4 doenças crônicas que ocorrem pela falta de vitamina D

Você sabia que pode ficar doente se não tomar sol diariamente? Convido-o a investigar o porquê.

Camila Gómez

Devo reconhecer que estou entre as mulheres que você NUNCA vai ver bronzeada. É que eu definitivamente não acho agradável tomar aquele banho de sol em dias de verão. Então você pode imaginar que, se me visse na rua, nunca pensaria que estivesse voltando da praia.

Porém, há algumas semanas fui fazer alguns exames médicos e tive uma grande surpresa: falta de vitamina D. Não conseguia acreditar que aquilo que eu evitava a todo custo estava colocando minha saúde em risco. 

Naquele momento, o médico gentilmente me disse que é muito comum as pessoas se esconderem do sol, porque acham que os raios ultravioleta são muito prejudiciais e podem causar câncer, mas o que eles não sabem ou não levam em consideração é que evitar a exposição à luz solar é ainda mais perigoso.

Entenda o que pode acontecer se fugirmos do sol:

A osteoporose aparece

A vitamina D ajuda os ossos a não terem deficiências de cálcio. É, portanto, o que ajuda a manter a densidade e força óssea para evitar fraturas causadas pela osteoporose.

Advertisement

Aumenta a pressão arterial

Se você é deficiente em vitamina D, seu corpo terá grande dificuldade para controlar os níveis de pressão arterial, o que nos torna hipertensos.

Podemos desenvolver a dor crônica

As inflamações costumam estar relacionadas com a falta de exposição à luz solar. Acredita-se que doenças como lúpus, artrite e muitas outras que causam dor crônica podem estar intimamente relacionadas à deficiência de vitamina D no organismo.

Problemas de visão

Há alguns anos, foram realizados vários estudos que mostraram que, entre as pessoas que praticam menos atividades ao ar livre, predomina a tendência de desenvolver problemas de visão, como miopia. 

Isso ocorre porque a luz solar ajuda a liberar dopamina, um neurotransmissor relacionado ao crescimento dos olhos. Ou seja, se não nos expormos ao sol, a liberação de dopamina diminui e nossos olhos sofrem as consequências.

Então, qual é a recomendação dos cientistas?

Uma exposição diária ao sol por 10 a 15 minutos.

Advertisement

Fazer atividades ao ar livre, dessa forma e sem perceber, estamos favorecendo a produção da vitamina D em nosso organismo.

Permitir que as crianças tenham atividades fora de casa, para estimular o correto desenvolvimento da visão.

Consumir alimentos ricos em vitamina D como: peixes, ovos inteiros, óleos peixes, entre outros, pode ajudar a melhorar a deficiência que você pode apresentar.

Lembre-se de fazer uma visita ao médico para que possa receber uma orientação personalizada sobre como corrigir a deficiência de vitamina D no seu organismo. Ele poderá indicar suplementos vitamínicos, uma dieta e outras coisas para melhorar a sua qualidade de vida.

Leia também: A falta dessa única vitamina pode lhe deixar 77% mais fraco

Advertisement

Por fim, estendo a você a mesma orientação que recebi do meu médico: não se exponha exageradamente aos raios solares, mas também não os evite completamente. Senão, você vai adoecer.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 4 enfermedades crónicas que sólo se dan por la falta de vitamina D

Toma un momento para compartir ...

Camila Gómez

Camila gosta de ler, escrever, pintar, escutar música, aprender idiomas. Ela fala inglês e faz aulas a 3 anos, falta 1 ano para ela receber certificação internacional. Ela gosta de conhecer pessoas novas.