4 frases que jamais se deve dizer a um filho quando o casal se divorcia

Quando o divórcio é inevitável, você deve levar em conta estas recomendações para que seus filhos não sofram.

Erika Otero Romero

Infelizmente, quando um casal com filhos pequenos toma a decisão de se divorciar, devem estar conscientes dos danos psicológicos que podem causar, já que as dimensões das consequências podem ser enormes, sobretudo quando a separação se dá com demasiados conflitos e de forma não amigável.

E embora existam demasiadas diferenças, ódios, rancores e muitos motivos pelos quais se decide pôr fim à relação, será conveniente que os pais tenham um pouco de sanidade e sensatez para evitar confrontar-se na frente dos filhos, já que, indubitavelmente, eles sofrerão mais.

Agora, os especialistas confirmam que os problemas de comportamento mais comuns que as crianças de pais divorciados apresentam são agressividade, desobediência, baixo rendimento escolar, falta de autoestima e de segurança e confiança em si mesmos, entre outros. 

Mas além disso, quando um dos pais fala mal do outro, seja de maneira inconsciente, ou por sentir rancor, dor e frustração, as consequências para os filhos podem agravar-se, já que, possivelmente, pensarão que eles foram os culpados de os pais não estarem mais juntos, inclusive tomarão partido por um dos pais (ao que tenham mais proximidade) e começarão a guardar em seu coração sentimentos negativos contra o outro.

Frases que nunca deve dizer ao seu filho quando se divorciar

Quando se sentir irritado e fora de controle ante a situação de seu divórcio, evite dizer a seu filho algumas das seguintes frases:

Advertisement

1. “Papai ou mamãe não quer mais ficar conosco”

Sei por experiência própria que o processo de luto perante um divórcio é tormentoso, cansativo e devastador, pelo que é comum que nos zanguemos facilmente e digamos coisas que não queremos realmente dizer aos nossos filhos.

Por exemplo, acontece de alguns pais dizerem a seus filhos que seu pai ou mãe não quer ficar com eles, porque sentem uma grande dor no coração; mas, lamentavelmente, os filhos interpretaram mal as coisas e reafirmarão que certamente seu pai ou mãe não os quer, porque são culpados dessa separação.

Somado a isso, é lógico que seu nível de autoestima seja deficiente, e que, ao crescer, desenvolvam dificuldades para estabelecer relações sociais ou amorosas estáveis, já que buscarão o amor que lhes faltou na infância.

2. “Seu pai (ou mãe) é um festeiro(a), um bêbado(a), um desocupado(a)”

Talvez você tenha motivos suficientes para decidir se divorciar, mas falar mal do ex-cônjuge a seus filhos não será o mais conveniente. Lembre-se de que seus filhos podem estar numa idade em que é fácil influenciar e manipular a sua mente, e quando ouvirem coisas más do pai ou da mãe, poderão tomar uma atitude protetora em relação ao progenitor que está presente e poderão acumular rancor e ódio pelo outro. Os filhos normalmente defenderm o pai que está cuidando deles e, por lógica, evitam o ausente.

3. “Papai (ou mamãe) sairá de casa por um tempo”

Eu recomendo sempre falar a verdade, mesmo que seus filhos sejam pequenos; porque haverá maneiras de informá-los sem necessidade de usar mentiras piedosas. Recomendo que lhes diga de maneira sutil e clara que papai e mamãe viverão em casas separadas, e lhes diga as vantagens que podem ter; por exemplo: terão duas casas, dois quartos, dois presentes de aniversário, dois espaços diferentes para guardar seus brinquedos, etc.

Advertisement

Acima de tudo, diga-lhes que o pai e a mãe vão sempre amá-los, mesmo que não vivam na mesma casa. Tenha em mente que as crianças precisam de modelos para imitar e seguir que guiem seu desenvolvimento, sendo necessário que estabeleçam vínculos afetivos com ambos os pais, sobretudo por sua segurança emocional.

4. “O seu pai (ou a sua mãe) não nos manda dinheiro”

Os filhos não precisam saber dos problemas econômicos que tenha com seu ex-companheiro; deixe-os ser crianças e desfrutar de sua infância sem a necessidade de angustiá-los; não diga a eles que mamãe ou papai não envia dinheiro para pagar sua comida, jogos, escola etc. Eles ficarão muito tristes e, logicamente, se sentirão pouco amados.

Acredite em mim, há crianças muito apreensivas e mesmo que você ache que elas são pequenas e não entendem, você está errado, porque suas crianças são muito inteligentes, observadoras e percebem tudo, embora as situações que vivenciam sejam interpretadas de forma diferente da de um adulto. Então, nunca os subestime.

Lembre-se de que é inevitável que seus filhos sofram as consequências de seu divórcio, porém, nem sempre devem ser más, você pode chegar a acordos com seu ex para que os dois esqueçam rancores e só se concentrem em manter uma boa relação pelo bem-estar dos filhos.

Os seus filhos merecem ser felizes, independentemente de que seu pai e mãe sejam divorciados.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 4 frases que jamás debes decirle a tu hijo cuando te divorcias

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.