4 pensamentos que mudarão seu casamento
Atualmente as taxas de divórcio são altíssimas nos Estados Unidos. Mas você pode tomar a iniciativa de mudar sua própria atitude e, talvez, decidir o destino de seu casamento.
Katie Nielsen
Às vezes, ser casado é simplesmente difícil. A taxa de divórcios não seria de 50% se os casamentos fossem fáceis. Há momentos em que seu cônjuge faz algo que lhe faz pensar que ele deve estar fora de si. Ou momentos em que você pensa que o que é “irritante” torna-se insuportável. Nesses momentos, é bom perceber que você pode assumir o controle da situação.
1. Eu não posso mudá-lo, eu só posso mudar a mim mesma
Por mais que você possa gostar de pensar que tem algum controle incrível ou influência sobre seu cônjuge, ele ainda tem seu próprio arbítrio. Ele tomará suas próprias decisões, não importa se você lhe deu conselhos, sugestões, ou não. Ao invés disso, foque no que você pode mudar. Quando seu marido esquecer pela terceira vez esta semana de limpar a pia depois de fazer a barba, pense em como você pode se comunicar com ele de modo eficaz sobre isso ou em como você pode mudar sua reação. Quando ele não elogia seu vestido ou o corte de cabelo novo, tente pensar em como você pode mostrar a ele que você gosta de ser elogiada. Coloque mais responsabilidade sobre si mesma para fazer o casamento funcionar. Talvez existam coisas que você faz que ele gostaria que você mudasse também.
2. Vocês nunca evoluirão juntos, irão apenas se afastar se não houver esforço
A autora do livro “To Love, Honor, and Vacuum”, Sheila Gregoire, disse que uma vez ela leu sobre um experimento realizado ao largo da costa do Brasil. “Os cientistas”, disse ela, “jogaram duas garrafas de um barco no oceano exatamente na mesma hora. As garrafas tinham mensagens nelas – entre em contato com este número de telefone para uma recompensa.” Apenas 100 dias depois delas serem lançadas, uma foi encontrada na costa do Equador (para o noroeste). A outra não apareceu por um ano, mas eventualmente foi encontrada na Tanzânia – um país do outro lado do Oceano Atlântico e perto da ponta da África.
Gregoire usou esse experimento como uma analogia de como funciona o casamento. Vocês podem começar no mesmo local, mas a menos que vocês façam um esforço consciente para permanecer lá, vocês irão se afastar. É natural, mas não é inevitável. Gregoire sugeriu que maridos e esposas deveriam “fazer coisas juntos – qualquer coisa – todos os dias. Certifique-se de rir. Encontrem passatempos. Basta estarem juntos. Caso contrário, vocês se encontrarão meio mundo distantes sem nem perceber como aconteceu.”
3. Concentre-se nos 80%, não nos 20%
Outra ideia é afastar-se da situação por um momento. Talvez faça uma lista de todas as coisas que você ama em seu cônjuge. O que ele faz que lhe faz sorrir, rir ou se sentir amada? Douglas A. Abbott, Ph.D. em Estudos da criança e família, deu o exemplo de um homem casado que gosta de 80% das qualidades de sua esposa. Ele gosta que ela seja “uma boa cozinheira e dona de casa, ela compartilha muitas de suas atividades de lazer, ela gerencia seu tempo com sabedoria” e muitas outras qualidades positivas. No entanto, ele não gosta que ela esteja acima do peso, não seja tão atraente quanto antes e ela não gosta de socializar. Ao invés de focar nos 80% de sua mulher que ele realmente ama, ele escolhe se divorciar devido aqueles míseros 20% que o incomodam.
Tente aplicar isso ao seu próprio relacionamento. As coisas que lhe incomodam são realmente apenas 20% de seu cônjuge? E os outros 80% que realmente o torna uma pessoa fantástica? Talvez você só tenha se concentrado nas coisas erradas.
4. Faça por si mesma
Há dias em minha casa em que eu decido que não aguento mais a bagunça. Vou realmente arrumar tudo dessa vez. Meu marido não vai ficar feliz quando chegar em casa do trabalho e ver a casa bem mais limpa? Então eu aspiro, tiro o pó, limpo, varro, pensando o tempo todo em como isso vai ser uma ótima surpresa. Então meu marido chega em casa, exausto do trabalho, se joga no sofá e liga a TV sem olhar ao seu redor. Algumas vezes me aborrece muito sua falta de consideração. Agora eu percebi que algumas coisas eu só preciso fazer para mim mesma. Eu deveria focar em limpar porque eu gosto da casa limpa. Devo focar no quanto eu gosto de uma boa refeição. Você verá que suas expectativas serão muito mais razoáveis para você e seu marido, e você não ficará tão desapontada quando ele não elogiar seu trabalho duro imediatamente. Afinal de contas, ele é só um homem.
Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 4 thoughts that will change your marriage.