4 maneiras de melhorar um casamento solitário

Pior que estar sozinho é sentir-se só ao lado de alguém. Se isso acontece em seu casamento, saiba que há esperança.

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis. Foi reproduzido com permissão. Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.

Recentemente, minha incrível esposa Ashley escreveu um perspicaz post sobre “A Grande Mentira que leva a um casamento solitário” e agitou uma grande discussão. Através dessas discussões, estamos percebendo que muitas pessoas se sentem “solitárias” em seu casamento.

Leia: Como acabar com a solidão no casamento

Existem diferentes graus de solidão no casamento, e ouvimos declarações como estas:

“Meu marido simplesmente não me entende.”

Advertisement

“Eu sou o único que parece se preocupar com este casamento.”

“Minha esposa não parece se preocupar com as minhas necessidades.”

“Estamos apenas atravessando os dias. Eu não sei como quebrar este ciclo frustrante. “

“É como se não fôssemos casados. Somos apenas dois companheiros de quarto que partilham a mesma casa.”

“Eu quero que as coisas sejam melhores, mas ele / ela não parece querer mudar qualquer coisa.”

Advertisement

“Estou fazendo tudo que posso, mas sinto que estou lutando sozinho. Sinto-me sozinho neste casamento.”

Algumas dessas declarações ressoam em você? Há poucas coisas na vida mais desanimadoras do que sentir-se desconsiderado, desrespeitado ou abandonado por um cônjuge. Se você se encontra em um “casamento solitário”, não perca a esperança.

Leia: 8 problemas a serem resolvidos para que seu casamento sobreviva

Existem maneiras de lutar por seu casamento, mesmo quando parece que você é o único a lutar.

Se você está se sentindo sozinho em seu casamento, você pode fazer tudo em seu poder para trazer melhorias para a relação através de:

Advertisement

1. Dar amor baseado em compromissos permanentes, e não sentimentos temporários

Um dos aspectos mais difíceis (e mais importante) do casamento é amar o seu cônjuge mesmo quando ele/ela está sendo indigno de ser amado. Esta é realmente a essência do amor. Significa dar o melhor de nós, mesmo quando não está sendo imediatamente retribuído. Isto é o que Deus tem feito por nós. É altruísta, e é difícil, mas é também poderoso.

2. Tenha o tipo de comportamento que você quer que o outro tenha

Quando estamos frustrados com nossos cônjuges, é natural o desejo de nos afastarmos, irritá-los ou criticá-los, mas nenhuma dessas táticas irá funcionar. Esta etapa é uma progressão natural do primeiro ponto sobre dar amor, mesmo quando não é retribuído imediatamente. Faça por seu par o que você gostaria que ele fizesse. Procure incentivar mais do que criticar.

No casamento divergências são inevitáveis, mas o desrespeito é opcional.

3. Encontre incentivo nas amizades saudáveis

Quando você está se sentindo só, é natural buscar o incentivo de amigos, mas se você não tiver cuidado, isso também pode ser perigoso. O “encorajamento” dos amigos pode se transformar em uma sessão “meter o pau” no cônjuge ou glamurizar o divórcio. Busque incentivos dos amigos, mas certifique-se que eles são pessoas saudáveis que o amam e amam o seu cônjuge também.

Cerque-se de pessoas que fortaleçam seu caráter, e fuja daquelas que o comprometem.

Advertisement

4. Tenha fé

A fé não é um sentimento. É uma escolha de confiar em Deus mesmo quando a vida parece não fazer sentido. Durante esses períodos busque o conforto em Deus que promete nunca nos deixar ou abandonar e também promete mudar todas as coisas para o nosso bem. Ele vai conduzi-lo através da dificuldade se você escolher superar tal desafio, tornando-o melhor, não amargo.

Leia: Redescobrindo o amor do Senhor quando nos sentimos abandonados e sozinhos

O tempo de Deus raramente é o mesmo que o nosso, mas Seu tempo é sempre perfeito. Confie Nele.

Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.