4 coisas que podemos aprender com os homens
Certa vez, perguntam a uma Miss Universo: "O que as mulheres podem aprender com os homens?". O que você diria? Será mesmo que os homens têm algo a nos ensinar?
Myrna del Carmen Flores
Alguns anos atrás, perguntaram à uma Miss Universo recém-eleita: “O que as mulheres podem aprender com os homens?”. Ela respondeu: “É uma pergunta muito difícil”. Então usou mal o advérbio de tempo “ainda”, quando explicou: “Alguns homens ainda acreditam na igualdade entre homens e mulheres”.
Sua afirmação estava errada, porque não é que os homens “ainda” acreditassem na igualdade. Seria o mesmo que dizer que antes eles o faziam, mas estão parando de fazer. Talvez o que ela quis dizer era que alguns homens acreditam nessa igualdade.
É provável que essa linda moça estava bastante nervosa. Não é minha intenção julgá-la com base em sua resposta; afinal, havia milhões de pessoas assistindo. Isso assustaria qualquer um.
Então, em casa, sem ninguém me observando e sem câmeras registrando todos os meus movimentos, comecei a pensar em possíveis respostas para essa pergunta. E vieram à mente algumas que são adequadas para mim:
O aqui e agora
Se há algo que admiro nos homens é o fato de resolverem os problemas no momento necessário, e não antes de de os problemas aparecerem.
Mulheres, vamos aceitar! Somos muito propensas a sofrer por antecipação. Sofremos por problemas futuros.
“Devemos cruzar a ponte quando chegarmos até ela”, seria a frase perfeita para definir a forma de eles pensarem. Nós nos preocupamos demais, eles cuidam. Devemos aprender a aproveitar o momento, sem pensar muito no que vai acontecer amanhã.
Eles sabem o que querem
Há alguns dias, um amigo do meu filho pediu-lhe que fosse com ele comprar sapatos. Demorou meia hora para eles voltarem. Surpresa com a rapidez de seu retorno, perguntei por quê. O menino deu de ombros e disse: “Vi as botas que gostei e comprei”.
Esse garoto definitivamente sabe o que quer. Se fosse uma mulher comprando, a história provavelmente seria bem diferente. A mulher teria pedido outra cor, outro salto ou outro material para experimentar. E há grandes chances de nenhum deles não ser o que ela queria. Então, iria procurar em outras lojas. E, no final, talvez decidisse comprar na primeira loja que entrou. Então, depois de chegar em casa, iria pensar: “Eu deveria ter comprado aquele que vi na terceira loja”.
Ao escolher um marido, é possível que a mulher diga que gostaria de um homem que fosse compreensivo, romântico, atencioso; para depois escolher o cara menos romântico que ela poderia ter encontrado, de quem ela vai se queixar por nunca ter feito uma surpresa para ela.
Sabem dizer não sem se sentirem culpados
Quantas vezes você teve que fazer coisas que não queria porque se sentiu mal por dizer não à sua filha ou ao seu marido? Então você fica chateada com eles, mesmo sendo você que não soube dizer não.
Nós, mulheres, queremos atender às necessidades de quem está à nossa volta, e muitas vezes nos colocamos em segundo plano. Isso nos causa frustração.
Por que você não tenta relaxar? Diga: “agora não posso” sem sentir aquela culpa por pensar em si mesma.
Eles não se prendem ao passado
Pergunte a uma mulher por que você discutiu com ela meses ou anos atrás, e ela se lembrará até mesmo do vestido que estava usando naquele dia, em que você se esqueceu de comemorar o aniversário da primeira flor que deu a ela.
Bem, talvez eu esteja exagerando um pouco, mas a verdade é que as mulheres ligam as emoções às memórias e é mais difícil virar a página. Os homens, por outro lado, não são tão complicados. Uma vez que uma situação é superada, eles a tiram da cabeça.
Em minha experiência, essas são algumas atitudes que admiro nos homens à minha volta e que talvez fossem uma resposta melhor ao questionamento que fizeram à vencedora daquele concurso de beleza. Agora seria interessante ponderar: o que os homens podem aprender com as mulheres?
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original ¿Qué pueden las mujeres aprender de los hombres?