4 maneiras de saber se você é quem está destruindo seus relacionamentos
Costumamos culpar os outros por nossos próprios fracassos. Porém, muitas vezes a culpa é só nossa. Continue lendo para saber se esse é o seu caso.
Denhi Chaney
É da natureza humana não enxergar nossas próprias imperfeições, ignorar as coisas que fazemos de errado. Também acontece que, quando somos informados por outra pessoa que cometemos um erro, culpamos as circunstâncias, essa pessoa ou simplesmente ignoramos e dizemos que o que ela está dizendo não é verdade.
Na verdade, é muito difícil para nós, trabalhar e aceitar que estamos errados, especialmente quando se trata de algo importante para nós, como nosso relacionamento.
Tenho que concordar que, na maioria dos casos, os dois são responsáveis por arruinar o relacionamento, mas em alguns casos, é responsabilidade de uma pessoa.
É muito comum essas pessoas virem para terapia em meu consultório frustradas com seus relacionamentos amorosos e se perguntando o que fizeram para merecerem ser tratadas da maneira que são. Com o passar das sessões, percebo que essas pessoas estão destruindo seus relacionamentos e nem percebem isso.
É minha esperança que, se você tiver essa dificuldade, essas palavras o ajudem. Primeiro, a reconhecer que há um problema; depois, a fazer algo a respeito. Abaixo estão indícios de que quem está colocando tudo a perder é você:
1. Você coloca tudo à frente de seu parceiro
É praticamente certo que o relacionamento irá fracassar se seu cônjuge não for prioridade em sua vida. Se você percebeu que coloca sua carreira, amigos, hobbies etc. antes do seu parceiro, é hora de considerar esse um dos problemas que acabou com seus relacionamentos, pois ninguém gosta de se sentir em segundo plano, principalmente na vida da pessoa que ama.
2. Você não sabe receber amor
Já tive muitos pacientes que descrevem a seguinte situação: minha parceira me pede para amá-la, que ela precisa de mim, e quando finalmente respondo com amor, ela me rejeita.
Muitas pessoas (especialmente aquelas que passaram por traumas) não sabem como receber amor. O que elas querem desesperadamente é o mesmo que eles temem. Se perceber que esse é o seu comportamento, procure ajuda em vez de se contentar em apenas não saber como receber amor.
3. Infidelidade
Acho que esse ponto é bastante óbvio, mas muitas pessoas têm por hábito trair, não importa com quem estejam. O pior é que muitos não percebem que não foram fiéis e colocam a culpa no parceiro.
Deixe-me dizer uma coisa: se você foi infiel em seus últimos três relacionamentos, o problema não é seu relacionamento, mas você mesmo. Da mesma forma, procure ajuda e tenha em mente que esse comportamento destrói relacionamentos como o fogo em uma casa.
4. Egoísmo extremo
Na verdade, somos todos egoístas e nossos relacionamentos sofrem por isso. Mas, graças aos céus, muitos de nós encontramos um parceiro que perdoa nosso egoísmo ao mesmo tempo em que perdoamos o dele.
Há casos em que o egoísmo é tão extremo que o perdão não existe, pois você se considera perfeito e também espera a perfeição, você não se importa com os sentimentos ou pensamentos dos outros, já que os seus são os únicos corretos e importantes.
Comportamentos assim acabam com qualquer relacionamento, pois não há relação que sobreviva se não houver um pouco de empatia e consideração.
Você mesmo pode destruir seu relacionamento enquanto existirem comportamentos nocivos como esses. Seja honesto consigo mesmo e aceite quando você for o culpado. Mas da mesma forma, não desista, continue progredindo e faça algo a respeito. A decisão de não destruir mais um relacionamento é sua e de mais ninguém.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 4 formas de saber si tú eres quien destruye tus propias relaciones