4 mudanças de hábito que vão lhe ajudar na hora de economizar
Mudar hábitos nem sempre é algo fácil, mas em tempos de crise financeira é preciso para manter o orçamento e economizar.
Renata Finholdt
Economizar é a palavra do momento. Todos estão tentando, da melhor maneira possível, achar uma boa saída para manter a qualidade de vida e enfrentar um período financeiro difícil.
Pagar todas as contas básicas de uma família tem sido quase um quebra-cabeça para muitos. Com a alta dos preços, arcar com os compromissos financeiros mantendo o mesmo salário de antes é algo que tem tirado o sono de muita gente.
Há muitas maneiras de enxugar o orçamento familiar a fim de conseguir sobreviver a uma fase de preços altos, para isso é preciso mudar alguns hábitos. Veja o que você pode colocar em prática hoje mesmo:
1. Alimentação
Este é um dos itens que mais pesa no orçamento de uma família. Afinal, os alimentos precisam estar presentes nas mesas das famílias diariamente. Para conseguir economizar com a alimentação faça agora mesmo seu cardápio da semana. Nada mais de ir ao supermercado sem uma lista de compras. Planejando a alimentação da família você centraliza suas compras apenas nos itens necessários para preparar o que propôs e nada mais de itens supérfluos que aumentam o valor de seus gastos.
2. Água e luz
Cuidados básicos, bastante divulgados inclusive na mídia, ajudam bastante a manter estes dois itens básicos dentro de um limite de gastos razoável. Apagar as luzes quando não houver ninguém no ambiente, evitar deixar aparelhos na tomada na forma stand-by, banhos rápidos, varrer as calçadas ao invés de lavá-las, acumular as roupas para lavá-las são algumas das formas de economizar com água e luz. É preciso mudar os hábitos!
3. TV por assinatura e planos de telefonia móvel
Os gastos com estes itens podem ser reduzidos a fim de economizar. Se seu plano de TV por assinatura é composto por muitos canais é possível reduzi-lo e pagar menos no fim do mês. O mesmo acontece com os planos de telefonia móvel, as operadoras oferecem vários tipos diferentes que tem um valor reduzido. Analise a possibilidade de trocar de plano e pagar menos em sua fatura.
4. Combustível
Outro importante hábito a ser mudado: o uso do automóvel para locomoção de pequenos trajetos. Muitas vezes é possível fazer caminhadas (que auxiliam até mesmo em sua saúde) em substituição ao carro ou até mesmo considerar o uso do transporte público se o valor somado das passagens for menor do que o gasto pelo automóvel para percorrer o mesmo trajeto.
Planejar as saídas com o carro também contribui para diminuir os gastos com combustível.
Com o tempo alguns novos hábitos passarão a fazer parte do seu cotidiano e irão contribuir para que você economize e realize seus sonhos.