4 benefícios de ser um super-herói conjugal para os seus filhos
Você é um super-herói conjugal para os seus filhos? Se não, aqui estão algumas maneiras em que você pode se tornar um.
Lori Cluff Schade
Este artigo foi originalmente publicado no blog “Uniting Couples to Strengthen Families” e republicado aqui com permissão, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.
Meu marido me ensinou, usando uma poderosa, mas simples ferramenta, a construir a segurança no casamento, bem como em toda a família. É o que eu chamaria de humildade, considerando o fato de que eu sou a única com dois diplomas universitários avançados em casamento e terapia familiar. Aqui está a história por trás disso:
Alguns anos atrás, eu estava arrumando um quarto na minha casa e peguei alguns papéis aleatórios em que meus filhos tinham esboçado vários desenhos. Um papel logo me chamou a atenção porque o meu filho tinha escrito em giz de cera as palavras: “Como mamãe descobriu o seu amor”, na parte superior da página. De acordo com as palavras era uma divertida versão feita à mão de mim com o cabelo desgrenhado, olhos arregalados e boca aberta (parecendo meio louca), com a palavra, “suspiros”, dentro de um balão de diálogo que fluía da minha boca.
Esta versão unidimensional de mim aparentemente pretendia ser um retrato da primeira vez que eu vi o meu marido, que estava retratado a alguns centímetros de distância, na mesma página, como um Hulk de calção rasgado e um impressionante “tanquinho” em seu abdômen. Eu ri alto e decidi que esta imagem valia a pena guardar.
Quando eu perguntei sobre isso mais tarde, ele disse-me que o havia desenhado por que: “Papai está sempre dizendo que você é a garota dos sonhos dele, e que vocês estão apaixonaaados”. Ele estava certo, e de repente me senti um pouco triste, porque percebi que ele desenhou a imagem com base em como o seu pai me trata em vez do contrário. Meu marido tinha o hábito ritualístico de fazer várias perguntas retóricas para aos meus filhos, para as quais eles haviam aprendido a gritar respostas específicas.
Pergunta: Vocês sabem quem é minha melhor amiga?
Resposta: Mamãe!!!
Pergunta: Adivinhem quem eu mais amo?
Resposta: Mamãe!!!
Pergunta: Adivinha o que estou pensando? (Esta pergunta geralmente levanta várias suposições com base em suas respostas anteriores)
Resposta: Você ama a mamãe! A mamãe é a garota dos seus sonhos! Você acha a mamãe linda! Mamãe é sua melhor amiga!
Ele sorria e respondia: “É isso mesmo”, enquanto piscava para mim do outro lado da sala. Ele estava sempre chegando com novas questões para deixá-los (e a mim) saber que eu era importante para ele.
O que me constrange é ele ser tão bom no que faz, e eu a terapeuta de casamento. Ele estava sempre a me vencer no meu próprio jogo.
Quando encontrei o desenho do meu filho, fiquei um pouco triste porque eu não fazia a minha parte como esposa em elevá-lo quase tão bem como ele fazia a dele. Senti uma vontade de fazer um trabalho melhor e seguir o seu exemplo, e comecei a perguntar aos meus filhos mais novos os mesmos tipos de perguntas que ele fazia o tempo todo, como: “Vocês sabem o que mais gosto no papai?” Fiquei surpresa com os efeitos imediatos.
Perguntar a seus filhos se eles sabem o que você ama em seu cônjuge é uma estratégia simples que oferece uma variedade de benefícios, tais como:
1. Aumentar sentimentos positivos autênticos sobre o seu cônjuge
Quando eu verbalizei aos meus filhos o que eu amava e apreciava em seu pai, eu realmente gerei esses sentimentos positivos dentro de mim. O processo de pensar em coisas para dizer e lembrar cenas de nosso passado para compartilhar com meus filhos foi associado a sentimentos reais de amor. Uma pesquisa recente sobre o cérebro verificou esse processo.
2. Ajudar as crianças a se sentirem mais seguras
Quando as crianças são lembradas de forma consistente que os seus pais se amam de maneira autêntica, elas desfrutam do benefício de proteção da saúde mental, também apoiada pela mesma pesquisa. As crianças ganham o que os teóricos e pesquisadores chamam de “Sensação de segurança”, a partir de exibições de um casamento de alta qualidade.
3. Aumenta as reservas do relacionamento
Esta é uma maneira fácil de construir o positivo para as interações negativas, o que pode blindar a relação dos inevitáveis conflitos e lutas da vida.
4. Fornecer modelos para crianças mais tarde, em seus próprios casamentos
As crianças aprendem a ser cônjuges, em grande parte, observando o processo em casa – o que também é documentado na pesquisa.
Tenho, por vezes, apresentado esta estratégia como uma ideia, em workshops de casamento, e em várias ocasiões ouvi relatos de casais sobre o quão poderoso foi para eles na manutenção de sentimentos positivos no casamento. Para muitos indivíduos, a estratégia os ajuda a lembrar por que eles se casaram com seus cônjuges primeiramente.
Então, se você está se sentindo um pouco menos do que brilhante em seu próprio casamento, pense em algumas perguntas para fazer a seus filhos e afirmar os seus sentimentos de amor ao seu parceiro. Você pode apenas pensar naqueles dias em que ele ou ela ostentava aquele abdômen incrível! Lembre-se – vocês são os super-heróis conjugais de seus filhos!