, pendurar num quadro ou na parede como fonte visual.
Ler as escrituras.
Acessar vídeos sobre a ressurreição.
Cantar hinos.
Conversar sobre a importância de sobrepujarmos as dificuldades com alegria e gratidão em nossos corações e com a promessa de um dia voltarmos a nossa original morada com o Senhor em seu Reino Celeste.
Fazer uma ceia leve e agradável.
4- E por que ovos de Páscoa?
O ovo na realidade foi um simbolismo criado por algumas culturas como representação de um novo nascimento ou um túmulo, onde ao abrir, há vida. Muitos países pintam ovos de galinha cozidose tingem de várias cores.
5- O que posso aprender com a história da Páscoa?
Acreditar na ressurreição. “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.” (João 11: 25).
Ser grato. Grato pelo dom da vida que gratuitamente recebeu, por possuir braços e pernas e um corpo saudável, por saber que sua jornada não acaba aqui.
Devemos aprender a lutar por nossos ideais, assim como o povo fugiu dos egípcios que os oprimia e lutaram por sua liberdade. Como alguém que está esforçando-se para fazer o melhor você também deve usar esse exemplo, não agindo com força ou violência, é usar de sabedoria para lutar com as armas espirituais da fé e perseverança sobre as adversidades que surgirem.
Não desanimar. Ainda que inundado de problemas e dificuldades temos um grande exemplo de Jesus que usou de determinação para sobrepujar a dor até a morte, fazendo a vontade de seu Pai e de nosso pai, Deus.
Orar em família. Esse é um ótimo momento para todos se reunirem e agradecer pelas bênçãos recebidas, e fazer deste momento um hábito familiar.
Estar com os olhos fitos. Estar com o olhar fixo nos ensinamentos e lições de vida que o Salvador nos deu, de paciência, amor ao próximo, humildade, força espiritual e coragem, seguindo as palavras do Senhor:
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” (João 14:6).
Desenvolver mais fé.
Lembrar-se que sempre que seguimos os bons caminhos, como os mandamentos de Deus, receberemos muitas bênçãos no tempo certo.
Usar a Páscoa para sermos pessoas melhores com os ensinamentos do Senhor. O Apóstolo Paulo nos traz orientação celestial:
“Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. Em seguida, recomendou o seguinte: “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco”. (Filipenses 4:8-9).
Usar este dia para estar mais próximo da família.
Ensinar para as crianças, usando um espelho, que quando ressuscitarem serão de carne e ossos. E se houver algum problema de saúde ou não tiver algum membro do corpo, tudo será restaurado. Isso ajuda a superar medos e traumas. (Ver Lucas 24:39).
Escrever cartas com mensagens bonitas para parentes e vizinhos.
Entregar biscoitos ou pães ázimos embrulhados em saquinhos coloridos para os conhecidos.
Fazer enfeites nas cascas dos ovos vazias com mensagens e frases como as do tipo: Cristo ressuscitou!
Rever com todos da família os álbuns de fotografia, desde a mamãe grávida até o momento atual, explicando o desenvolvimento de cada fase e o propósito da vida com base na ressurreição.
Fazer de todo dia um dia ideal para recordar o alto preço que Cristo pagou para nos libertar e dar consolo sobre o cativeiro do mundo e suas dificuldades: a expiação. Lembrar que antes da ressurreição o Salvador do mundo expiou por nossos pecados, dando-nos a possibilidade de voltar a sua presença se seguirmos seus passos. Devemos lembrar deste grande sacrifício que fez por amor à nós dando sua própria vida, sangrando por todos os poros e sofrendo por nossos pecados para nos libertar e dar salvação.
(Mateus 26:28; Lucas 22:39- 4; Hebreus 5:9; Hebreus 9; 10:1-10).