4 dicas para manter a calma e a segurança no trânsito
Veja como manter a calma é fundamental para manter a paz no trânsito e chegar onde você precisa com segurança.
Renata Finholdt
O trânsito das grandes cidades está cada vez mais intenso e perturbador. Pequenos percursos agora demoram muito tempo e é preciso que nos antecipemos para os compromissos já levando em consideração que poderemos ficar literalmente “parados” no trânsito.
Isso não é fato apenas para as grandes capitais, muitas cidades ao redor do mundo sofrem com o mesmo problema.
Esse fator acaba por deixar motoristas cada vez mais estressados e sem paciência, fato que gera mais e mais violência no trânsito acarretando brigas e muitas vezes mortes.
O crescimento da frota de veículos é um fato e nós como cidadãos precisamos aprender a conviver com esse problema sem deixar que ele mexa com nosso autocontrole. Essa é a grande dificuldade.
Quando sair de casa da próxima vez pense em algumas coisas que poderão lhe auxiliar a manter-se mais tranquilo.
1. Músicas
. Grave alguns CDs com suas músicas favoritas e deixe guardado dentro do veículo. De vez em quando grave novos CDs para que você não perca o interesse neles. O interessante é ter CDs com temas variados para que você possa escolher qual deles você mais se interessa naquele dia específico.
2. Livros
. Já é enorme a lista de audiolivros disponíveis. Se você é daqueles que sempre reclamam que não tem tempo suficiente para ler, seus problemas foram resolvidos. Escolha os audiolivros que lhe interessam e ouça nos momentos em que ficar parado no trânsito. É possível até que você fique torcendo para pegar um trânsito à frente só porque a história se tornou muito interessante!
3. Companhia
. Fazer o mesmo percurso todos os dias com ou sem trânsito se torna algo sem graça. Mas se você tem alguma companhia ao lado tudo fica diferente. Combine com amigos ou parentes sobre caronas. Com certeza seu stress com o trânsito diminuirá, pois vocês poderão conversar sobre assuntos diversos que lhe ajudarão a manter-se mais tranquilo.
4. Autocontrole
. Decida-se antecipadamente a mudar a forma como encara o trânsito. Lembre-se disso sempre que sentar-se ao volante. Se necessário deixe bilhetinhos para você mesmo no painel do carro para lembrar-se de sua nova meta. Procure mudar a forma como dirige, diminua a velocidade, mude menos de faixa de trânsito, coloque-se no lugar do outro, procure relevar, isso tudo lhe ajudará a sentir-se mais calmo além de colaborar também com a tranquilidade no trânsito.
Sentir-se nervoso não lhe ajudará a chegar mais rápido em lugar algum, portanto mude de atitude agora mesmo e colabore para um trânsito mais seguro e tranquilo.