4 frases incríveis para consolar aqueles que você ama, segundo a ciência
As palavras têm grande poder quando as dizemos, conheça como empregá-las de maneira correta ao consolar quem você ama.
Adriana Acosta Bujan
Sem medo de errar, posso dizer que todos passamos por momentos dolorosos ao longo de nossas vidas, como por exemplo, perdas de entes queridos, perigos eminentes, desilusões amorosas, problemas financeiros que levam à falência, desemprego, entre muitas outras adversidades que nos deixam uma ferida aberta no coração.
Somos invadidos pelo medo, pela tristeza e pelo desespero, é como estar paralisados no tempo com uma dor permanente, sem ver realmente uma saída. E muitas vezes recorremos a desabafar nossos sentimentos com as pessoas mais próximas, nossos familiares, amigos, companheiros, qualquer que esteja presente nesse instante; alguém com quem possamos chorar e aliviar nossa dor.
E embora sejamos seres sociáveis por natureza e queiramos ajudar todos aqueles que precisam do nosso apoio e conforto, muitas vezes não o fazemos da maneira correta. Pense assim: dizer a alguém “ânimo, tudo passará, não se preocupe que isso não é nada”, “assim é a vida, dura e difícil”, “você tem que aprender algo com isso”. Talvez não sejam as melhores maneiras de consolar.
Já que a pessoa que está sofrendo não sentirá nossa empatia ao escutar essas frases, além de que, de maneira inconsciente, se sentirá obrigada moralmente a fingir um alívio momentâneo para fazer-nos sentir bem. Não haverá conexão alguma, por isso, nossas palavras consoladoras não terão nenhum efeito sobre a pessoa que desejamos tranquilizar e curar.
Palavras mágicas
Como se sabe, as palavras têm grande poder e influência sobre quem as diz e as escuta. A forma como as dizemos e o contexto em que as empregamos podem ser mágicos, porque podem ajudar as pessoas a melhorar a sua autoestima ou destruí-la completamente.
É por isso que, mesmo que queiramos ser os melhores consoladores para aquelas pessoas que amamos, é importante pensar bem no que dizer e como; para que, assim, possamos realmente ajudar, apoiar e aliviar essa dor. Portanto, deixo aqui essas frases corroboradas por especialistas que lhe servirão de guia para conseguir expressar-se da melhor maneira possível.
1 “Sinto muito, sei que está passando por um momento desagradável”
Agora, veja como as palavras corretas são empregadas, você não está dizendo “Um momento difícil ou complicado”, já que pode destruir as esperanças dessa pessoa sofredora e ferida. Além disso, dizer que sente muito será a chave para que possa empatizar imediatamente, já que estará transmitindo um sentimento de compreensão.
O psicólogo clínico e especialista em relações de casal John Gottman afirma que quando os casais têm conflitos, o que se espera do cônjuge é que ele ou ela seja sua caixa de ressonância, compreensão e empatia. Ele define isso como ser “testemunha”, é como ser um espelho do parceiro, que lhe dá a entender que o entende e sofre ao mesmo tempo.
Dessa forma, com as palavras certas, poderá fazer com que a pessoa ferida sinta uma ligação com você e, assim, possa desafogar a sua dor; a chave está em validar os sentimentos do outro, para lhe fazer compreender que tudo o que sente tem sentido e é correto.
2 “Lamento muito pelo que está passando, entendo sua dor”
Quando confortamos as pessoas, é importante omitir nosso juízo de valor, nossas críticas construtivas ou experiências próprias, pois não ajudarão em nada dizer que você passou pelo mesmo e que agora está bem. Isso ocorre porque cada indivíduo é único e excepcional, de modo que a sua realidade e percepção das situações são diferentes.
Um estudo da Universidade de Illinois (EUA) afirma que devemos evitar julgamentos ou expressões como “Isso aconteceu com você por…” ou “Se tivesse me escutado, não estaria assim”, já que, longe de ajudar, invalidam a pessoa e a fazem se sentir pior do que está.
A chave é tentar encontrar soluções em conjunto, “Agora, o que fazemos? Conte comigo!”, “Você tem a mim, estarei com você sempre”, “Você não está sozinho”.
3 “O que você sente é normal, eu entendo e sinto muito, eu estou com você”
Uma das coisas que fazemos com frequência quando queremos consolar os outros é dizer-lhes exatamente o que devem fazer em tais situações, como devem agir e o que devem pensar. No entanto, não será útil dizê-lo, uma vez que, inconscientemente, a pessoa rejeitará as indicações ou recomendações apresentadas, simplesmente porque está imersa em sua dor emocional.
A única coisa que alguém nessa situação espera é encontrar quem o entenda e compreenda, e não quem lhe dê instruções ou solução a seus problemas; segundo a pesquisa do doutor Xi Tian e outros cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia.
4 “Estou com você quando precisar, não se esqueça”
A maioria das pessoas acredita que é necessário estar presente quando se trata de consolar alguém; a presença é importante, mas, ao mesmo tempo, pode ser contraproducente, asfixiante e sufocante. Uma vez que a pessoa afetada precisa de seu próprio espaço para processar suas emoções e sentimentos, podemos mesmo dizer que ela tem que experimentar por si só o luto.
Por esta razão, será conveniente deixar claro à pessoa afetada que estaremos lá quando ela precisar, dando-lhe o espaço necessário para curar a sua dor. Isso será suficiente.
Agora você já sabe, quando quiser consolar alguém, pode usar essas frases, evite julgar ou criticar. No final, a pessoa afetada vai se recuperar e aprender essa lição infeliz e desagradável que lhe coube experimentar. Lembre-se, o segredo é deixar bem claro que sente muito e que estará lá quando ela precisar.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 4 frases increíbles para consolar a los que amas, según la ciencia