4 dicas instrutivas para aprender a costurar
Olhar para algumas peças e pensar "eu que fiz" traz um sentimento bastante agradável. É possível desenvolver o dom da costura, basta ter o desejo e começar. Veja como.
Renata Finholdt
Quando temos o real desejo de aprender qualquer coisa, pode acreditar, nós conseguimos. Temos uma capacidade enorme de aprendizagem e um intelecto capaz crescer sempre, lógico que as aptidões das pessoas são diferentes, alguns tendem para os trabalhos manuais enquanto outros são mais voltados para atividades lógicas; porém isso não quer dizer de forma alguma que aqueles que têm talento para atividades de raciocínio lógico não são capazes de fazer trabalhos manuais de excelente qualidade. Basta querer e acreditar.
A costura é uma arte. Através dela é possível desenvolver peças maravilhosas para vestuário e decoração. A união de uma agulha, linha, tecidos e mãos para o trabalho é que desenvolvem este lindo conceito de costura.
Se você tem o desejo de iniciar já é um grande começo, tenha fé, acredite, você pode conseguir. Mãos ao trabalho.
1 – Há alguns conceitos de costura. As costuras feitas de forma manual, ou seja, sem o auxílio de uma máquina de costura e também aquelas que utilizam este maquinário. Para produção de peças maiores e com melhor acabamento a máquina de costura é a mais indicada, uma vez que faz o processo de forma mais rápida, garante pontos simétricos e mais resistentes.
Para mais informações sobre diferentes máquinas de costura, clique neste link.
2 – Procure ter o contato com uma máquina de costura. Pegue um pedaço de pano qualquer para sentir o funcionamento dela. Procure controlar a aceleração e fazer algumas vezes linhas retas em um pedaço de tecido. Desta forma você estará mais familiarizada com seu funcionamento e poderá partir para algumas peças mais fáceis.
3 – Já que teve o contato com a máquina você pode partir agora para a confecção de uma peça simples. Como por exemplo, uma almofada totalmente fechada. Para isso escolha o tecido de sua preferência e adquira também o enchimento dela. Meça no tecido o tamanho que escolher e risque no avesso do mesmo. Corte dois quadrados do mesmo tamanho e junte-os e deixe a parte do avesso para o lado de fora, o melhor agora é prender as duas partes com alfinetes para que não se movam quando for passá-la na máquina. Costure três lados na máquina de costura em linha reta, coloque o enchimento, faça um acabamento para que assim possa costurar o quarto lado do quadrado. Prontinho, você já terá confeccionado uma peça. Por mais simples que ela possa parecer, isso já lhe dará um estímulo maior para seguir adiante.
Assista ao vídeo acima que ensina como fazer uma almofada de retalhos.
4 – Há vários vídeos na internet que ensinam a confecção de outras peças lindas. Agora que já conhece um pouco e está mais familiarizada com o uso da máquina de costura você pode tentar acompanhar através destes vídeos e confeccionar peças mais fáceis com o uso de moldes e medidas. Uma outra opção bastante interessante também nesta fase é fazer um curso de corte e costura para aprimorar seus conhecimentos.
Aos poucos, com determinação, você conseguirá confeccionar peças lindas e irá aflorar mais um talento para sua alegria.