4 maneiras de interromper pensamentos catastróficos
Aprenda a controlar seus pensamentos negativos para que eles não continuem controlando a sua vida.
Adriana Acosta Bujan
Tenho certeza que vai dar tudo errado! Não posso sair, porque sinto que vou morrer! Com certeza ele não me ama mais, está me traindo! Ele não chega e já é tarde, deve ter sofrido um acidente! Essas frases são exemplos de como nosso cérebro atrai pensamentos negativos em apenas um instante.
Muitas vezes, imaginamos cenários irreais e avassaladores e acabamos realmente acreditando neles. A mente é tão poderosa que podemos nos sentir doentes e em perigo quando na verdade, nada disso está acontecendo de fato.
Por exemplo, há pessoas que acreditam que não conseguem respirar porque estão com falta de ar, sentem que seu coração está batendo a mil por hora e que por isso podem morrer. Mas quando vão ao médico, ele diz que está tudo bem, que sua pressão está normal e que esses sintomas estão apenas em sua mente, que nada disso é real.
Assim, podemos causar danos a nós mesmos com o poder do pensamento, por isso devemos prestar atenção ao que pensamos, caso contrário, podemos estar atentando contra a própria vida.
Por que temos pensamentos catastróficos?
Se pensar bem, nosso cérebro age defensivamente, reagindo a qualquer perigo; então, os pensamentos catastróficos são uma resposta normal do cérebro para nos manter ativos e alertas.
O problema de atrair esse tipo de pensamento de forma constante e permanente é que isso nos afeta em todas as áreas da vida, até o ponto de ser uma ameaça à vida.
Pensamentos dessa natureza têm muitas causas: ter passado por um evento traumático (por exemplo, acidente, morte, doença ou abandono), ansiedade , estresse, depressão, transtorno obsessivo compulsivo, baixa autoestima, entre outros.
Esses pensamentos catastróficos são curáveis, pois, ao ser diagnosticada, a pessoa recebe tratamento. Os especialistas geralmente recomendam tratamento terapêutico e medicamentoso.
Também existem algumas coisas que podemos fazer para eliminar esses pensamentos negativos, tais como:
1. Avaliar as probabilidades
Em qualquer pensamento catastrófico, é importante nos fazermos algumas perguntas de forma muito pessoal: qual é o percentual de chance de isso acontecer em um cenário realista? Quantas vezes você já viu isso acontecer? O que você pode fazer?
Essas perguntas são fundamentais para poder refletir sobre a probabilidade de que essas catástrofes em que você fica pensando possam se tornar real; principalmente quando acreditamos que corremos o risco de morrer, já que ninguém tem certeza absoluta de quando chegará o próprio fim.
Assim sendo, pensar nas probabilidades vai dar-lhe um pouco mais de autoconfiança e segurança para fazer o que tiver que fazer sem medo.
2. Colocar nas mãos de Deus
Sei por experiência que muitas vezes temos pensamentos catastróficos que não necessariamente prejudicam a nós mesmos, mas a nossos entes queridos. Por exemplo, é clássico pensar que, quando nossos filhos ou cônjuge não voltam para casa no horário habitual, algo de ruim aconteceu com eles, e ainda mais se eles não atenderem as mil ligações que fazemos.
Refugie-se em Deus, peça a Ele que proteja seus entes queridos, que os livre de todo o perigo e mal, diga que os está deixando em Suas santas mãos. Isso ajudará você a afastar esses pensamentos intrusivos.
Agora, se você não professa nenhuma crença, envie pensamentos positivos para seus entes queridos, tais como “Em pouco tempo, eles voltarão felizes para casa”, “Com certeza eles estão se divertindo” etc.
3. Pensar em outro resultado
Quando estiver tendo um pensamento catastrófico, tente mudá-lo para um que não tenha um final triste. Como um escritor de ficção, você pode escrever muitos finais diferentes para a mesma história.
Coloque sua criatividade em prática e analise os diferentes cenários com outros finais. Por exemplo: quando o pensamento catastrófico fizer você temer que os outros zombem de algum trabalho feito por você, um final alternativo seria que eles o aplaudissem e até oferecessem uma promoção em seu trabalho.
Lembre-se, há um mundo de possibilidades para finais incríveis, é você quem determina os limites de sua imaginação.
4. Utilizar afirmações abundantemente
Todos temos um poder oculto em nosso subconsciente, porque se nos acostumarmos a dizer afirmações e visualizá-las como verdadeiras, nosso cérebro passará a acreditar nelas. Então, quando você se pegar tendo um pensamento negativo, repita frases positivas quantas vezes quiser.
Por exemplo: se você pensa que vai morrer, pense que sua vida tem valor, que vai aproveitar o presente como se fosse o único, que ama a vida, que você se sente maravilhosamente bem; etc. Repita em voz alta. No começo você não vai acreditar ou elas vão soar estranhas para você, mas depois, seu cérebro se acostuma e passa a aceitá-las como verdade. Pesquise mais sobre Lei da Atração e decretos.
Agora que já sabe, coloque essas dicas em prática e verá que, aos poucos, seus pensamentos catastróficos irão diminuir. Mas não deixe de consultar também um especialista, que irá tratar a raiz do problema, e você se sentirá muito melhor.
Leia também: 8 decretos poderosos de abundância e prosperidade que funcionam
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 4 maneras de parar los pensamientos catastróficos