4 ações para impulsionar o sistema imunológico de seus filhos
Há coisas concretas que você pode fazer para proteger o sistema imunológico dos seus. Aqui as compartilho em detalhes. Você me acompanha?
Marilú Ochoa Méndez
Como nos mantemos a salvo do ataque de um animal selvagem, como um leão? Viver na cidade é o suficiente para nos manter o mais longe possível da jaula do zoológico. No entanto, proteger-se de um mosquito, por exemplo, torna-se mais complicado. Quanto menor for o “inimigo”, mais indefesos nos sentimos.
Quando um “inseto” espreita para nos adoecer, as pessoas sentem-se condenadas a sofrer inevitavelmente um contágio; no entanto, podemos sempre fazer algo para proteger o máximo possível a nossa saúde e a da nossa família.
Há ações que você pode tomar, que farão seu organismo mais forte para prevenir, combater e atender melhor as possíveis doenças que podem afetar você e os seus.
Embora, no final, ainda possamos ficar doentes, tudo o que fazemos para nos proteger é importante e valioso para superar a doença de uma forma melhor e voltar a ser saudáveis.
Neste texto, apresentamos ações práticas que você pode iniciar a partir de hoje para potencializar o sistema imunológico de seus pequenos, diante das bactérias e vírus de temporada e também da pandemia de Covid-19.
1 Manter o esquema de vacinação em dia de acordo com a sua idade
Há muitos anos, foi possível erradicar epidemias terríveis como a rubéola, o sarampo ou a poliomielite. Hoje, as pessoas que sofrem destas doenças são muito poucas e enfrentam-nas com uma gravidade mínima, graças ao esquema de vacinação que cada país segue.
Embora a recomendação atual em muitos países é ficar em casa, isso não se aplica quando se trata de manter em dia o esquema de vacinação de seus pequenos.
A recomendação é que você procure fazer com que tomem a tempo as doses que seu sistema de saúde exige. Desta forma, você estará agindo com eficácia comprovada para fechar passagem a este perigo latente.
2 Procure que sua alimentação seja balanceada e saudável
É um costume comum que os pais procurem a maneira de “blindar” o corpo dos pequenos, dando-lhes vitaminas, e nesse caminho, por vezes esquecemo-nos de que a melhor e mais eficaz via para que o corpo se encontre forte, é uma alimentação saudável e equilibrada.
Se assim for a alimentação em seu lar, seus filhos terão todas as vitaminas e minerais necessários com suas refeições.
A página Kid’s Health nos recomenda gerar estes cinco hábitos para garantir uma alimentação saudável em família:
1 Procurar seguir um horário e uma rotina ao comer em família;
2 Apresentar um menu variado, saudável e atraente;
3 Que pai e mãe também desfrutem de uma alimentação saudável;
4 Gerar um ambiente agradável na hora de comer, e evitar discussões e conflitos;
5 Envolver todos os membros da família no antes, durante e depois das refeições.
Para sua serenidade, nós compartilhamos uma lista compartilhada por La Vanguardia com as vitaminas e minerais mais importantes para sua família, para que saiba quais alimentos as contêm:
– Vitamina A: brócolis, cenoura, abóbora, espinafre e manga.
– Vitaminas B: cereais integrais, legumes, carnes, peixes e ovos.
– Vitamina C: morangos, cerejas, laranjas, kiwis, pimentão, tomate e brócolis.
– Zinco: carne de porco, ovo, arroz integral e amendoim.
– Ferro: carnes vermelhas, frutos secos, legumes, verdura de folha verde e mariscos.
3 Mexam-se!
A atividade física em família propicia não só um maior fortalecimento do sistema imunológico, de acordo com especialistas, mas também melhora a saúde em geral dos que a praticam, começando por facilitar o bom funcionamento dos diferentes órgãos do corpo, potenciar os sistemas respiratório, circulatório e ósseo. Além disso, ao evitar o sedentarismo, previne-se o excesso de peso e a obesidade.
Mas há mais coisas! Gerar dinâmicas de condicionamento físico em casa, também nos ajuda a saber trabalhar em equipe, produzir endorfinas que nos relaxam, nos alegram e nos predispõem a viver com mais serenidade os desafios do dia a dia. Também melhora a autoestima e nos proporciona momentos divertidos para valorizar.
Este belo hábito impulsionará seus filhos na intenção de cuidar do seu corpo, reforçará os laços familiares, os ensinará a seguir normas, melhorar a sua tolerância à frustração, torná-los mais constantes e interessados no seu sadio desenvolvimento.
4 Propicie um lazer saudável
Que as nossas crianças estejam serenas, que se divirtam de maneira construtiva, que durmam o suficiente e que tenham paz de espírito, poderia ser uma excelente definição do que sugerimos como “sadio lazer”.
Esses fatores influenciam decisivamente o desenvolvimento harmônico de nossas crianças, e buscá-los será de grande benefício para elas.
Começaremos com o entretenimento construtivo, ou seja, o que exige deles a criatividade, e se desenvolve preferencialmente ao ar livre. Incentivar que brinquem livremente em espaços abertos (sua garagem, o jardim de sua casa), traz para eles múltiplos benefícios; por exemplo, a importante assimilação da vitamina D – fornecida pelos raios solares e que é responsável pela absorção de cálcio, e de contribuir também para o desenvolvimento e melhoria dos nossos sistemas muscular, nervoso e imunológico.
Conseguir que durmam de oito a dez horas, ao menos, também lhes dará a oportunidade de integrar os aprendizados diários e levantar-se com ânimo para aproveitarem os dias com entusiasmo.
Leia também: Mães com depressão e ansiedade. Você sofre disso?
Prevenção, ação e bom ânimo
Como se vê, há muito que podemos fazer no dia a dia para estender e melhorar a saúde dos membros da nossa família. Nestes tempos de tanto medo de adoecermos, será muito valioso para seu bem-estar e de sua família saber que fazem tudo o que está em suas mãos para que seu corpo e ânimo estejam o mais saudáveis e dispostos possível.
Guie-se por essas dicas, e assuma o controle de tudo o que puder fazer para blindar a saúde dos seus. Deixe nas mãos de Deus o modo como Ele cuida de vocês, os mantém unidos e lhes dá saúde, ainda que a enfermidade bata à sua porta. Não tenha medo, lembre-se de que nem as folhas caem de uma árvore se Deus nosso Pai não quiser. Você e os seus entes queridos estão nas mãos de um Deus bom, amoroso e disposto a dar sempre o que é melhor para cada um. Confie.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 4 acciones para potenciar el sistema inmune de tus hijos