4 indícios de que seu relacionamento não está mais dando certo
Ao identificar o mais rápido possível o que está dando errado, é possível fazer os devidos ajustes e salvar o casamento.
Adriana Acosta Bujan
Todos nós queremos encontrar um companheiro que complemente a nossa vida, que faça com que nos sintamos amados, plenos e felizes, com quem possamos dividir nossas vitórias e tristezas.
Alguém especial que seja nosso companheiro de aventuras e experiências, e com quem possamos realizar os maiores sonhos.
O caminho para encontrar a cara-metade pode ser simples ou complicado, tudo depende do que realmente queremos encontrar, nossos objetivos e metas na vida.
Às vezes, temos a absoluta certeza de que estamos com o par ideal, mas, com o passar do tempo, descobrimos que essa relação não está dando certo como esperávamos, e isso pode causar frustração.
No fundo, falar sobre amor em um relacionamento pode ser um tanto complicado, pois todos temos uma maneira diferente de percebê-lo. No entanto, há alguns indícios que podem nos orientar para sabermos por que o relacionamento que considerávamos perfeito não está mais dando certo.
Os estágios do amor
De acordo com a ciência, há diferentes estágios de amor.
O primeiro é a paixão, onde o casal se sente realmente atraído sexualmente, quando começam a se idealizar e se conhecer.
Surge então o amor, que é a segunda fase, onde ambos se conhecem a fundo, aceitam um ao outro com seus pontos fortes e fracos e vivem focados na realização dos sonhos que têm em comum.
O terceiro estágio é a decepção, que é o ponto em que a maioria fracassa. Neste estágio, as pessoas param de idealizar o outro e aceitam a pessoa amada como ela realmente é.
Por último vem a superação e o amor verdadeiro, que é quando eles conseguem realmente superar todos os preconceitos e aprendem a valorizar um ao outro.
Esses estágios do amor são comprovados pela ciência. E muitos relacionamentos às vezes fracassam por ficarem estagnados no terceiro estágio.
Para que isso não aconteça no seu relacionamento, é importante conhecer os sinais que levam os casais a falhar, para que, assim, você possa agir e avançar para a próxima fase, a do amor verdadeiro.
O amor nunca acaba, mas perde força
Quando se ama realmente uma pessoa, esse sentimento está enraizado na alma, é difícil desaparecer da noite para o dia apesar das feridas.
Acontece que esse amor vai perdendo força e estabilidade quando o casal não sabe como avançar rumo ao amor verdadeiro. Pois os defeitos e as decepções são mais valorizados do que coisas positivas.
Portanto, preste atenção nos indícios de que os casais não ultrapassaram o terceiro estágio.
1. Ciúme
Algumas pessoas creem fervorosamente que sentir ciúme do cônjuge é um indicativo de amor verdadeiro. No entanto, há maneiras diferentes e mais saudáveis de demonstrar amor.
O ciúme obsessivo pode destruir o relacionamento, pois a confiança mútua é quebrada e o espaço e a privacidade de que uma pessoa precisa para se sentir bem são invadidos.
Tome cuidado, caso seu parceiro comece a sentir ciúme de você – ou vice-versa, pois isso indica que algo não está funcionando bem em seu relacionamento. Muitas vezes, não tem a ver com infidelidade, mas com problemas emocionais, como falta de segurança, autoconfiança e amor-próprio.
Em casos assim, é aconselhável fazer seu cônjuge saber que você o ama do jeito que ele é, dando-lhes a segurança e a confiança de que precisa para que recupere sua autoestima.
2. Pouca atividade sexual
Isso pode ser um indicativo de que o relacionamento não está mais dando certo, e um motivo para o fracasso. No entanto, existem muitas causas para a diminuição da libido no casamento, como problemas de saúde.
Portanto, é importante pensar em todas as razões possíveis antes de alegar que seu relacionamento está terminando.
Normalmente, pouca ou nenhuma atividade sexual indica que há uma infidelidade (na maioria dos casos). A melhor coisa a fazer é conversar abertamente com o seu parceiro para descobrir a origem desta falta de sexo, talvez você esteja criando falsos cenários que só o levarão a se decepcionar e adoecer.
3. Falta de interesse
O estresse diário, o cansaço mental e físico e as adversidades da vida podem ser motivos para deixar de haver interesse em fortalecer o amor no casamento.
Muitas vezes, há tanto estresse e preocupações, que essa parte de reconquistar a pessoa amada é deixada de lado.
Se a pessoa não estiver mais interessada no que seu cônjuge faz, costuma ser uma indicação de que o relacionamento não está dando certo.
Mas temos que levar em consideração que talvez seja apenas um momento ruim ou uma fase difícil pela qual seu cônjuge está passando e, devido a isso, ele não quer compartilhar suas preocupações com você, para evitar que você se sinta mal.
4. Brigas constantes
Sem dúvida, todos os casais têm conflitos pela diferença de ideias e opiniões. Afinal, somos todos diferentes. Mas quando essas brigas são constantes e não encontram solução para suas diferenças, há margem para acreditar que a relação esteja por um fio.
Se nessas discussões não há bom-senso de ambos os lados, se o casal se magoa, insulta ou até mesmo se agride física e psicologicamente, a relação obviamente não dará certo.
Mas quando os dois tentam resolver seus problemas, aprendem a controlar suas emoções negativas e há um diálogo assertivo, a relação pode ser salva.
Lembre-se, muitos indícios podem ter percepções diferentes. Por isso, o ideal é descobrir e interpretar o porquê de alguns comportamentos ou atitudes de seu cônjuge. Assim, você vai poder agir na hora certa e reavivar o amor.
Tenha em mente o fato de que o amor verdadeiro nunca acaba, mas deve ser constantemente alimentado com pequenos gestos para se fortalecer.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 4 indicios para saber si tu relación de pareja ya no funciona