4 coisas que você faz todos os dias, sem perceber, que enfraquecem o seu casamento
Você prejudica seu casamento não apenas com o que você diz, mas também com pequenos gestos. Quer evitá-los? Leia este artigo!
Denhi Chaney
Nem tudo o que você comunica sai de sua boca, e dessa forma nem tudo o que prejudica seu casamento sai dela. A maioria das coisas que você transmite – especialmente quando está chateada, irritada ou no meio de uma discussão – não é transmitida pelo que você diz, mas pela forma como seu corpo se move, o que você faz com seus olhos, suas mãos, sua cabeça. Em suma, sua atitude corporal diz muito mais do que suas palavras comunicam, e os outros recebem essas mensagens consciente e inconscientemente.
Muito do que transmitimos o fazemos de propósito. Sejamos honestos: quando você vira a cara quando ele está falando com você, você o faz com a intenção de mostrar a ele que está chateada, mesmo que não saia uma palavra de sua boca. Da mesma forma, no meio de uma briga, muitas vezes fazemos coisas inconscientemente e temos de ter muito cuidado, porque isso inflige o mesmo grau de dor e danos ao relacionamento que as coisas que nós comunicamos de forma consciente.
Aqui eu apresento algumas atitudes que é melhor eliminar do nosso repertório, pois enfraquecem o relacionamento e nos levam a rotinas destrutivas, das quais é difícil sair.
1. Revirar os olhos
Sabemos como isso funciona: nosso cônjuge nos diz algo com o qual não concordamos e nós reviramos os olhos, impacientes. Não sei se pensamos que nosso parceiro é cego, mas isso só piora a situação, pois manda uma mensagem muito direta: “Eu não concordo com o que você diz, não respeito o que você diz e não tenho nenhuma intenção de tentar entendê-lo”. E então nos perguntamos por que o nosso parceiro de repente fica mais bravo, sendo que nós não dissemos uma palavra.
2. Cruzar os braços
Não há posição que demonstre melhor que você está na defensiva do que esta. O ato de cruzar os braços não só mostra que você está na defensiva, mas também que não está aberta a ouvir e entender o que seu parceiro está dizendo. Tenho notado que quando não cruzo os braços, eu pareço em uma posição mais amigável, com intenção de consertar as coisas, em vez de me defender a todo custo.
3. Evitar o olhar
Muitas pessoas evitam o olhar (e até viram o rosto) quando estão muito bravas – não apenas quando se sentem culpadas – e, acreditam ter razão ao fazê-lo. O problema é que isso irá enviar a mensagem “Eu não ligo”, e esta é efetivamente recebida, mesmo que não seja nossa intenção enviá-la.
4. Dar as costas
Não há nada pior do que a sensação de que você está falando com a parede. Dar as costas provoca essa mesma sensação, pois demonstramos que não temos o mínimo respeito por nosso parceiro, que nos obrigue a olhar para ele. Em vez disso, o deixamos falando sozinho.
Por mais irritados que estejamos, ou o quão justificados estivermos nos sentindo para nos comportar das maneiras mencionadas, aqui vai meu conselho: evite-o sempre. Você pode me dizer que quando o faz isso é porque está bravo, e não vou dizer para você abraçar seu cônjuge quando estiver se sentindo assim. Mas acredite em mim: se normalmente já não é fácil fortalecer a comunicação com seu parceiro, pode-se torná-la ainda mais complicada, ao somar à emoção atitudes corporais que não fazem nenhum favor ao seu relacionamento. Atitudes que têm até mesmo o potencial de deixar marcas profundas em seu relacionamento, que o tempo não apaga facilmente.
Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 4 cosas que haces a diario sin darte cuenta, y debilitan tu matrimonio.