4 chaves para identificar uma nora tóxica

Quando um filho se casa, toda a família se casa também. Portanto, aprenda a identificar as noras tóxicas para que você possa ajudar seu filho e proteger a relação entre você e ele.

Adriana Acosta Bujan

Muitas pessoas costumam dizer que quando um casal se casa, toda a família está se casando. Essa concepção é verdadeira. Quando nossos filhos decidem se comprometer com alguém, toda a família está envolvida.

O problema é que nem sempre toda a família se dá bem, sempre haverá quem acha que tem o direito se intrometer na relação do casal ou mesmo na relação do marido com a mãe. Nesse caso, referimo-nos às noras tóxicas.

Nora tóxica é aquela mulher que, por algum motivo, tenta destruir o relacionamento do marido com a mãe dele para ter para si toda a sua atenção e amor. É uma pessoa manipuladora, egoísta e pouco empática, que quer estar no controle de tudo, obrigando o marido a fazer o que ela deseja, caso contrário, irá ameaçá-lo e feri-lo emocionalmente.

Um amor que destrói relacionamentos

Portanto, devemos saber como agem as noras tóxicas, para que o relacionamento entre mãe e filho não seja distante nem cheio de mágoas, e acima de tudo, para que ele reconheça o dano emocional que sua mulher possa estar lhe causando.

Não se trata apenas de destruir o relacionamento entre mãe e filho. Ele também se verá no meio do conflito e, obviamente, será afetado.

Advertisement

Assim sendo, quais são as chaves para reconhecer noras tóxicas:

1. Elas atacam pelas costas

As noras tóxicas sabem perfeitamente que o vínculo entre mãe e filho é praticamente indestrutível pelo amor incondicional que há entre os dois. Elas têm medo de não conseguirem manter um relacionamento sólido com o marido, achando que vão ficar sempre em segundo plano, pois não conseguem entender que o amor entre mãe e filho é totalmente diferente do amor entre um casal.

E razão disso, as noras tóxicas vão se mostrar inseguras e, a princípio, vão querer agradar e se tornar aliadas e amigas das sogras, para depois falar mal delas e criticá-las impiedosamente, pois terão as ferramentas e o conhecimento de muitas coisas que você, infelizmente, confiou a elas.

2. São manipuladoras e chantagistas

Por alguma razão, seu filho evitará se encontrar com você, não porque não queira vê-la, mas porque a esposa dele o afastará cada vez mais de você. As noras tóxicas costumam ser manipuladoras e chantagistas, farão de tudo para impedir que seu filho fique com você para monopolizar sua atenção.

Nesse caso, seu filho é a vítima, e está nas mãos dele aceitar o que sua esposa disser ou aconselhar, pois tudo depende de seu caráter e nível de autoestima. Então, ele terá que aprender a impor limites à sua mulher para evitar se afastar você.

Advertisement

As noras tóxicas costumam usar os filhos como desculpa para impedir que o marido vá visitar a mãe. Elas chegam a inventar que o filho está doente, que elas mesmas não estão se sentindo bem, ou inventam que têm um compromisso inadiável para atrapalhar a visita. Assim, pouco a pouco, mãe e filho têm cada vez menos contato.

3. São egoístas

Elas são egoístas porque só pensam em si mesmas, não importa quem tenham que manipular ou magoar, até mesmo os próprios filhos. Seu medo de perder a atenção e o amor do marido as levará a fazer coisas impensáveis.

Há casos de noras tóxicas que tentam a todo custo convencer o marido a se mudarem para longe, para afastá-lo da mãe, sem se importarem de colocar a perder a estabilidade dos filhos em termos de escola, amigos ou atividades.

São pessoas radicais que só pensam no próprio bem-estar e, infelizmente, não sabem ser boas esposas, ou seja, não sabem que casamento ​​significa unir forças, objetivos e sonhos em comum, pois só enxergam o próprio umbigo.

4. Falta-lhes empatia

Por algum motivo, são pessoas que não sabem ter empatia com ninguém, ou seja, não sabem se colocar no lugar do outro, pois tudo o que querem é alcançar os próprios objetivos, independentemente de quem tenham que usar para esse fim.

Advertisement

Em algumas situações, sua nora será atenciosa, amorosa e dócil com você, talvez para que você, sem perceber, ajude-a a fazer o que ela quer. Pode ser que ela queira que seu filho compre algo para ela ou concorde com seus pedidos. Então, ela manipula você de forma que você a ajude a convencê-lo.

Lembre-se de que você não pode lutar contra uma nora tóxica, pois quem tem a última palavra será sempre seu filho, que estará no meio do fogo cruzado. No entanto, você pode estabelecer uma comunicação assertiva com ele, de forma que ele consiga enxergar o problema. Diga a ele como você se sente e o que você percebe, para que ele possa impor limites à esposa.

Se perceber que a autoestima e a autoconfiança de seu filho estão abaladas, você pode recomendá-lo a um especialista, pois, muitas vezes, os homens se deixam manipular por medo de perder o casamento.

Apoie seu filho, e lute para que esse vínculo entre vocês nunca seja destruído!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 4 claves para identificar a una nuera tóxica

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.