4 maneiras de evitar uma crise em seu casamento
Eu acredito que qualquer casal pode atravessar qualquer crise se permanecem comprometidos, mas é muito melhor evitar que a crise aconteça, primeiramente.
Dave Willis
Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.
Esta manhã sentei-me com um casal em crise. A exaustão e frustração eram evidentes em seus rostos cansados antes que qualquer um deles dissesse uma palavra sobre a sua situação.
Eles, como muitos casais, fazem malabarismo com as exigências estressantes de carreiras, paternidade e várias grandes transições da vida acontecendo ao mesmo tempo. Em seu ritmo frenético da vida, seu casamento tinha ficado no “piloto automático”. Seu tempo juntos era escasso, e mesmo quando ficavam juntos, sentiam-se exaustos e distraídos demais para envolver-se em conversa significativa.
No meio desta temporada cansativa, o marido havia desenvolvido uma “amizade” com uma colega de trabalho. A esposa se sentiu desconfortável com a proximidade entre eles e pediu-lhe para parar de comunicar-se com ela, e ele concordou. Ele então fez a terrível escolha de continuar a comunicação e ocultá-la.
Quando a esposa descobriu o padrão de longo prazo do engano e o nível crescente de diálogo íntimo entre eles, ela estava furiosa. Sua primeira reação foi buscar o divórcio. Ela não achava que poderia continuar amando um homem que tinha quebrado a confiança dela com um padrão tão deliberado de engano.
Eles agora estavam sentados em meu escritório, com o coração partido, arrependidos, confusos, exaustos e à procura de respostas. Eles queriam manter sua família intacta, mas não sabiam onde ou como começar.
Leia: 7 métodos para fortalecer seu casamento
Compartilhei com eles como reconstruir a confiança e as chaves para o perdão, cura e seguir em frente e a verdade sobre o divórcio. Além disso, convidei-os a fazer um retiro de fim de semana para casais em crise. Eles concordaram em trabalhar para a cura, e eu acredito que essas ferramentas vão ajudá-los a seguir em frente.
Eu acredito que qualquer casal pode atravessar qualquer crise se permanecem comprometidos, mas é muito melhor evitar que a crise aconteça, primeiramente.
Abaixo estão quatro chaves para evitar uma crise em seu casamento:
1. Não espere por uma crise antes de fazer de seu casamento uma prioridade
A crise foi o “despertar” desse casal que precisava ter feito algum realinhamento drástico de prioridades, mas a “crise” poderia ter sido evitada se tivessem sido proativos em priorizar o casamento em primeiro lugar. O tempo é a “moeda” dos relacionamentos, por isso, se você quer começar a investir em seu casamento, comece a investir mais tempo.
Leia: 4 formas de melhorar o seu casamento em 4 minutos
2. Não “terceirizar” as coisas que você e seu cônjuge devem fazer
Quando sentimos que as nossas necessidades sexuais não estão sendo atendidas, há uma tentação de “terceirizar”, seja através de pornografia ou de romances ou mesmo através de um caso real. Quando sentimos que as necessidades de apoio emocional não estão sendo atendidas, somos tentados a “terceirizar” através de uma “amizade” secreta com alguém do sexo oposto. A qualquer momento que atendemos uma necessidade conjugal fora do casamento, estamos sendo infiéis e sabotando a relação.
Leia: 13 alicerces para construir ou resgatar um casamento
3. Cuidado com as distrações digitais
Nessa época de conectividade constante, é possível estar na mesma sala com o seu cônjuge, mas ainda em mundos diferentes. Use a tecnologia para mantê-los unidos e não alienados. Use estas 5 maneiras de melhorar seu casamento usando o seu smartphone e preste atenção às maneiras em que seu telefone pode estar prejudicando seu casamento.
4. Comuniquem-se sobre tudo
No casamento, segredos são tão perigosos como mentiras. A comunicação está para a união assim como a respiração está para os pulmões.
Leia: 4 erros de comunicação que podem destruir seu casamento