Sobrepujando a dor pela morte de um ente querido

Algumas reflexões para facilitar a superação pela morte de um ente querido.

15,360 views   |   65 shares
  • A morte inspira temores e provoca angústias terríveis; diante desse quadro comovedor estamos todos nós porque ninguém fugirá a esse destino. Por mais que seja natural, perder um ente querido representa uma das maiores dores que um ser humano tem condições de suportar. Não se pode evitar a dor da perda, no entanto, podemos aprender a lidar com essas emoções dolorosas.

  • Algumas reflexões podem facilitar:

    • A morte significa que não podemos mais compartilhar com aquela pessoa que é muito importante em nossa vida. Entretanto, é preciso considerar que o desespero e a revolta só trazem maior prejuízo, pois, ampliam um sofrimento que por si só já é intenso.

    • Estudos comprovam que as pessoas que buscam consolo e têm a crença nos valores espirituais conseguem enfrentar melhor o período do luto. Desenvolvem, ainda, mais facilmente a aceitação do distanciamento e sentem-se mais seguras ao entregar seu sofrimento a um ser divino ou superior. Mas é importante que a busca espiritual não se configure fuga e sim, consolo e enfrentamento. Que a fé no Sublime seja a manifestação da fé em si mesmo e no poder de superação.

    • Especialmente quando a morte ocorreu repentinamente, de uma forma brusca ou violenta, algumas pessoas têm maior dificuldade de se recuperar e acabam comprometendo até mesmo a sua saúde física e mental. No enfrentamento desse momento tão difícil e doloroso, a busca de ajuda profissional, como a psicoterapia, pode ser necessária, principalmente se existe uma dependência emocional muito grande com o ente que partiu. Por intermédio do tratamento, é possível reencontrar-se com as próprias potencialidades internas, o que é fundamental para a superação.

    • As dificuldades e as frustrações existem e vão existir sempre, mas é possível criar subsídios emocionais e afetivos suficientes para enfrentar as perdas através do autoconhecimento, canalizando o amor para si mesmo e para outras pessoas. Um grande benefício é, sem dúvida, atribuir significados positivos ao trauma, como o crescimento e superação pessoal. Nessa busca pode ser essencial estar em contato com pessoas que vivenciaram perdas semelhantes e encontraram caminhos para reparar essa falta.

    • É de suma importância que as pessoas que estejam passando por essa situação não se isolem. O momento é para ser compartilhado com a família, os amigos, enfim, pessoas queridas; distanciar-se do mundo não é a maneira mais adequada de solucionar o problema. O silêncio prolongado pode ser fuga da realidade e negar nunca soluciona nada. Num primeiro momento é importante falar com pessoas confiáveis que simplesmente ouçam e depois busquem orientar ao aprendizado e superação da dificuldade.

    • A gratidão é sempre elemento essencial para alcançar a superação e retomar a alegria, mesmo diante dos maiores sofrimentos. É muito importante priorizar a lembrança dos bons momentos que se viveu com o ente querido; sendo gratos pela possibilidade desse convívio. Ao mesmo tempo, o cultivo da gratidão promove outra alavanca para quem passa pelo sofrimento da perda, pois leva a conclusão de que é preciso valorizar o convívio com as pessoas que amamos e que ainda estão conosco.

  • Advertisement
  • Em suma, é preciso que se encontrem forças para seguir adiante, fortalecidos na certeza de que a morte é elemento da natureza e, portanto, não há como fugir a ela. Sendo assim, a vida exige urgência e viver é sobrepujar sofrimento na busca da essência da felicidade que habita em cada um de nós!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Sobrepujando a dor pela morte de um ente querido

Algumas reflexões para facilitar a superação pela morte de um ente querido.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr